22 UMA TRADUÇÃO AMPLIADA DE COL. 1:15-17

PRETENCIOSAS TESTEMUNHA JEOVA TEMAS



Na Bíblia Sagrada, Tradução de Almeida, Edição Revista e Atualizada no Brasil, lemos: "Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste." 


A Tradução Novo Mundo, em inglês traz: "Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação, porque por meio dele todas as outras coisas foram criadas nos céus e sobre a terra ... Todas as outras coisas têm sido criadas por meio dele e para ele. Também ele é antes de todas as outras coisas e por meio dele todas as outras coisas foram tornadas existentes". 


A palavra "outras" sublinhadas quatro vezes não se encontra no original. 


Na Tradução Novo Mundo em português a palavra "outras" se encontra entre colchetes. 

Comentando esta tradução berrante, o Dr. Metzger diz: "Nesta passagem, a palavra 'outras' foi inserida quatro vezes, sem nenhuma justificação. Não se encontra no original grego, e foi obviamente usada pelos tradutores para fazer com que a passagem se referisse a Jesus como igual às outras coisas criadas. A verdade é que a antiga heresia colossense, que Paulo teve de combater, assemelha-se à opinião dos modernos "Testemunhas de Jeová", visto que alguns dos colossenses defendiam a noção de que Jesus era a primeira de muitas outras criaturas intermediárias entre Deus e o homem. Para se dar o verdadeiro sentido à exaltada descrição que Paulo faz do Filho de Deus, nessa passagem, é necessário que se leia a aludida tradução sem o quádruplo acréscimo da palavra 'outras'." 

Revista Teológica do Seminário Presbiteriano do Sul, com sede em Campinas, dezembro de 1952. Citação de Logos Eterno de Sabatini Lalli, págs. 53-54. 

Estudando os comentários sobre estes versos concluí que os melhores argumentos foram aduzidos pelo erudito Walter R. Martin em sua análise deste povo. Tomamos a liberdade de traduzi-los, resumi-los e adaptá-los em nossa apostila. 

Nesta tradução as Testemunhas de Jeová cometeram uma das piores perversões no texto do Novo Testamento que o autor já tem visto. Sabedores de que a palavra "outras" não se encontra no original deliberadamente eles a inseriram na tradução na vã tentativa de fazer Cristo uma criatura e uma das "coisas". 

Tentando justificar o disparate, a Tradução Novo Mundo coloca após a palavra "outras" um sinal remetendo o leitor para a nota do rodapé, onde se pede que leia Lucas 13:2 e 4. Qualquer simples estudante de grego percebe a inoportunidade de comparar a palavra outros de Lucas com a afirmativa de Paulo em Col. 1:15-17. Compreende-se que Jesus estava apresentando um contraste entre certos galileus e seus conterrâneos, mas por que esta afirmativa do Mestre autoriza a inserção de termos em Col. 1 para provar um ponto doutrinário antibíblico é alguma coisa inconcebível a nossa mente. 

Visando reduzir o Filho de Deus de criador a criatura desrespeitam a gramática e a técnica da tradução. 

Todo o contexto de Col. 1:15-22 pulula de idéias sobre Cristo como o Criador de todas as coisas. Corroboram com a descrição Paulina os versos de João 1:3, 14 e Heb. 1:3. As Escrituras apresentam um inequívoco testemunho da atividade criativa do Filho de Deus, distinguindo das coisas criadas com o criador e mantenedor de todas as coisas. 

As Testemunhas de Jeová não têm elementos para defender esta tradução desonesta. Agindo assim revelam sua supina ignorância pelos princípios exegéticos do grego. 


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