7 BATISMO COM ÁGUA, COM FOGO E COM ESPÍRITO SANTO

textos dificeis biblia indice

(Batismo de João e Batismo de Jesus)


De acordo com Mateus 3:11 há três tipos de batismo: 


"Eu vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderosa do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo." 


Que é Batismo? 


Para os adventistas o batismo não é um sacramento no sentido em que o aceita a Igreja Católica. 


Que é sacramento? 

O Catecismo Romano, pág. 209, § 3, letra D, referindo-se aos sacramentos afirma: 

"Deus os instituiu com a virtude, não só de simbolizar, mas também de produzir alguma coisa. . . São sinais de instituição divina, e não de invenção humana, que possuem também a virtude de produzir os santos efeitos que simbolizam. Assim cremos com fé inabalável!" 

Para os teólogos católicos romanos o batismo é uma ablução que lava o corpo e purifica a alma da mancha do pecado. Esta declaração não se harmoniza com afirmações bíblicas que nos esclarecem que é o sangue de Cristo que nos limpa de todo o pecado. I Ped. 3:21; I João 1:7. 

Como igreja cremos ser o batismo não um sacramento, mas um compromisso de lealdade como escreveu Ellen G. White na carta 129, do ano de 1903: "Ao se submeterem os cristãos ao solene rito do batismo, Ele registra o voto feito por eles de Lhe serem fiéis, Esse voto é o seu compromisso de lealdade." 

O batismo é um requisito importante no plano da salvação por simbolizar a morte, sepultamento e ressurreição de Cristo. 

É a porta de entrada para a igreja. 

É o processo pelo qual nos tornamos membros da família de Deus. 

O batismo é um ato de fé, por isso como igreja não aceitamos o batismo infantil. 

Nos escritos de Paulo é o sinal da comunhão espiritual que deve existir entre o crente e Cristo. O batismo é um testemunho público de que o batizando aceitou a Cristo como Seu Salvador pessoal. 

É um sinal externo do verdadeiro arrependimento do pecado e a manifestação de um desejo íntimo de ser purificado. 

Pode ainda ser definido, como uma manifestação de fé, do crente, na morte propiciatória de Cristo. 

"Simboliza o batismo soleníssima renúncia do mundo. Os que ao iniciar a carreira cristã são batizados em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo, declaram publicamente que renunciaram o serviço de Satanás, e se tornaram membros da família real, filhos do Celeste Rei." –  Evangelismo, pág, 307. 

O batismo em o Novo Testamento é o sinal externo de que a pessoa aceitou o plano divino para sua salvação, assim como a circuncisão o era entre Deus e os israelitas do Velho Testamento. Em outras palavras, o rito da circuncisão foi substituído na Era Cristã pelo batismo, como nos informa Paulo em Col. 2:11 e 12. 


Modos Diferentes de Batizar


Há três maneiras diferentes de batizar: por imersão, aspersão e afusão. 

Imersão é o ato de imergir, mergulhar, fazer penetrar, afundar, banhar. 

Aspersão é o ato de aspergir, respingar, borrifar, orvalhar. 

Afusão quer dizer derramamento. 

Encontra-se na Bíblia justificação para qualquer um dos três processos? 

Se o batismo é uma comemoração da morte, sepultamento e ressurreição de Cristo (Rom. 6:3; Col. 2:12), apenas uma maneira pode representar com fidelidade esses aspectos da vida de nosso Salvador. A maneira bíblica de batizar foi apenas por imersão, Confirmam este processo o batismo de Cristo e o da igreja primitiva. 

A Bíblia de Jerusalém (tradução católica) traz a seguinte nota para Rom. 6:3: 

"O 'banho' por imersão na água (sentido etimológico de batizar) sepulta o pecador na morte de Cristo (Col. 2:12), de onde sai com ele pela ressurreição (Rom. 8:22), como nova criatura (II Cor. 5:17), homem novo (Efés. 2:15) . . ." 

Atos 8:36 e 38, são passagens muito evidentes, na indicação do batismo por imersão. Se apenas um pouco de água é suficiente no batismo por aspersão, não haveria necessidade de Filipe e o eunuco procurarem um lugar de água abundante. No verso 38 lemos: "ambos desceram à água". Há traduções que trazem – desceram para dentro da água. Que esta tradução é melhor confirma-se pelo verso 39, que diz "saíram da água". Para sair da água é necessário primeiro nela entrar. 

