20 O que significa `Falar em Mistério`?

tira duvidas biblia

 

A fortaleza do atual dom de línguas está construída sobre uma errônea interpretação desse versículo. Realmente, 'nosso amado irmão Paulo tem em suas epístolas coisas difíceis de entender, e os que torcem podem até se perder.’ 2o Pedro 3:15-16


Os carismáticos em geral, interpretam o verso em questão da seguinte maneira:

‘porque o que fala na língua dos anjos, nunca fala aos homens, mas sempre, e unicamente a Deus, porque no mundo todo ninguém o entende, pois fala línguas misteriosas pelo Espírito Santo. 


Mas o que o apóstolo Paulo realmente queria dizer?


1. Línguas estranhas - O que são?


a) A palavra 'estranha' não aparece no original grego e como prova, tal palavra aparece em letras diferentes (ou itálicos) na bíblia.

b) Paulo não diz que a língua era desconhecida, logo então, as línguas referidas eram idiomas estrangeiros em uso por nações, mas desconhecidas aos membros da igreja de Corinto.

c) É erro deduzir da frase 'línguas estranhas', que uma língua especial estava sendo falada pelos corintos, uma vez que o dom já havia sido chamado de 'variedade de línguas'  I Cor. 12:10


2. Falam de mistérios - Significado bíblico desta expressão:

a) Não são as línguas que são misteriosas, mas sim, elas falam de mistérios.

b) Sendo que a Bíblia deve ser a sua própria intérprete (I Pe. 1:21), o que ela diz serem estes mistérios? São os segredos ou verdades do plano da salvação, os quais estavam ocultos, e com Cristo, foram sendo esclarecidos. Ver os textos de: Rom. 16:25, I Cor. 2:7-9; 4:1; Ef. 1:9, 10; 3:9; 5:32; Mat. 13:11


3. Ninguém no mundo entende, unicamente Deus?

Esta é a frase mal compreendida pela maioria dos carismáticos e onde eles se ancoram, afirmando que é só Deus quem entende o dom de línguas deles também.

Com isto, porém, eles estão criando uma arma contra eles próprios, pelos seguintes motivos:

a) Se ninguém no universo entende senão unicamente Deus, para que então os

esforços de tantos pentecostais querendo provar que ali e acolá, a língua que

falam foi entendida?

b) Se ninguém entende, mas ninguém mesmo, além de Deus, como podem eles

harmonizar isto com o seu argumento de que o dom de línguas é a capacidade de falar a 'língua dos anjos, se única e exclusivamente Deus é quem entende, então os anjos também não a compreendem.



4. O Verdadeiro sentido da frase: "ninguém entende"

a) É engano interpretar a clausula 'ninguém entende', em um sentido geral, pois fazer assim, seria contradizer Atos 2:5-12, onde refere-se que 'cada um entendia falar em sua própria língua.'


b) Esse 'ninguém entende' não poderia ser todos os seres do universo, porque ninguém era ou é capaz de falar para todo o mundo ao mesmo tempo. E de fato, Paulo não quis dizer isso. Ele simplesmente dizia: ninguém na igreja de Corinto entende, nada mais do que isto.


c) Era o falar novas línguas, na igreja de Corinto, sem tradução que preocupava Paulo, pois já que não era entendida, também não edificava.  Efe. 4:12-13) 


d) O próprio Paulo interpretou de maneira bem clara esse verso um pouco mais adiante, através dos versos 26-28: "quando vos ajuntais... Faça-se tudo para edificação. E se alguém falar língua desconhecida, faça-se isso por dois, e quando muito por três, e cada um por sua vez, e que haja intérprete (ou tradutor), mas se não houver intérprete, esteja calado na igreja e fale consigo mesmo e com Deus."


e) Com base nestes versos, podemos agora interpretar corretamente I Cor 14:2, da seguinte maneira: 'Porque quem fala língua desconhecida' (dos presentes, e não tendo intérprete) não fala (ou não se deve pôr a falar) aos homens (presentes), senão a Deus (em oração); porque (sendo uma língua desconhecida dos presentes) ninguém o entende, e em espírito fala de mistérios (isto é, das coisas ocultas que Deus revelou)."


f) Transportando a mesma situação para uma igreja atual, a de Marília, por exemplo, teríamos a seguinte construção: "porque o que na igreja de Marília, fala a desconhecida língua russa; não fala aos homens presentes (a não ser que haja tradutor), mas a Deus em oração; porque nenhum dos irmãos daqui o entende (visto ser o russo um idioma estranho aos brasileiros em geral)"


g) Neste caso, o que deve ser feito de acordo com os versos 2, 27 e 28? "deve calar-se". Não deve pregar nem testemunhar, mas sim, falar só consigo mesmo e 'em espírito', isto é, meditar nos mistérios divinos e falar só com Deus em oração, o qual entende todas as línguas do mundo.


h) Dizer que um indivíduo pode falar línguas ininteligíveis e desconhecidas ou não compreendidas por si próprio, seria contradizer o ensino de Cristo a esse respeito, quando disse que o homem deve amar a Deus, 'de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todas as suas forças e de todo o seu entendimento.' (Luc. 10:27)

Isto envolve o homem todo, suas faculdades emocionais, espirituais, físicas e mentais devem estar ativas.


i) Deus não se contradiria levando uma pessoa a ter uma experiência espiritual com a mente inconsciente do que ouve, vê e fala com os seus lábios.


Paulo reconheceu esse fato na sua repreensão a Igreja de Corinto, conforme I Cor. 14:15 e no verso 16, pois assim se expressou: "Que farei pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento. Cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento."