17 O que significa o Batismo pelos Mortos?

tira duvidas biblia

 

O que significa o Batismo pelos Mortos? 

I Cor. 15:29


Paulo não está em absoluto apoiando a idéia do batismo pelos mortos. Isso seria incoerente à luz do contexto deste capítulo, com o restante das Escrituras. A Bíblia demonstra que o batismo requer uma decisão pessoal de arrependimento do pecado e de fé em Cristo.  Mar. 16:16; Atos 2:28-41; Ez. 14:14, 16


Jesus usou a história do rico e de Lázaro de forma similar, não para apoiar o ensino errôneo da imortalidade da alma, mas para mostrar que só nesta vida temos a oportunidade de preparar-nos para a vida por vir. 


Paulo usa uma crença comum errônea, para mostrar que a ressurreição é uma realidade. 


O texto não ensina que há uma segunda oportunidade de salvação após a morte. 

A Bíblia á taxativa neste ponto: "A sepultura não Te pode louvar, nem a morte glorificar-Te; não esperam em Tua fidelidade os que descem a cova".  Isa. 38:18

E o autor da carta aos Hebreus o confirma: "aos homens está ordenado morrerem uma só vez e, depois disto, o juízo".  (9:27)


O texto que fala do batismo pelos mortos também não indica, de forma alguma, uma salvação por procuração ou de entes queridos que faleceram. A Escritura é coerente: a salvação do pecado só é possível mediante uma fé pessoal em Cristo, e o arrependimento pessoal que se consegue com a confissão dos pecados pessoais, o que estabelece uma ligação também pessoal e intransferível com Deus. 

João 3:16; I João 1:9


O apóstolo Paulo, ao debater a doutrina da ressurreição, cita um costume pagão ou herético de sua época, se bem que não o aprova. 


Seu raciocínio é o seguinte: Se os pagãos ou heréticos crêem numa ressurreição e, em função dela, batizam até pelos mortos, quanto mais devem os cristãos crer na doutrina da ressurreição, a partir do momento em que o próprio Cristo Se levantou do sepulcro, e disto depende toda a fé. Ela baseia-se num túmulo vazio.