16 A alma deixa o corpo após a morte?

tira duvidas biblia

Existe uma entidade imortal, que deixa o corpo após a morte? 

Eclesiastes 12:7


O texto diz. "E o pó volte a terra, como era, e o Espírito volta a Deus que o deu". 


Muitos acreditam que este espírito é uma entidade consciente que se desprende do corpo e alça vôo. 


Não podemos aceitar isto porque:


1. Se este espírito é uma entidade consciente quando volta a Deus, também o era quando veio dEle. A construção do texto nos dá essa afirmação porque diz que o pó volta a terra como era e, sendo que não há declaração em contrário, também o espírito volta a Deus "como era". Isto nos levaria a concluir que todos os membros da raça humana já existiam antes de nascer nesta terra. 


2. Se o "espírito que volta a Deus" é uma entidade consciente, então todos os homens maus ou bons terão a mesma recompensa. Se alguém disser que "eles" vão para serem julgados lembremos que o julgamento é ainda um assunto do futuro. Mateus 25:30-46; Apoc. 22:12


3. Gênesis 2:7 diz: "Formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem foi feito alma vivente". Cremos que a vida e consciência que Adão possuía eram resultados desse fôlego de vida. Se receber este fôlego de vida representa a aquisição de uma entidade imortal que continua a viver depois da morte, seguem-se então algumas conclusões absurdas:


a) Conta-nos a Bíblia que por ocasião do dilúvio “expirou toda carne, tanto de ave

como de gado e fera...”." Tudo que tinha fôlego de espírito, de vida em suas narinas... morreu". Gên. 7:21,22.


b) Se o fôlego de vida assoprado no homem lhe pôs dentro algo imortal este fôlego saindo do corpo na morte significa a libertação de uma entidade consciente e imortal, então também os animais são imortais. 


4. Jó 34:14 e 15 dizem: "Se Ele pusesse o Seu coração contra o homem e recolhesse para Si o Seu Espírito e o Seu fôlego, toda a carne juntamente expiraria e o homem voltaria para o pó". O Espírito, ou seja, o fôlego de vida, volta porque veio de Deus e Ele o recolhe para Si.


5. O homem é como a luz elétrica. Só existe quando se une a lâmpada e a energia elétrica. Separadas não há luz. Assim a consciência só existe quando se une o corpo (pó) e o espírito (fôlego de vida). Separados, não há consciência. Quando o homem morre, Deus recolhe Seu "sopro" e não há mais espírito consciente, andando por ai.