O comentário que Mathew Henry, faz deste verso, é um exemplo frisante para comprovar aonde pode chegar a influência de idéias preconcebidas: "desceram à água, porquanto não tinham em sua posse qualquer vaso conveniente (pois estavam de viagem), com que tirar a água; e por isso tiveram de descer à mesma. Não que se tivessem despido, e tivessem entrado nus na água, mas, estando descalços, de conformidade com o costume, desceram talvez até aos tornozelos ou o meio da canela, e Filipe o aspergiu." 

Seguem-se alguns pensamentos muito úteis sabre o batismo, apresentados por Colin Brown: 

"A despeito de asseverações ao contrário parece que 'baptizo', tanto em contextos judaicos como nos cristãos, normalmente significa 'imergir', e que, mesmo quando veio a ser um termo técnico para o batismo, o pensamento de imersão permanece." 

"O batismo de João. João administrava um 'batismo de arrependimento para remissão de pecados (Mar. 1:4), antecipando o batismo no Espírito e em fogo que o Messias exerceria (Mat. 3:10)." 

"O batismo em Cristo é batismo para a igreja, porque estar em Cristo é ser membro do corpo de Cristo (Gál. 3:27 e segs.; I Cor. 12:13). 

"O batismo em Cristo é para uma vida segundo o padrão da morte de Cristo para o pecado e Sua ressurreição para a retidão. 

"Sendo que o batismo significa a união com Cristo (Gál. 3:27), tudo quanto Cristo tem operado em prol do homem nos Seus atos de redenção, e tudo quanto Ele outorga a ele em virtude dos mesmos, é associado com o batismo nos escritos apostòlicos."1 

A Igreja Adventista administra o batismo por imersão escudada nas seguintes premissas: 

1º) O verbo batizar no original grego – baptizo, significa imergir, mergulhar, submergir, como nos confirma a própria história profana. 

2º) A narração dos batismos apresentados em o Novo Testamento são evidência de que as pessoas eram imersas. 


Confiramos: 

Mat. 3:6. – Muitas pessoas eram batizadas por João no rio Jordão. 

 Mat. 3:16. – Batizado Jesus saiu logo da água. 

O apóstolo João (3:23) afirma: "Ora, João estava também batizando em Enom, perto de Salim, porque havia ali muitas águas." 

 A referência ao batismo do eunuco etíope – Atos 8:38 e 39. 

 O simbolismo paulino de Rom. 6:4 é uma confirmação evidente de que para ele batismo significa imersão. 

Para o Professor Jorge E. Rice batismo é: 

1º) A porta de entrada na igreja. 

Os que ouviram o sermão pentecostal de Pedro perguntaram: "Que faremos irmãos? Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo." Atos 2:37 e 38. 

Lucas diz ainda mais: "Acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos." Atos 2:47. 

2º) Porta de entrada para comunhão e relacionamento íntimos com Cristo. 

Ele nos chama a atenção para a preposição grega 'eis' e não 'en' usada por Paulo para denotar o objetivo buscado e alcançado pelo batismo. Rom. 6:3 e 4. A preposição 'eis' indica reciprocidade e não repouso. 

3º) A porta de entrada no Concerto. 

Sendo a circuncisão o sinal entre Deus e Seu povo no Velho Testamento, o batismo representa a circuncisão espiritual do coração, e uma relação salvífica com Jesus. Afirmação baseada em Col. 2:11, 12."2 


O Significado do Batismo


1) "O significado central do Batismo é a participação na morte e ressurreição de Cristo. O Batismo com o qual o próprio Jesus foi batizado, segundo Marcos 10:38, fornece-nos a chave para o entendimento comum deste tema. Jesus começou por solidarizar-se com os pecadores, no seu batismo no rio Jordão, e prosseguiu a sua carreira terrena nos caminhos do Servo Sofredor, através da sua paixão, morte e ressurreição. O Espírito que desceu sobre Jesus no batismo, desce também sobre a Igreja e une o Seu povo com Ele na Sua morte e ressurreição, no batismo e através da ação batismal. O nosso batismo une-nos com Cristo que tomou sobre si mesmo os nossos pecados e os de todo o mundo, para que esses pecados pudessem ser perdoados e apagados, abrindo-nos as portas para uma vida renovada. 

