6 O que significa “Casa do Tesouro”?

tira duvidas biblia

Deus disse: “Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento em Minha casa”. Malaquias 3:10

O que significa “Casa do Tesouro”?


Quando Salomão construiu o templo, várias salas ou câmaras foram construídas para diversos fins. Veja o que diz 1o Reis 6:5: “Contra a parede da casa, tanto do santuário como do santo dos santos, edificou andares e ao redor fez câmaras laterais ao redor”.


Estas dependências, por exemplo, eram usadas como abrigo para os cantores que apresentariam suas músicas – “fora da porta interior estavam duas câmaras dos cantores, no átrio de dentro...”.  Ezequiel 40:44.


Os guardas também ocupavam uma sala, “toda a vez que o rei entrava na casa do Senhor, os da guarda usavam os escudos e tornavam a trazê-los para a câmara da guarda”. I Reis 14:22


Entre as muitas salas ou câmaras construídas, uma delas era usada para depositar o dízimo que não era composto apenas de moedas, mas também de produtos agrícolas.  O dízimo era entregue e guardado.  Neemias usa a expressão “casa do tesouro” para falar de uma destas câmaras ou salas onde eram depositados os dízimos.  “O sacerdote filho de Arão, estaria com os levitas quando estes recebessem os dízimos, e os levitas traziam os dízimos dos dízimos à casa do nosso Deus, às câmaras da casa do tesouro”. Neemias 10:38 

Era uma espécie de tesouraria.  Portanto, “casa do tesouro” é uma expressão para designar primeiramente o lugar ou espaço, onde o dízimo deveria ser guardado.


King James Version traduziu a expressão de Malaquias 3 como “celeiro ou lugar onde cereais eram depositados”, já que grande parte dos dízimos eram grãos.


Levar à “Casa do Tesouro” significa devolver o dízimo no lugar designado.


Quando lemos Malaquias 3:10 em outras versões, encontramos uma linguagem mais clara:

“Eu, o Deus todo poderoso, ordeno que tragam todos os seus dízimos aos depósitos do templo, para que haja bastante comida em Minha casa”. B.L.H. 


Tragam todos os dízimos aos depósitos do templo, para haver alimentos suficientes em minha casa”.  Bíblia Viva


“Cumprirei os meus votos ao Senhor na presença de todo o Seu povo, nos átrios da Casa do Senhor... “ – Salmos 116:18-19.


Fica claro que “Casa do Tesouro” era o templo, santuário, tabernáculo.

Os dízimos devem ser entregues à Igreja para manutenção da pregação do Evangelho.