24 Deixar o corpo e habitar com o Senhor?

tira duvidas biblia

O que Paulo quis dizer quando afirmou em II Coríntios 5:8: "Preferindo deixar o corpo e habitar com o Senhor"?

 

A tradução brasileira é mais clara: "Temos bom ânimo, digo, e antes queremos estar ausentes do corpo e presentes com o Senhor."


Urias Smith, grande estudioso das Escrituras, afirmou sobre esse texto: “Quando ele diz que estava desejando estar ausente do corpo e presente com o Senhor, deve-se compreender que ele desejava ausentar-se deste corpo mortal, gemedor, carregado”, isto é, a condição mortal, de que este corpo é representante - esse ele queria ver chegar a um fim; e estava desejoso de estar presente com o Senhor, que é ter aquele corpo espiritual, imortal, que é prometido, e no qual só moraremos em presença do Senhor. 


E estando confiante, pela presença do Espírito de Deus em seu coração, que quando essa mudança fosse operada, ele teria nela uma parte gloriosa, estava por isso mais do que desejoso de que essa mudança logo ocorresse. Não era isso mais do que um reflexo daquela oração que sempre tem saído do coração da igreja, através de sua longa peregrinação: 'Venha o Teu reino, sim, ora vem, Senhor Jesus, vem logo! '"


O Comentário Adventista (SDA Bible Commentary, vol. 6, pág. 863) diz o seguinte sobre este assunto: “De uma leitura superficial dos versos 6 a 8, concluem alguns que por ocasião da morte a alma do crente vai imediatamente à presença do Senhor, e que Paulo, desejando ardentemente estar com o Senhor (verso 2), desejava a morte. Mas nos versos 3 e 4 ele descreve a morte como um estado ‘nu’ ou ‘despido’. Ele espera, se possível, evitar esse estado intermediário, e deseja ardentemente ser revestido da ‘habitação celestial’. Em outras palavras, tem ele esperança de ser trasladado sem ver a morte (versos 2-4). Em outras partes (I Cor. 15:51- 54; 1 Tess. 4:15-17; II Tim. 4:6-8), Paulo torna claro que os homens não são ‘revestidos’ da imortalidade por ocasião da morte, mas quando da ressurreição dos justos”.


“Ou, digamos assim: Em II Coríntios 5:2-4 Paulo já declarou que a ‘vida’ (referindo-se à vida imortal) virá quando formos revestidos dessa casa celestial’, no momento da ressurreição (verso 4); não no estado nu’ ou ‘despido’, que é o característico da morte. No verso 8 expressa ele o desejo de estar ‘ausente do corpo’ e ‘presente com o Senhor’”, mas é óbvio que estar 'ausente do corpo' não quer dizer separado do corpo ('nu' ou 'despido'), pois nos versos 2-4 ele declarou positivamente que não deseja esse estado intermediário, e por tudo quer evitá-lo. Para ter 'vida' (verso 4) e 'habitar com o Senhor' (verso 8) é preciso entrar de posse da 'habitação celestial' (verso 2). O cuidadoso estudo das declarações de Paulo exclui, pois, qualquer possibilidade de um estado entre a morte e a ressurreição, no qual, como espíritos desencarnados ('nus' ou 'despidos') vão os homens 'habitar com o Senhor'. (Ver Rom. 8:22 e 23).


A Bíblia declara ser a morte apenas um sono, do qual os crentes serão despertados por ocasião da primeira ressurreição (João 11:11-14,25 e 26; I Cor. 15:20, 51-54; 

I Tess. 4:14-17; 5:10)


Só então é que tanto os santos vivos como os ressuscitados estarão com o Senhor. Um grupo não precederá o outro”. Heb. 11:39 e 40