2) No Batismo, administrado com água e em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, para remissão de pecados, somos batizados por um Espírito em um corpo. Em nosso Batismo, o Espírito do Pentecostes une-nos ao corpo de Cristo que é a Sua Igreja, e é recebido por aqueles que crêem em Jesus Cristo. Administrado em obediência à ordem de Nosso Senhor, é sinal e selo do nosso discipulado. Este batismo único, que nos coloca em comunidade com Cristo e uns com os outros, põe fim a toda segregação humana baseada, por exemplo, em diferenças de raça ou de classe."3 


Diferença do Batismo com Água, com Fogo 

e com o Espírito Santo


A mensagem de João Batista, declarando que Cristo batizava com o Espírito Santo e com fogo, assim como ele batizava com água, tem ensejado muita discussão e até acalorados debates entre os cristãos. 

O batismo com água é um símbolo da operação feita pelo Espírito Santo de acordo com Tito 3:5 e I João 5:6, 8. 


Quando se dá o Batismo no Espírito Santo?


Três idéias diferentes têm sido apresentadas:

1º) Quando cremos; 

2º) Quando somos batizados nas águas; 

3º) Quando Deus julgar necessário. 


Elemer Hasse discute as três, mostrando pela Bíblia, as possibilidades e impossibilidades de cada uma delas. 


De suas declarações, a mais importante é esta: 

"Jesus recebeu o Espírito Santo logo após o batismo no Jordão (Mar. 1:10-12; Luc. 4:1, 18); os crentes de Cesaréia e o apóstolo Paulo, antes (Atos 10:44-48; 9:17-18); os discípulos, os irmãos de Samaria (Atos 8:12-17) e os de Éfeso (Atos 19:4-6) receberam o batismo do Consolador depois do batismo nas águas (os discípulos, anos depois)"4 



Leia atentamente a seguinte declaração:


"O batismo no Espírito ou a conversão, precede de modo ideal a batismo na água." 

Este é uma demonstração externa da mudança que ocorreu no coração, O verdadeiro crente é nascido do Espírito (S. João 3:5, 6); o Espírito é o Instrumento selador (Efés. 1:13, 14); e o Espírito é dado a ele com penhor ou garantia e uma permanente lembrança de que ele pertence a Deus (II Cor. 5:5)."5 

Os pentecostais usam as passagens de Atos 2:1-13; 8:4-12; 9:1-18; 10:1-48; 19:1-7 e outras como provas de que o batismo do Espírito Santo é uma experiência posterior ao batismo da água. Ver comentários esclarecedores sobre estes textos na Apostila Movimento Carismático do Dr. Wilson Endruveit, págs. 20 c e d. 

As divergências maiores estão no "quando" o crente recebe o batismo do Espírito Santo, tendo como ponto de referência o batismo da água. 

Ivan Carlo Zanella estudou o assunto nestes três tópicos: 


A – O Batismo do Espírito Santo junto com o Batismo da Água

Esses são os que identificam o batismo do Espírito Santo no momento do batismo na água. Dizem que se o crente tem sido batizado com água em nome da Trindade, então pode ser considerado filho de Deus, herdeiro do reino dos Céus e "equipado" com o Espírito Santo. 

Esta é a posição sustentada pela Igreja Católica. 

Os católicos, bem como os pentecostais, crêem numa plenitude, posterior ao batismo da água, do Espírito Santo à qual denominam de Sacramento da Confirmação. 


B – O Batismo do Espírito Santo, depois do Batismo da Água 

Dizem que o batismo do Espírito Santo vem após um crescente progresso na vida cristã. 

Os que assim crêem, endossam que o batismo do Espírito Santo é subseqüente à conversão. Vem depois da conversão e do batismo da água. 

São inclinados a tomar a conversão do crente como um 1º estágio e a subseqüente plenitude do Espírito Santo, o qual é normalmente acompanhado pelo falar línguas como um 2º estágio. Os pentecostais chamam a este 2º estágio de Pentecostalismo ou Neopentecostalismo, e é tido como um indispensável passo para o poder espiritual e completa vida cristã.  


C – O Batismo do Espírito Santo antes do Batismo da Água

Esses crêem que quando um homem se arrepende e crê em Cristo, quando sua vida é colocada aos pés de Jesus, e aceita o Espírito de Cristo ressuscitado em sua personalidade, é batizado com o Espírito Santo. 

