10 A TESE ANOMINIANA

SUBTILEZAS DO ERRO


A PARTE atinente à lei é onde o autor se mostra mais infeliz, desastrado, evasivo, contraditório e confuso, procurando desenvolver os argumentos mais especiosos na inútil tentativa de destruir os postulados cristalinos da Palavra de Deus. Bem analisados, os seus ataques são menos contra os adventistas do sétimo dia do que contra a lei de Deus, colidindo mesmo com elementos de proa, fundamentalistas, da sua própria denominação. 

Combatendo frontalmente o Decálogo, desenvolve uma dialética sub-reptícia para impingir o conceito modernista de lei, ou seja, o que considera lei qualquer enunciado da Escritura, despojado de forma, transmudado em princípios, em essência, não preceituados, não em forma de código, não promulgados, não específicos, não objetivos, mas algo genérico, vago, esparso aqui e ali, em vários livros, sem ordenação e cuja observância se situa na província da consciência do cristão. Após a leitura do livro – dada a sua maneira infeliz e estreita de argumentar –fica-se com a impressão de que tudo é lei na Bíblia, menos os Dez Mandamentos. Por outro lado, paradoxalmente, reconhece ele que "os dez mandamentos contêm em si princípios morais e eternos," mas não titubeia em averbá-los de peremptos e destinados aos judeus. Uma babel irremediável. 

Parafraseando Canright, afirma, em suma, que na Bíblia consta uma só lei e que a mesma foi abolida por Cristo. Há afirmações positivas e reiteradas de que a lei foi abolida. Senão, vejamos: À pág. 33: "O Novo Testamento ensina positivamente que a lei foi abolida por Cristo". À pág. 36: "O decálogo é dependente, secundário, menor." À pág. 45: "A lei foi abolida e deixou de estar em vigor." 

Como para ele lei é termo genérico e não específico, a conclusão lógica e insofismável é que, da cruz para cá não há mais lei de Deus promulgada e vigente. Está perempta para o cristão. 

Inadmissível! Incrível!! Estarrecedor!!! – clamam os cristãos obedientes aos preceitos divinos. 

Mas para destruir esta blasfêmia – verdadeira perversão das Escrituras – saltam na arena, de arma em riste, entre muitos, os seguintes teólogos, evangelistas e escritores batistas de renome e responsabilidade: 

SALOMÃO L. GINSBURG (afamado ministro batista), em seu livro O Decálogo ou os Dez Mandamentos, págs. 4 e 7, diz claramente: "As idéias que alguns fazem da Lei de Deus, são errôneas e muitas vezes perniciosas. O arrojo ou a ousadia dos tais, chega a ponta de ensinar ou fazer sentir que a Lei já foi abolida... Os que ensinam a mentira de que a lei não possui mais valor ... ainda não leram com certeza os versículos que nos servem de texto (S. Mat. 5:17-19). Deus não muda, nem o Seu poder, nem a Sua glória; os Seus preceitos são eternos. 

"Vamos mais longe: essa Lei é a base da moralidade social, e será crível que tal base seja abolida, isto é, que se mate, adultere, furte, calunie? Não! Essa Lei é toda digna de nossa admiração, respeito e acatamento. 

"Jesus veio pôr em prática a Lei e não abolir." 

Tão grave se lhe afigurava a tese da abolição da lei, que ele a estigmatiza com o verbete terrível: mentira. Chama, sem rebuços, de mentirosas os que sustentam a tese da abrogação da lei. 


WILLIAM C. TAYLOR (ministro, escritor e mentor batista de grande projeção), referindo-se também especificamente ao Decálogo, no opúsculo de sua autoria Os Dez Mandamentos, entre outras coisas relativas à imutável e inabrogável lei moral, diz: "Seria uma bênção se cada púlpito no mundo trovejasse ao povo a voz divina do Decálogo, pois a Lei é o aio para guiar a Cristo. 

"A Lei aqui não é nenhuma lei civil, nem a de Israel. Não se trata de cerimônias levíticas. Trata-se de religião, no seu âmago, na moral, e especialmente trata-se do pecado, de criar uma consciência acerca do pecado ... 

"O decálogo fica. A lei de ordenanças morre na cruz do Calvário e é destruída por Tito, na queda de Jerusalém. 

"Os Dez Mandamentos são quase todos repetidos no Novo Testamento ... São aumentados e reforçados no cristianismo." – Págs. 5, 6 e 42. 

Para Taylor, os mandamentos do decálogo não foram abolidos. E diz que, além da lei moral, há lei civil e cerimonial. Não há, portanto, uma só lei, pois distingue inequivocamente os vários códigos, estando positivamente contra a tese antinomista de O Sabatismo à Luz da Palavra de Deus. 

A. HOPKINS STRONG (eminente teólogo batista), em seu conhecido tratado Systematic Theology, Vol. 2, pág. 408, diz: "Nem tudo na lei mosaica está abolido na cruz. Cristo não cravou em Sua cruz nenhum mandamento do Decálogo." E à pág. 548: "A graça deve ser entendida, contudo, não como abolindo a lei, mas como estabelecendo-a e reforçando-a (Rom. 3:31 'estabelecemos a lei')." 

Portanto, o teólogo batista não advoga a ab-rogação da lei de Deus, proclamando que a graça a reforça. 


CHARLES H. SPURGEON (célebre pregador batista), em um sermão pregado em Londres, em 1898 e publicado na íntegra no jornal australiano Melbourne Age, disse claramente com relação ao Decálogo: 

"A lei de Deus é perpétua. Nela não se admite ab-rogação ou correção. Não deve ser alterada ou ajustada à nossa condição pecaminosa; mas cada um dos justos preceitos do Senhor permanece para sempre... Para mostrar que Ele jamais pensou em ab-rogar a lei, nosso Senhor Jesus exemplificou todos os seus preceitos em Sua própria vida." 

Mais ainda. Esse mesmo pregador de fama mundial, em seu célebre sermão publicado The Perpetuity of the Law of God (A Perpetuidade da Lei de Deus), págs. 4 e 5, diz: "Jesus não veio para mudar a lei, mas sim para explicá-la, e justamente por essa circunstância mostra que ela permanece; visto não haver necessidade de explicar o que é abolido. Com essa exemplificação, Ele a confirmou. 

"Se alguém me diz: 'Eis que em substituição aos Dez Mandamentos recebemos dois, que são muito mais fáceis,' responder-lhe-ei que essa versão da lei não é de maneira alguma mais fácil. Uma tal observação implica falta de meditação e experiência. Esses dois preceitos abrangem os dez, em seu mais amplo sentido, não podendo ser considerados exclusão de um jota ou til dos mesmos." 


BILLY GRAHAM, considerado o maior evangelista da atualidade, batista e fundamentalista, assim se expressou sobre a lei de Deus. Reproduzimos a pergunta específica de um repórter e conseqüente resposta textual, como estão na coluna de um jornal londrino, e reproduzido em Signs of the Times de 23-8-1955, pág. 4: 

"Pergunta: Mr. Graham, alguns homens religiosos que conheça dizem que os Dez Mandamentos são parte da 'lei' e não se aplicam a nós hoje. Dizem que nós, como cristãos, estamos 'livres da lei.' Está certo? 

"Resposta: Não, não está certo, e espero que V. não seja desencaminhado por estas falsas opiniões. É de suma importância compreender o que quer dizer o Novo Testamento quando afirma que estamos 'livres da lei'. Como é evidente, a palavra 'lei' é asada pelos escritores do Novo Testamento em dois sentidos. Algumas vezes ela se refere à lei cerimonial do Velho Testamento, que se relaciona com matéria ritualística e regulamentos concernentes a manjares, bebidas e coisas deste gênero. Desta lei, os cristãos estão livres na verdade. Mas o Novo Testamento também fala da lei moral, a qual é de caráter permanente e imutável e ESTÁ SUMARIADA NOS DEZ MANDAMENTOS?" (Grifos e versais nossos.) 

Para este evangelista, que fala aos maiores auditórios do mundo, a lei de Deus está em vigor, e o Decálogo é um código distinto de outras leis que caducaram. 


Sabemos que os autores supracitados eram ou são observadores do domingo e adversários dos adventistas do sétimo dia. (Com exceção de Billy Graham que, em várias oportunidades se mostrou amigo dos adventistas). Mas o que é irrefutável é que não advogavam a tese da abolição da lei, consideravam o Decálogo em vigor e distinguiam as várias leis da Bíblia. E no tocante à vigência da lei de Deus, condensada nos Dez Mandamentos, preferimos concordar com estes abalizados mentores batistas, a crer nas infelizes distorções textuais de Canright, endossadas pelos modernistas de todas os quilates. 

