16 A IGUALDADE DE CRISTO COM O PAI – S. JOÃO 5:18

PRETENCIOSAS TESTEMUNHA JEOVA TEMAS



Neste verso João declara: "Por Isso pois os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só quebrantava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus." 


A afirmativa é bastante clara, significando que Jesus era igual a Deus. 


Não encontrando nenhuma base no texto grego, em defesa de suas eternas cavilações, as Testemunhas de Jeová afirmam, que João está aqui recordando o que os judeus diziam a respeito de Cristo. 


Não se encontra nesta passagem nenhum resquício desta estapafúrdia idéia, porque é o próprio João que por inspiração divina afirma alto e bom som a igualdade de Cristo com Deus. A estrutura frasal apenas admite interpretar que foi João quem afirmou, inspirado pelo Espírito Santo, e não os judeus. 

O comentarista C. K. Barrett, no livro The Gospel According to St. John, página 214, declara: "Jesus era igual a Deus. Esta dedução era evidente para João, mas extremamente provocativo para os judeus. O sentido, no qual a igualdade de Jesus com Deus, deve ser compreendido é explicado no restante do capítulo". 

A palavra grega para igual ê "ison", que de acordo com Thayer, uma autoridade incontestável, significa "igual em qualidade como em quantidade, reclamando para si mesmo a natureza, posição, e autoridade que pertencem a Deus". Como bem sabem os russelitas, Thayer era unitarista, portanto negava a divindade de Cristo, mas sendo honesto deu o verdadeiro significado do termo bíblico, embora contradissesse suas opiniões. 


A  IGUALDADE  DE  CRISTO  COM  DEUS  O  PAI  É  DEMONSTRADA  DE  MUITAS  MANEIRAS  NO  NOVO TESTAMENTO


A honra do Filho é a honra do Pai - João 5:23. 

Ver a Cristo é ver a Deus - João 14:7-9. 

Conhecer a Cristo é conhecer ao Pai - João 14:7. 

Morrer em Jesus é crer em Deus - João 12:44. 

Cristo faz as mesmas coisas que o Pai - João 5:19. 

Cristo ressuscita os mortos como o faz o Pai - João 5:21. 

Cristo tem vida em Si mesmo como o Pai - João 5:26.


O livro Fundamentos da Educação Cristã, p. 179 declara a respeito desta igualdade de Cristo ao Pai o seguinte: 

"A fim de salvar o transgressor da lei de Deus, Cristo, que é igual ao Pai, veio viver o Céu diante dos homens, para que aprendessem o que significa ter o Céu no coração. Ilustrou o que o homem deve ser para estar à altura da preciosa dádiva da vida que se mede com a vida de Deus." 

O Credo de Atanásio afirma: "Cristo é sem dúvida, igual ao Pai quanto à divindade, mas inferior a Ele quanto à humanidade." 

A declaração de que Cristo era igual a Deus é um argumento valiosíssimo em defesa da Sua Divindade. 

Ellen G. White na conhecida publicação The Review and Herald, do dia 7 de janeiro de 1890, página 1, declarou: 

"O Redentor do mundo era igual a Deus - Sua autoridade era como a autoridade de Deus. Ele declarou que não tinha existência separada do Pai. A autoridade com que falava, e operava milagres, era-Lhe expressamente própria, não obstante nos assegura que Ele e o Pai são um." 


NOTA: 

No capítulo Polêmica em Torno da Mudança de uma Letra você encontrará todo O Credo de Atanásio. 


ÍNDICE DE TEMAS - Pretensões Jeovistas