A aceitação deste ponto de vista coloca o batismo da água depois do batismo do Espírito Santo ou o batismo do Espírito Santo é por ocasião da conversão. 


Posição Adventista do 7º Dia ou do Novo Testamento


Batismo é um testemunho público de que o batizando aceitou a Cristo como seu Salvador pessoal. Em casos normais o batismo com o Espírito Santo precede o batismo cristão com água. 


a) Atos 1:8

O poder do batismo no Espírito é primeiro e acima de tudo um poder que nos une a Cristo. A grandeza do batismo no Espírito Santo consiste não no fato de levar o homem além de Cristo, mas exatamente de o levar a Cristo. Ser batizado no Espírito significa tornar-se de Cristo. Em outras palavras: O batismo com o Espírito Santo é o sinal da ligação espiritual entre o crente e Cristo. 


b) Atos10:44-48 

O dom do Espírito aqui é a conversão e não uma experiência posterior à conversão. O batismo nas águas e o batismo no Espírito pertenciam juntos de tal maneira que formavam "um batismo" da Igreja. 


c) Mar. 1:10 

A conexão de água com o dom do Espírito Santo foi iniciada pelo próprio batismo de Jesus. 


d) I Cor. 12:13 

A expressão descreve o ato soberano de Deus, pelo qual todos os cristãos são incorporados, no corpo de Cristo, por ocasião de sua conversão. Paulo identifica o batismo no Espírito com a conversão ou regeneração. 

O batismo na água é o símbolo de nossa união vital e essencial com Cristo, em sua morte e ressurreição – nós morremos para o pecado e ressuscitamos para urna nova vida. O batismo na água é o sinal simbólico do batismo do Espírito Santo, ou a união espiritual que deve existir entre o crente e Cristo. 

Russel Norman Champlin, comentando Rom. 6: 3, que assim reza: "Ou, porventura, ignorais que todos os que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados na sua morte?", disse entre outras coisas o seguinte: 

"O batismo em água simboliza a regeneração, embora de forma alguma seja agente dessa realização espiritual. A água é apenas símbolo da operação feita pelo Espírito Santo. (Ver Tito3:5 e I João 5:6-8)... 

"O batismo em água é um ato de obediência, o qual visa, especificamente, mostrar ao mundo que o batizando assumiu uma nova lealdade." 

Billy Graham afirma: 

"Já que o batismo com o Espírito Santo ocorre no momento da regeneração, a Bíblia nunca diz que devemos procurar por ele. Estou convencido que muitas coisas que alguns teólogos e pregadores adicionaram ao batismo com o Espírito Santo na verdade pertencem à plenitude do Espírito. A finalidade do batismo com o Espírito Santo é fazer o novo cristão adentrar no corpo de Cristo. Não há intervalo de tempo entre a regeneração e o batismo com o Espírito. 

"No momento em que recebemos a Jesus Cristo como Senhor e Salvador, recebemos também o Espírito Santo."6 

A água representa a purificação de nossos pecados efetuada através do Espírito Santo. 

O Espírito Santo convence o homem do pecado de rejeitar a Cristo; da justiça da obra redentora de Cristo; do juízo por Satanás ter sido derrotado por Cristo na cruz. 

Muito se tem discutido sobre o significado da água e idéias divergentes têm sido apresentadas, mas creio que melhor seja esta: o nascimento da água foi empregado metonimicamente por Cristo para significar o lavar dos pecados, ou a purificação espiritual, sem a qual ninguém pode ver a Deus. Ezequiel 36:25 confirma esta exegese. 


Batismo com Fogo


Dos muitos comentários existentes sabre o significado do batismo com fogo de Mat. 3:11 limitemo-nos a estes três: 

I. "1) Alguns acham que aqui temos dois batismos, um do Espírito e outro de fogo, e que este último fala de juízo, provavelmente até do inferno. Assim interpretaram Orígenes e outros pais da igreja, – Neander, Meyer, de Velte, Lange, e outros modernos.  2) Outros acham que o fogo, neste caso, significa o fogo que destruirá o mundo no último dia.  3) Outros relacionam esse fogo com o purgatório. Essas interpretações falham ao considerar que o 'fogo' do verso 11 e o fogo do verso 12 não falam do mesmo ministério de Cristo. O ministério do Espírito seria com 'fogo', assim como o ministério de João foi com 'água'. É verdade também que Cristo julgará (verso 12), e que o fogo é símbolo de juízo. . . 4) A interpretação mais aceita é de que o fogo do verso 11 indica o caráter do batismo do Espírito. ... Os hinos de Θυμραν falam de batismo de fogo, tais como um rio em chamas que engolfaria os 'lançados fora'; e alguns bons intérpretes reputam esse batismo de fogo como algo que se refere ao juízo." – O Novo Testamento Interpretado, Versículo por Versículo, vol. 1, págs. 288-289. 