Ainda subsidiariamente poderíamos citar Wesley, Moody, Adam Clarke, Albert Barnes e inúmeras outros autores evangélicos. Mas os batistas não gostam de ser confundidas com os protestantes, pois alardeiam não terem provindo da Reforma, embora boa parte deles doutrinariamente se identifique com Calvino. E Calvino também reafirmou a vigência da lei de Deus. 


THE WATCHMAN-EXAMINER, semanário batista norte-americano, de 4/08/32, estampou o seguinte: "Cristo ensinou Seus discípulos e a todos os que seguem os Seus ensinos, que podemos ter vida eterna guardando perfeitamente a lei como fora dada por Deus no Sinai, e amando-O, pois Ele é a personificação e cumprimento daquela lei." Não há dúvida de que a lei "dada no Sinai" era o Decálogo. 


O JORNAL BATISTA, de 6/12/28, estampa um interessante artigo intitulado: "Reflexos do Decálogo," do qual destacamos os seguintes trechos: "Sumário precioso de toda a legislação divina, o Decálogo sintetiza-se em dois breves mas profundos preceitos: amar a Deus e amar ao próximo. Cristo, vindo à Terra, NÃO ABOLIU O DECÁLOGO. Impôs a lei como necessidade de salvação ... O que foi suprimido não foi o Decálogo e sim o cerimonial mosaico ... As leis humanas mudam, perecem. O Decálogo resiste eternamente. Troquem os artigos do Decálogo, mas essa troca só prova a perversidade dos trocadores, só patenteia o erro e má fé dos adulteradores da lei divina. Passará o mundo, mas o Decálogo ficará e no Céu há de ser louvado, rebrilhando seus fulgores por entre as jerarquias evangélicas resumindo o amor de Deus." (Grifo nosso).  

Aí tem o leitor as mais legítimas expressões doutrinárias da denominação que nos combate. Como poderia ter sido abolida a lei de Deus condensada no Decálogo? Só uma mente superficial admitiria tal absurdo, pois, suprimindo-se a lei de Deus, estaria suprimido o pecado porque "pecado é transgressão da lei," "pela lei vem o conhecimento do pecado," e "onde não há lei também não há transgressão." A função da lei é revelar o pecado e conduzir o pecador a Cristo a fim de ser salvo. Como poderia ser abolida? 


Passando agora à lei cerimonial, que foi abolida na cruz, porque consistia em prefigurações, tipos e sombras que apontavam para Cristo, e vindo Ele, automaticamente cessaram as prefigurações, tipos e sombras, porque a Realidade eliminou a "sombra," o Antítipo eliminou o tipo, o Fato eliminou as prefigurações e símbolos, o autor, reeditando os "argumentos" de Canright (S. D. A. Renounced, págs. 308 e 309) dá a entender que a distinção de leis moral e cerimonial é invenção de adventistas que, segundo ele, "viram-se forçados a fazer esta distinção." E, sem a menor cerimônia, diz à pág. 35. ser "coisa estulta para qualquer pessoa de bom senso designar o decálogo como lei moral e o resto da lei como cerimonial." Assim declarando, ele ofende frontalmente os seus colegas acima citados que admitiam tal distinção. Strong, Spurgeon, Taylor e muitos outros vultos exponenciais sabiam o que escreviam e afirmavam. Não, não podiam ser tachados de estultos!!! 

Teriam efetivamente os adventistas da sétimo dia "inventado" a distinção de leis na Bíblia? Sabido é que eles surgiram no cenário mundial no ano de 1844, em cumprimento à exata data profética. Muito antes deles já se havia estabelecido entre os teólogos e redatores de confissões de fé, a diferenciação das leis bíblicas. A título de exemplificação, citamos as seguintes credos da cristandade, elaborados muito antes da existência dos adventistas: 

A SEGUNDA CONFISSÃO HELVÉTICA, redigida em 1566, expressando crenças de séculos anteriores, faz clara distinção entre a "lei moral de Dez Mandamentos" e a "lei," a saber, "lei cerimonial." Cap. 12, 4º. parágrafo. 

