195 Conselhos Que Trazem Esperança

acervo de sermões extra


ASSUNTO: Conselhos.


OBJETIVO: Mostrar os resultados positivos quando damos ouvidos aos conselhos bíblicos.


TEXTO: Romanos 12:12.


INTRODUÇÃO - A lista de virtudes recomendadas para enriquecer a vida cristã vai do verso 9 a 21. Em foco, o serviço cristão em relação à igreja e à comunhão do corpo. O crente salvo é automaticamente chamado para andar em amor. E se queremos obter vitória na vida diária, precisamos dar ouvidos a cada um desses maravilhosos conselhos.


I. Regozijai-vos na Esperança.


Regozijar é o mesmo que estar contente, alegre. A esperança cristã é a razão da alegria. O crente louva a Deus com gratidão, pela certeza que o Espírito Santo coloca em seu coração, mediante a Palavra, de que todas as promessas de Deus serão concretizadas, sobretudo aquelas vinculadas à salvação (Rm. 5:2).

1- Esperança espiritual

a) Elemento salvador na vida. “Pois nesta esperança somos salvos...” (Rm. 8:24 p.p)

b) As Escrituras, a sua fonte. “Pois tudo o que outrora foi escrito, para o nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das escrituras tenhamos esperança”.

2- Esperança eterna

a) Tesouro celestial. “Por causa da esperança que vos está reservada nos céus, da qual antes ouvistes pela palavra da verdade do evangelho”. (Cl. 1:5)

b) Assegura a ressurreição. “Tendo esperança em Deus, como estes mesmo também esperam, de Deus há haver ressurreição tanto dos justos como dos injustos”. (At. 24:15)


II. Sede Pacientes na Tribulação.


  “Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos” (Rm. 8:25).

1- Tribulação nos aproxima mais de Deus.

a) O objetivo da prova é nos aproximar mais de Deus. A prova nos revela a nossa dependência de Deus, daí o motivo de Paulo declarar: “...nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo...produz perseverança...experiência...esperança” (Rm. 5: 3-4).

b) Tribulação prepara o crente para o Céu. “...através de muitas tribulações, nos importa entrar no reino de Deus” (At. 14:22).

c) A visão dos glorificados. “...quem são e de onde vieram? Respondi-lhe... são estes os que vêm da grande tribulação...” (Ap. 7:13-14).


III. Na Oração, Perseverantes.


“É na oração que encontramos consolo e auxílio do Senhor. Tanto como a paciência se desenvolve no exercício da oração”.

1- Oração no sofrimento. 

a) Tiago aconselha: “Está alguém entre vós sofrendo? Faça oração.” (Tg. 5: 13).

b) Paulo aconselha: “Orai sem cessar” (I Ts. 5:17).


ILUSTRAÇÃO – Timur. “Vi-me obrigado por meus inimigos a me refugiar em um edifício em ruínas, onde permaneci sentado durante muitas horas. Desejando desviar o pensamento de minha condição desesperada, fixei a vista  em uma formiga que tentava subir por uma parede, carregando um grão de trigo maior do que ela. Observei os esforços que desprendeu para conseguir o que desejava. O grão caiu no chão, sessenta e nove vezes, mas o inseto perseverou e por fim, na septuagésima vez, pôde chegar ao alto. Isto me confortou grandemente naqueles momentos e jamais me esqueci da lição.”


CONCLUSÃO - Estas três qualidades espirituais são resultados da ação do Espírito Santo na vida do crente (Ef. 5:18). Quando somo controlados por ele, não desprezamos a busca pessoal, o tempo diário de oração com o Pai, pois entendemos que esse procedimento vai nos capacitar a suportar a tribulação e a entender a dádiva da esperança.


APELO - Você gostaria de aceitar estes conselhos? Fique em pé e oremos.