18 QUE SIGNIFICA "POIS O PAI É MAIOR DO QUE EU" EM S. JOÃO 14:28?

PRETENCIOSAS TESTEMUNHA JEOVA TEMAS



Este texto é um dos favoritos das Testemunhas de Jeová, porque afirma ser o Pai maior do que Cristo. 


Comentam-no assim: "Meu Pai é maior do que eu, este maior não quer dizer apenas em posição, mas também maior como pessoa."  Seja Deus Verdadeiro, pág. 110. 


"A Bíblia mostra que há somente um Deus.... maior do que Seu Filho... E que o Filho como o primogênito, unigênito e criado por Deus, teve um começo. Que o Pai é maior e mais velho do que o Filho é algo racional, fácil de ser entendido e é o que a Bíblia ensina." Do Paraíso Perdido ao Paraíso Resgatado, pág. 164. 


Os arianos antigos e modernos têm predileção por este verso, porque crêem que ele confirma sua crença na inferioridade de Cristo, mas João e outros escritores neotestamentários sempre defendem a divindade do nosso Salvador. 


Precisamos partir do princípio que João, em seu Evangelho enfatizou tanto a humanidade, como a divindade de Cristo. Pela encarnação Cristo se tornou humano e nesta situação era inferior ao Pai (João 5:19; 7:16; 10:29; 14:28); enviado pelo Pai (João 3:16) para falar as palavras do Pai (João 14:10; 17:8) e executar as obras do Pai (João 14:10). João de maneira alguma com estas afirmações autoriza heresias antigas e modernas que proclamam ser Cristo somente um homem ou uma criatura de Deus. 

Se os arianistas modernos seguissem os princípios hermenêuticos e exegéticos não se fixariam em textos isolados para tirar suas conclusões, pois o mesmo João proclama a divindade de Cristo ao declarar que ele é Deus (João 1:1), é um com o Pai (João 10:30), é igual a Ele (João 5:18). 

A aceitação da exegese das Testemunhas de Jeová sobre versículo coloca Cristo em contradição consigo mesmo e com a Teologia Paulina. Basta conferir João 5:18, 10:30; Filip. 2:6. Deus requer de nós que aceitemos a unicidade bíblica e a Analogia da Fé. 


Que Dizem os Comentários sobre S. João 14:28?


G. C. Berkouwer em A Pessoa de Cristo, páginas 138-139 analisando esta passagem lembra o comentário de Lutero. 

"O 'ser maior' do que o Pai, está aqui integrado num contexto autenticamente especial: o Filho do Homem humilhado, através da paixão partirá para o Pai que há de glorificá-Lo... O contexto fala da humilhação em destaque contra a exaltação posterior . . . O comentário de Lutero do texto de João 14:28: 'Irá ao Pai significa ocupar o reino do Pai, porque lá se torna igual ao Pai, sendo reconhecido e glorificado na majestade do Pai. Por isso vou para o Pai, porque serei maior do que sou presentemente. Só assim Cristo podia falar corretamente sobre a atual função na Terra: o Pai é maior do que eu, que, no momento, sou servo. Chegará, porém, o tempo quando deverei me juntar ao Pai e então ficarei maior, isto é, tão grande como o Pai, com Ele reinando em igualdade de poder e majestade." 

Sabatini Lalli em O Logos Eterno, pág. 61 pondera: "Todos os textos que nos falam desta submissão devem ser considerados à luz do estado de humilhação a que Cristo, livre e espontaneamente se submeteu, quando se encarnou". 

Antônio Neves Mesquita no livro A Doutrina da Trindade, pág. 35 asseverou: "A Divindade tem economia própria, o seu governo. Nesta economia, Deus Pai, representa (mal diria) o "chefe" da Divindade . É Ele que manda o Filho, e ordena ao Espírito Santo. Ora, estas ordens são puramente econômicas, são modos de dizer coisas divinas em palavras humanas. São modos de administrar, que só entendemos por comparação". 

L. Boettner no livro The Doctrine of Trinity, pág. 64 escreveu: "Na economia da redenção, e para cumprimento dum objetivo específico Ele aceitou voluntária e temporariamente, uma posição subordinada ao Pai." – Apud Radiografia do Jeovismo, pág. 187. 

Concluiremos com a síntese do argumento bastante elucidativo, apresentado por Walter R. Martin no livro The Kingdom of the Cults, pág. 104-105. 

O uso da palavra "meizon" - maior, comparativo de megas - grande, parece ser um forte argumento para as Testemunhas de Jeová, porém, um exame mais detido do contexto e dos princípios hermenêuticos, que governam o correto estudo exegético do Novo Testamento, rapidamente revelam que não passa, na verdade, de fraco argumento a ênfase nesta palavra grega. 

A refutação é achada ao compará-la com Heb. 1:4, que afirmou: "tendo-se tornado tão superior aos anjos...". Uma pesquisa da palavra no original nos mostrará que o termo usado é bem diferente do que se encontra em João 14:28. Esta palavra é κρει∼∼ττον - kreitton e as gramáticas e dicionários nos mostram que é um comparativo de αϖγαθοϖv - agathós, bom, por isso na King James Version e no The Interlinear Greek - English é traduzida por "better". 

Confrontando as duas comparações, a de Jesus com o Pai em João 14:28 e a de Jesus com os anjos em Heb. 1:4, um surpreendente fato nos atrai a atenção. O contexto de João nos revela que o Filho do Homem se tinha esvaziado de suas prerrogativas da divindade, Fil. 2: 6-8, e, tomado sobre si a forma de um servo, por isso Cristo podia verdadeiramente dizer: "Meu Pai é maior do que eu". Maior, como um termo quantitativo descritivo de posição, neste com texto, de modo nenhum poderia ser construído como um comparativo de natureza ou qualidade. 

A comparação feita em Heb. 1:4; entre Cristo e os anjos é claramente de natureza. O grego "kreitton" é um vocábulo descritivo de qualidade, portanto, Cristo era qualitativamente melhor do que os anjos, porque ele era o seu Criador (Col. 1:16-17), como tal existia antes de todas as coisas (Col. 1:17-19). Desde que nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade (Col. 2:9), qualitativamente ele era Deus manifesto na carne, enquanto quantitativamente falando ele estava limitado como um homem e podia com toda a veracidade declarar: "Meu Pai é maior do que eu". 

Quando a comparação de posição em João 14:28, e a comparação de natureza em Heb. 1:4 são claramente compreendidas, o argumento tentado pelas Testemunhas de Jeová, para despojar a Cristo de sua divindade é reduzido a uma bagatela, diante de uma das maiores verdades reveladas nas Escrituras, isto é, que Deus que fez o mundo e todas as coisas tanto nos amou que apareceu na forma humana (João 1:1, 14) para que filhos dos homens, pudessem através de sua incomensurável graça, tornar-se finalmente os Filhos de Deus. 

Cristo em João 14:28 está falando como homem e não como a segunda pessoa da Trindade. 


ÍNDICE DE TEMAS - Pretensões Jeovistas