OS 39 ARTIGOS DE RELIGIÃO DA IGREJA DA INGLATERRA, redigidos em 1571, no seu artigo VII aponta as leis da Bíblia, classificando-as em cerimoniais (cerimônias e ritos), civis (preceitos para uma comunidade, a de Israel) e lei moral. 

REVISÃO AMERICANA DOS ARTIGOS pela Igreja Protestante Episcopal, feita em 1801, reafirma a distinção de leis moral, cerimonial e civil, no seu artigo VI. 

ARTIGOS DE RELIGIÃO DA IRLANDA, elaborados no ano de 1615, fazem idêntica distinção, como também o faz a DECLARAÇÃO DE SAVOYA DA IGREJA CONGREGACIONAL formulada em 1658. 

CONFISSÃO DE FÉ DE WTESTMINSTER, proclamada em 1647, no seu capítulo 19, incisos de I a VII, faz, com detalhes, a enumeração das leis bíblicas, distinguindo-as em moral, cerimonial e civil. 

CONFISSÃO BATISTA DE 1688 (confissão de Filadélfia) reproduz ipsis verbis os termos da Confissão de Westminster na parte atinente à lei. Interessante! 

OS 25 ARTIGOS DA IGREJA METODISTA, formulados em 1784, em seu inciso VI, distingue leis civis, cerimoniais e morais. 

A escassez de espaço não nos permite citar a íntegra do que contém as confissões de fé, mas os estudiosos poderão ler a obra de Shaff Creeds of Christendom, donde foram extraídos estes informes. 

O objetivo aí é demonstrar apenas que a distinção de leis existia muito antes da eclosão do movimento adventista no mundo e, por conseguinte, não lhe pode ser debitada a autoria de tal distinção. 

Na Bíblia não se encontram igualmente as palavras "trindade," "milênio," "premilenismo," "imersionismo," "sistema congregacional". No entanto, estes termos definem idéias bíblicas. É óbvio que Cristo não distinguiu certas doutrinas, aplicando-lhes a nomenclatura teológica que vigora entre nós. A Bíblia não tem sistemática. Ela apenas descreve e anuncia, sem preocupação de esquematizar e catalogar artigos de fé. Somente o estado, a análise, a comparação determinam a sua coordenação doutrinária. 

A nomenclatura decorre da sistemática e, por ela, os teólogos averbam os grupos doutrinários com designações que melhor traduzem o seu conteúdo. Os leigos acham arrevesados termos teológicos como "escatologia", "eclesiologia", "cristologia", "soteriologia", "pneumatologia", "traducianismo" etc. Onde há isso na Bíblia? Cristo ou apóstolos distinguiram tal coisa? No entanto, a Escritura contém estas matérias. 

O mesma critério aplica-se em relação às leis. Basta analisá-las, sistematizá-las para se chegar à conclusão inelutável de que é impossível haver uma só lei na Bíblia. Do contrário, a Bíblia não seria mais que um amontoado de chocantes contradições. Demonstraremos, de modo inapelável, que a Bíblia distingue claramente as leis moral e cerimonial. 


As Duas Leis Contrastadas


POR que os antigos expositores das Escrituras faziam a distinção de leis? Por que as confissões de fé elaboradas nos séculos XVI e XVII definiram claramente a pluralidade das leis exaradas na Bíblia? Por que teólogos fundamentalistas e pesquisadores do Livro de Deus sustentam esta verdade? Por que os adventistas também aceitam esta evidência? 

Damos abaixo, em forma de cotejo, algumas razões. O intuito do quadro comparativo abaixo é demonstrar a impossibilidade de existir uma só lei na Bíblia. O Livro de Deus mostra, com riqueza de detalhes, os contrastes entre as leis, e com tal clareza que até uma criança pode perceber. Prevenimos que algumas passagens aqui citadas pretende o oponente ter confutada na parte final de seu livro, mas os leitores devem aguardar a nossa resposta àquela parte. Todos os textos que o autor pretende ter respondido serão reeditados em seu legítimo sentido, na mais exata contextuação, ficando pulverizados seus argumentos. No quadro abaixo há, alguns textos repetidos, porque encerram mais de um contraste, mas não há repetição de argumentos. por economia de espaço, não citamos todos os textos na íntegra, mas a parte ESSENCIAL dos mesmos.