II. "O fogo e a água são dois grandes agentes naturais de purificação, e é apropriado que ambos sejam empregados para representar a regeneração do coração. Semelhantemente, são os dois agentes pelos quais Deus purificou, ou purificará a Terra do pecado e dos pecadores (II Ped. 3:5-7). Se os homens se apegarem persistentemente ao pecado, terão de afinal ser com ele consumidos. Quanto melhor, então, permitir que o Espírito Santo faça a obra purificadora agora, enquanto ainda há graça! O pecador será, ou purificado do pecado, ou com ele destruído. Disse Paulo: 'O fogo provará qual seja a obra de cada um." –  SDABC, vol. V, pág. 300. 

III. "O fogo, instrumento de purificação menos material e mais eficaz do que a água, simboliza já no Antigo Testamento a intervenção soberana de Deus e do seu Espírito, que purifica as consciências." – Nota da Bíblia de Jerusalém sobre Mateus 3:11. 


O  Selo 


Nos países do Oriente o selo era muito usado em documentos oficiais, como uma garantia de que esses documentos não seriam violados. 

A Bíblia nos diz que o crente após ser regenerado, justificado e batizado com o Espírito Santo ele é selado. Efés. 1:13; 4:30. 

Paulo parece ter em mente duas coisas quando fala de sermos selados com o Espírito Santo. Uma é segurança, a outra é propriedade. O vocábulo selo no grego quer dizer confirmar ou imprimir. Quando o Espírito Santo nos sela ou põe em nós sua marca, nós estamos seguros em Cristo.7 

O Professor Elemer Hasse discute o problema do selamento do Espírito Santo nos seguintes termos: 

"E que sinal dá Deus para sabermos se estamos ou não selados? Deus não deixou nenhum sinal. O importante é que Jeová o saiba. Não há perigo de que na Sua vinda Ele o ignore. 'o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: o Senhor conhece os que são seus (II Tim. 2:19). 

"Ademais, todos os que buscam emoções e sinais para a confirmação e certeza de sua fé, mostram que não têm certeza da salvação e aceitação por Cristo. Têm dúvidas a respeito de sua experiência com Jesus. 

"A verdadeira fé não busca sinais: 'os judeus pedem sinal' (I Cor. 1:22); 'Se não virdes sinais e milagres não crereis (João 4:48); 'Que sinal, pois, fazes Tu, para que o vejamos e creiamos em Ti? Que fazes Tu?' (João 6: 30). Mas nós 'andamos por fé, e não por vista' (II Cor. 5: 7)."8 

O selo é a certeza ou a confirmação de que pertencemos a Cristo. Pode também ser chamado de selo de propriedade, confirmado pelo Espírito Santo. A pessoa que aceita a Cristo pela fé é imediatamente selada por Deus como Seu filho ou filha. 

Quero concluir esta parte com o seguinte comentário de II Cor.1:22. 

"Paulo usa aqui a figura do penhor (garantia) para ilustrar o dom do Espírito Santo aos crentes como uma espécie de primeiro pagamento, a certeza de plena herança no futuro (ver Efés. 1:13-14; Rom. 8:16). É privilégio do cristão receber definitiva convicção de sua aceitação da parte de Deus, como Seu filho adotado, quando da conversão, e retê-lo pelo resto da vida."9 


Batismo de João e Batismo de Jesus 


O batismo de João tinha que ver com o arrependimento, enquanto o batismo de Jesus inclui o arrependimento, mas também o ato de unir-se a Cristo em sua morte e ressurreição; isto é o que deduzimos das declarações de Paulo em Atos 19:3-5. 

