41 O PROGRESSO E O TRABALHO DOS AVENTISTAS

SUBTILEZAS DO ERRO

 


MANDA-NOS a justiça excluir do livro acusador o capítulo XII, substituindo-o pelas palavras que seguem. 


A organização adventista do sétima dia está abalando os cinco continentes. Multiplicam-se espantosamente seus postos missionários em todas as partes do mundo, não apenas nas cidades como nas regiões mais ínvias do globo, nas selvas da Birmânia, nos sertões da África, nas terras inóspitas da Índia, na Guiné, nas ilhas Gilbert, nas Filipinas, nas regiões andinas, nas ilhas Salomão e inúmeros outros lugares que seria fastidioso enumerar. 


Suas atividades são omnímodas e multifárias, como o exige o "evangelho eterno" (Apoc. 14:6), ou a mensagem completa que abrange "espirito, alma e corpo" e que deve ser proclamado "a toda nação, tribo, língua e povo." 


Os setores são multiformes. A pregação agressiva do púlpito; o ousado evangelismo público através de conferências sobre completos temas bíblicos para este tempo; a obra médica traduzida numa rede mundial de hospitais e clínicas que somam a 241, dos quais 7 se acham no Brasil; a obra educativa que compreende 360 escolas secundárias e superiores, das quais 9 estão no Brasil; perto de 5.000 escolas primárias, das quais 203 no Brasil; 42 casas publicadoras (havendo uma no Brasil) editando 287 periódicos em 228 línguas e dialetos; mil emissoras de rádio irradiam a "Voz da Profecia" com mensagens Cristocêntricas de urgência, anunciando a breve volta do Senhor, sendo 301 no Brasil e aqui são transmitidas em Português, Alemão e Japonês. 


Há 246 programas evangelísticos na Televisão, sendo 4 no Brasil. Quase um bilhão de lições bíblicas da Escola Radiopostal são expedidas presentemente. Só no Brasil os adventistas presentemente mantém 12 lanchas-ambulância, que singram os principais rios, levando a cura e o Evangelho às desassistidas populações ribeirinhas, estando uma destas lanchas equipada com laboratório e aparelho de abreugrafia. 

O pioneiro da obra das lanchas médicas adventistas no Brasil, o pastor Leo Halliwell e sua esposa foram agraciadas pelo Governo brasileiro com a comenda da ordem do Cruzeiro do Sul. 

Sendo a mensagem adventista completa e visando, inclusive, a saúde do crente ("nosso corpo é o templo do Espírito Santo"), mantêm eles no mundo 28 fábricas de produtos alimentícios saudáveis, das quais uma no Brasil. Há 31 asilos e orfanatos, dos quais 3 no Brasil. Têm no mundo aproximadamente 10.000 templos, com que 1.500.000 membros, e freqüentadores da Escola Sabatina quase dois milhões. Pregam em 928 línguas e dialetos. E isto para uma denominação que tem pouco mais de 100 anos de existência! Terão crescido nesta proporção as denominações que nos combatem? Quando este livro estiver circulando, por certo estas estatísticas estarão desatualizadas, são de 1962. Comparar com a de 1912 citada no livra que nos combate] E vejam os leitores se têm cabimento as palavras que o autor cita á pág. 130: "... dentro de vinte anos... muitas de suas melhores igrejas terão desaparecido." 

Prossigamos! Como administradores de hospitais, os adventistas do sétimo dia estão na vanguarda no mundo todo, elogiados pelos governantes, e a miúdo convidados por entidades públicas a administrar e construir hospitais, pois nesse terreno têm um padrão de excelência. 

Chiang-Kai-Sheque, ao construir o primeiro grande hospital moderno em Formosa, em 1964, convidou o médico adventista Dr. Henrique Miller para dirigi-lo. Já com 74 anos, aquele médico havia dirigido, com êxito inigualável, 4 hospitais na China. 

A Fundação Kettering, em Dayton, Ohio, EE.UU., ao fundar um hospital com 200 leitos, investindo nele 7.500.000 dólares, pediu aos adventistas do sétimo dia que o construíssem e o administrassem. 

O sanatório Adventista de Hinsdale, Illinois, é modelo de nosocômio. Os adventistas têm duas universidades, destacando-se a de Loma Linda com 12 faculdades, e a famosa Faculdade de Medicina. 

O setor de beneficência social e socorro aos flagelados apresenta os mais surpreendentes resultados. O fundo permanente de flagelados só no terremoto que abalou o Chile em 1960 distribuiu mais de 200 toneladas de roupa e 300 toneladas de alimento às vítimas, com incrível rapidez, fora os medicamentos. 

Nas sociedades de jovens adventistas, além do preparo espiritual há uma classe de atividades escoteiras, e, nos colégios, mantemos o famoso Curso de Formação de Enfermeiro Padioleiro. Em conseqüência, o serviço prestado no socorro de feridos na guerra tem sido inestimável. Assim surgiu o grande herói da II Guerra Mundial, em Okinawa, o jovem adventista Desmond Doss. Pondo em prática, na frente de combate, os conhecimentos de socorrista, aprendidos na sociedade de jovens, enfrentou galhardamente os piores perigos na frente de combate, salvou muitas vidas, e foi proclamado herói nacional, agraciado pessoalmente pela governo dos EE.UU. (Truman) com a Grande Medalha de Honra do Congresso - a mais alta condecoração que o país pode conferir a um herói. 

No Brasil, os colportores adventistas são campeões na difusão da Bíblia. Em 1963 venderam mais Bíblias completas do que qualquer outra denominação, e num Congresso de Colportagem patrocinado pela Sociedade Bíblica do Brasil, os técnicos da colportagem adventista foram chamados a dar sua colaboração, proclamados como os mais entendidos no assunto! 

Os que profetizaram o desaparecimento dos adventistas esfumam-se na desmoralização, enquanto Deus está com o movimento dos que têm a fé de Jesus e guardam os mandamentos divinos! 

Voltemos ao livro acusador. 

Além da estatística de 1912 estar falha, errada e tendenciosa, o autor cita fatos inverídicos. Por exemplo. O Dr. Kellog que ele menciona como apóstata, na verdade foi desligado disciplinarmente da igreja, mas jamais abandonou suas crenças adventistas, e foi inclusive sepultado com o ritual da Igreja Adventista do sétimo Dia! E seu hospital finalmente voltou à posse dos adventistas. Essa é a verdade.