           QUADRO "A"                                             QUADRO "B" 

A Bíblia Fala de uma Lei que:            A Bíblia Fala de Outra Lei que: 

l. Foi DADA POR DEUS DI-           1. FOI DADA POR MOISÉS 

RETAMENTE A MOISÉS                AOS LEVITAS

 "E deu a Moisés (Quando                  "Deu ordem Moisés, aos levitas ... 

acabou de falar com ele no                  dizendo: Tomai este livro da lei, e 

Monte Sinai) as duas tábuas..."           ponde-o ao lado da arca ... para que

Êxo. 31:18.                                          ali esteja por testemunha contra ti." 

                                                             Deut. 31:25 e 26. 

Aqui está a razão originária de serem denominadas respectivamente lei de Deus e lei de Moisés: por não serem os mesmos agentes outorgantes dessas leis. Essa diferença é fundamental, patente e irrecusável. Trata-se de dois códigos distintos, inconfundíveis. 


2. FOI PROFERIDA POR DEUS     2. FOI FROFERIDA POR MOISÉS

 MESMO                                         "Esta é a lei que Moisés propôs aos

"Então falou Deus todas estas         filhos de Israel ... estatutos e juízos 

palavras, dizendo ..." (íntegra          que Moisés falou aos filhos de Israel,

do Decálogo) Êxo. 20:1-22.             Havendo saído do Egito."  

"Então o senhor vos falou do           Deut. 4:44 e 45. 

meio do fogo... Então os 

prescreveu... os Dez Manda- 

mentos e os escreveu em duas 

tábuas de pedra." Deut. 4:12 e 13.


Estes versos nitidamente demonstram dois autores, dois legisladores, e em circunstâncias bem diferentes. Uma lei promulgada por Deus; outra promulgada por Moisés. Lei de Deus e lei de Moisés – dois códigos distintos. Embora em sentida amplo Deus seja a Autor de todas as leis –pois inspirou a Moisés há, contudo, duas leis distintas quanto ao objetivo, conteúdo, duração e destino.

3. FOI ESCRITA POR DEUS          3. FOI ESCRITA POR MOISÉS

"... tábuas de pedra, escritas pelo      "E Moisés escreveu todas as 

dedo de Deus." Êxo. 31:18.              palavras do Senhor ... " Êxo 24:4

"... também a escritura era a              "E Moisés escreveu esta lei e a deu 

mesma escritura de Deus,                aos sacerdotes ..." Deut. 31:9. 

esculpida nas tábuas." Êxo. 32:16.

Inequivocamente se demonstra que um autor escreveu uma lei, enquanto outro autor redigiu outra lei. Não pode haver confusão. Duas coisas absolutamente diferentes, distintas. Admitir o contrário seria estabelecer conflito entre os textos. Mas tal não há. Porque se trata de duas diferentes leis. Claríssimo! 

4. FOI ESCRITA EM TÁBUAS           4. FOI ESCRITA EM UM LIVRO

DE PEDRA "E deu a Moisés               "E aconteceu que acabando Moisés

duas tábuas do testemunho,                de escrever as palavras desta lei 

tábuas de pedra, escritas com           num livro ..." Deut. 31:24.

o dedo de Deus" Êxo. 31:18.              "E Moisés escreveu... e tomou o 

"... os Dez Mandamentos e os             livro do concerto ..." Êxo. 24:4 e 7.

escreveu em duas tábuas de 

pedra." Deut 4:13.

Tábua de pedra é pedra. Livro é papiro em forma de rolo. São materiais diversos. Um abismo separa tábuas de pedra, de livro. É flagrante a distinção de duas leis. Com relação à lei escrita nas tábuas de pedra se diz que Deus "nada acrescentou." Deut. 5:22. 

Não se pode admitir – como querem alguns – que a lei do livro seja continuação da lei escrita na pedra. São duas íeis bem diferenciadas.

5. FOI POSTA POR MOISÉS           5. FOI POSTA PELOS LEVITAS

DENTRO DA ARCA                      AO LADO DA ARCA, FORA DELA

"... desci do monte e pus as tábuas       "Tomai este livro da lei, e ponde-o 

na arca que fizera" Deut. 10:5.          ao lado da arca do concerto do 

"... tomou o testemunho, e pô-lo       Senhor." Deut. 31:26. 

na arca ... e pôs o propiciatório       ".. achei o livro da lei na casa do

sobre a arca." Êxo. 40:20.                 Senhor ..." II Reis 22:8. 