A Revista Adventista, através de sua "Caixa de Perguntas" apresentou as seguintes respostas à inquirição que encima este subtítulo: 

1º) "João fora enviado para preparar o caminho do Senhor, pregando energicamente a mensagem do arrependimento e era natural que ele oferecesse uma cerimônia de lavagem dos pecados aos que atendiam a essa mensagem. Quando as pessoas se dirigiam, arrependidas, a João, confessando seus pecados ele as levava ao rio Jordão, e lá as batizava imergindo-as nas águas. Isto significava também que testemunhavam publicamente a decisão de aceitar a orientação de João, que era conduzi-las a Cristo. Atos 19:4. Era, portanto, distinto do batismo cristão, ordenado por Jesus em Mat. 28: 19. . . 

"Que o batismo de João não era suficiente confirma-se pelo fato de S. Paulo ter rebatizado alguns que vieram a ele em Éfeso, os quais haviam sido batizados por João. Atos 19:5."10 


2º) "O batismo de João era um chamado ao arrependimento, mas não um meio de transmitir graça espiritual. Assim o batismo com o qual Cristo batizava os crentes era batismo muito maior do que o de João."11 

De tudo o que os comentaristas apresentam, para diferençar o batismo de João do batismo de Cristo, parece ser o essencial e, isto é bíblico, o batismo de João tinha um significado simbólico, e ele o chama da água para contrapô-lo ao de Cristo, que é chamado do Espírito Santo e do fogo. 

Não encontramos evidências em o Novo Testamento de que aqueles que foram batizados por João, tornando-se discípulos de Cristo eram obrigados a um segundo batismo. O batismo de João era aceito como batismo cristão. Este grupo rebatizado, mencionado em Atos 19:5 supõe-se que não havia experimentado a verdadeira conversão. 

É bom saber que os anabatistas (a palavra significa rebatizados) se apegavam a esta passagem (Atos 19:5) como prova de que pessoas anteriormente batizadas convertendo-se a sua seita, deveriam batizar-se de novo. 

Pesquisando sabre o batismo na Bíblia, concluiremos que no tempo de João Batista, o verdadeiro significado do batismo não era bem compreendido. Depois dos escritos paulinos, especialmente Rom. 6, houve melhor consciência de sua profunda significação. 


Conclusão 


Esta conclusão não é bem uma conclusão, mas um adendo que reforça e esclarece certos aspectos já apresentados neste estudo. 

"Consideramos ser o batismo uma das ordenanças da igreja cristã e um memorial apropriado da morte, sepultamento e ressurreição de Cristo. 

"Como hábito cerimonial, o batismo antecede a era cristã. O fato de o batismo por imersão haver sido um dos requisitos que os prosélitos eram obrigados a cumprir, evidencia que os judeus o praticavam. 

"Para o judeu familiarizado com o sistema mosaico, as 'várias abluções' (Heb. 9:10) indicadas nas ordenanças tinham significação espiritual. 

"Em sua oração Davi implorou a Deus – Lava-me. Sal. 51:7.  

"Batismo significa mudança de proprietário. 

"Batizado em Cristo, significa tomar-se propriedade de Cristo. 

"O batismo significa a renúncia de todos os liames da velha vida de pecado – as coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo. II Cor. 5:17. 

Batismo significa ligação vital com Cristo. O batismo significa fé em Cristo: 'Quem crer e for batizado. ..' Mar. 16:16. 

O batismo significa arrependimento: 'Arrependei-vos e cada um de vós. . . ' 'Arrependei-vos porque é chegado o reino dos céus'."12



Referências:

Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento, vol. l, págs. 260-264. 

O Ministério Adventista, setembro/outubro de 19B3, págs. 16 e 17. 

Um só Batismo, Uma só Eucaristia e Um só Ministério, Documento da Comissão de "Fé e Ordem", do Conselho Mundial de Igreja, págs. 16 e 17. 

Luz Sobre o Fenômeno Pentecostal, pág. 36. 

Nota da Lição da Escala Sabatina do dia 5 de Novembro de1978. 

O Espírito Santo, Billy Graham, pág. 70. 

Ver Billy Graham – Opúsculo citado, págs. 72 e 73. 

Luz Sobre o Fenômeno Pentecostal, págs. 26 e 27. 

Seventh-day Adventist Bible Commentary, vol. VI, pág. 833.  

Revista Adventista, janeiro de 1974, págs. 30 e 31. 

Idem, janeiro de 1961, pág. 37. 

O Ministério Adventista, novembro e dezembro de 1962, pág. 11.