25 Como guardar o mesmo sábado num mundo esférico?

tira duvidas biblia

Como podem os adventistas guardar o mesmo sábado num mundo esférico? E como pode alguém distinguir o sábado nos pólos?

 

Todos os observadores do quarto mandamento guardam o mesmo sábado em qualquer ponto do globo terrestre. Isto, entretanto, não quer dizer que todos os observadores do sábado comecem e terminem o sábado no mesmo horário em todos os pontos da Terra. 


Não existe essa história de o "mesmo período" significar um tempo "simultâneo" em todos os lugares. 


Com muita propriedade, Francis D. Nichol, no livro Answers to Objections, pág. 207, esclarece: "O mandamento do sábado nada diz acerca de ocorrer a guarda do dia de repouso no mesmo espaço de tempo em todos os lugares da Terra. Simplesmente ordena guardar o 'sétimo dia'. E este sétimo dia acaso não chega em todas as partes da Terra? Sim."


E ele acrescenta: “A qualquer país que cheguemos em nossas viagens, encontramos todas as pessoas dali – cientistas, leigos, judeus, cristãos e ateus - de perfeito acordo quanto aos dias da semana. ...Perguntai-Ihes individual ou coletivamente, quando chega o sétimo dia da semana, e todos darão a mesma resposta. Não importa se alguém está no pólo ou no Equador, nem se viaja por mar ou por terra, nem se dirige para o Oriente” ou para o Ocidente; o dia é certo espaço de tempo absolutamente fixo em qualquer parte da superfície da Terra."


O fato é que a sucessão dos dias, sem nenhuma alteração, chega para todos os habitantes de nosso planeta. E como proceder nos pólos? Arnaldo B. Christianini, de saudosa memória, responde: "Pergunte-se a um explorador dos pólos e ele achará ridícula a idéia de não ter ali noção do dia, seu começo e fim. 


Os exploradores árticos mantêm a exata contagem dos dias e semanas em seus diários, relatando o que fizeram em determinados dias. Eles dizem que naquela estranha e quase desabitada terra é possível notar a passagem dos dias durante meses em que o Sol está acima do horizonte, pelas posições variáveis do Sol, e durante os meses em que o Sol está abaixo do horizonte, pelo vestígio perceptível do crepúsculo vespertino."