"e a arca do concerto ... em que 

estava... as tábuas do concerto " 

Heb. 9:4.

"... na arca nada havia senão as 

duas tábuas da lei." I Reis 8:9,

De modo claro se diz que as tábuas foram colocadas no interior da arca, ao passo que a outra lei – o livro – foi posto fora da arca, ao seu lado. Não pode haver confusão. São coisas diferentes. É inadmissíveis que uma coisa seja complemento de outra. como querem os torcedores da claríssima Palavra de Deus. Se assim fosse, a que estava no livro seria um acréscimo do que estava na pedra. 

Mas a própria Bíblia desmente essa invenção afirmando que Deus "nada acrescentou" além dos Dez Mandamentos. 

6. É DENOMINADA LEI                  6. FOI DENOMINADA A LEI

DO SENHOR                                     DE MOISÉS

"... tem o seu prazer na lei do              "Disseram a Esdras, o escriba,

Senhor, e na Sua lei medita                que trouxessem o livro da lei de

de dia e de noite." Sal. 1:2.                  Moisés." Neem. 8:1.

"A lei do Senhor é perfeita."              "... alguns ... da seita dos fariseus...

Sal. 19.7.                                               mandar-lhes que guardassem a 

                                                              lei de Moisés." Atos 15 ã.

Com exceção de poucos textos, a Bíblia distingue a lei moral como lei do Senhor, e a lei cerimonial como lei de Moisés. EM NENHUMA FARTE DA BÍBLIA OS DEZ MANDAMENTOS SÃO CHAMADOS LEI DE MOISÉS. Aí está um desafio aos que confundem as leis.

7. É CHAMADA A LEI REAL          7. FOI CHAMADA A CÉDULA

"Se cumprirdes conforme a                  DAS ORDENANÇAS 

Escritura, a lei real: Amarás ao           "Havendo riscado a cédula que era

Teu próximo como a ti mesmo."            contra nós nas suas ordenanças".

S. Tiago 2:8 (resumo da segunda              Col. 2:14 ("Riscando o escrito que

tábua dos Dez Mandamentos).             havia contra nós em ordenanças."

Tradução Trinitária) 

                                                              "Na sua carne desfez... a lei dos

                                                              mandamentos que consistiam em 

                                                              ordenanças... " Eles 2:15.

Lei real é a lei do rei. Não pode ser de Moisés. Lei do rei é uma lei que pela forca da expressão, julga. É uma lei virtualmente moral. Cédula de ordenanças", no melhor sentido, são "instruções ritualísticas," dada a natureza do que Moisés prescrevera. Dois tipos de lei. A lei real cão pode ser riscada ou desfeita... como o foram as cerimônias transitórias dos israelitas. Ordenanças, segundo os melhores léxicos, são meras prescrições, ordens, instruções detalhadas sobre liturgia. e isso não se aplica à lei moral. O Standard Bible Dictionary define "ordenança" como um rito religioso ou cerimônia ordenada ou estabelecida por autoridade divina ou eclesiástica. 

8. EXISTIA ANTES DA               8. FOI DADA DEPOIS DA

    QUEDA DO HOMEM                  QUEDA DO HOMEM

"Como por um homem entrou           "Tendo a lei a sombra dos bens

o pecado no mundo... mas o              futuros ... sacrifícios que

pecado não é imputado não            continuamente se oferecem

havendo lei." Rom. 5:12, 13.            cada ano..." Heb. 10:1.

"Onde não há lei também não             "alegoria... em que se oferecem

há transgressão." Rom. 4:15.              dons e sacrifícios ..." Heb. 9:9 e 10.

"Pecado é transgressão da lei" – segundo o original anomos de I João 3:4. Ora, portanto, se o pecado entrou no mundo é porque vigorava a lei moral desde o princípio. Portanto, antes da queda existia a lei de Deus. Depois da queda é que surgiram os holocaustos, as ofertas, os altares. Abel, Noé, Abraão fizeram altares e ofertas ... Depois da queda veio a lei cerimonial como símbolo de que "o salário do pecado é a morte" e como prefiguração do Salvador. 

9. É PERFEITA                         9. FOI IMPERFEITA, NENHUMA

"A lei do Senhor é perfeita             COISA APERFEIÇOOU 

e restaura a alma." Sal. 19:7.          "Pois a lei nenhuma coisa

                                                         aperfeiçoou." Heb. 7:19

É iniludível o contraste. Uma coisa não pode ser perfeita e imperfeita ao mesmo tempo. "A lei do Senhor", a lei moral, eterna e imperecível é perfeita. Não pode ter falhas porque é um transcrito do caráter de Seu Autor. Por outro lado, a lei das ordenanças ritualísticas, era uma lei a título precário, transitória e assim não podia aperfeiçoar coisa alguma.

10. TEM ESTATUTOS BONS,       10. TINHA ESTATUTOS QUE 

EM CUJO CUMPRIMENTO                 NÃO ERAM BONS

HÁ VIDA. "Mandamentos                  "... também lhes dei estatutos

bons." Neem. 9:13.                               que não eram bons... pelos quais

"... dei-lhes os Meus estatutos...           não haviam de viver." Ezeq. 20:25

os quais, cumprindo-os o homem,       "a cédula que era contra nós nas

viverá por eles." Ezeq. 20:11.              suas ordenanças..." Col. 2:14.

"... mandamento santo, justo e 

bom." Rom. 7:l2.

Uma coisa não pode ser boa e ruim ao mesmo tempo. Seria uma contradição irreconciliável. Mas a Bíblia não se contradiz, porque é a Palavra de Deus. Tudo porém, se harmoniza facilmente, considerando-se que os textos tratam de duas diferentes leis.

11. TRATA DE PRECEITOS                11. TRATAVA DE MATÉRIA

MORAIS                                                  RITUAL E CERIMONIAL

(Íntegra dos Dez Mandamentos,             (Especialmente Lev. capítulo 23)

em Êxo. 20:1-17.) 

Aqui está a diferença fundamental, patente no conteúdo destas leis. A lei moral contém preceitos morais que estabelecem deveres do homem para com Deus, e do homem para com o próximo. A lei cerimonial só prescreve prescrições sobre holocaustos, ofertas formalidades sacerdotais, ritual do santuário, festas anuais, luas novas, circuncisão, abluções, manjares, etc. são leis diametralmente opostas. A primeira está sumariada nos Dez Mandamentos. 


12. NADA CONTÉM DE            12. NADA CONTINHA DE MORAL

OFERTAS, SACRIFICIOS               "... consistindo somente em

e ORDENANCAS TÍFICAS              manjares, e bebidas e várias

"... no dia em que vos tirei da             abluções..." Heb. 9:10.

terra do Egito ... nem lhes ordenei        "... uma alegoria ... dons e

coisa alguma acerca de holocaustos         sacrifícios." Heb. 9:9.

e sacrifícios ..." Jer. 7:22.                  "...ordenanças de culto divino." 

                                                             Heb. 9:1 (V. Heb. 10:1-10)

Não pode haver confusão entre a matéria dessas leis, o seu teor e substância, principalmente quando a Bíblia explicitamente declara que uma não contém a matéria da outra. São virtualmente heterogêneas. Só uma teimosia doentia poderia sustentar o contrário.

13. REVELA O PECADO                 13. PRESCREVIA OFERTAS

"... Pela lei vem o conhecimento             PARA PECADOS

do pecado." Rom. 3:20 "                         ("modus operandi" em Levítico,

".. eu não conheci o pecado senão             capítulos 3 a 7)

pela lei." Rum. 7:7. 

"... o pecado é a transgressão da lei" 

I S. João 3:4 (RA). 

Outro contraste patente se observa na finalidade destas leis. Uma tem como objetivo mostrar o pecado. A outra recorre a um sistema remediável, instruindo o homem o que deve fazer para libertar-se do pecado, a título precário, e expressando simbolicamente a fé no Salvador – o Remédio Definitivo. A função da lei de Deus jamais foi salvar, mas mostrar o pecado, conduzindo o pecador a Cristo – o Salvador.

14. DEVE SER GUARDADA       14. NÃO DEVIA SER GUARDADA

"Se queres entrar na vida, guarda    "...dizendo que deveis ser circuncidados

os mandamentos." S. Mat. 19.17.    e guardar a lei, aos quais não demos 

"a incircuncisão nada é, mas sim a    ordem." Atos 15:24. (Trad. Trinitária)

observância dos mandamentos de 

Deus." I Cor. 7:19. Ver também 

I João 5:3; Apoc. 14:12; Ecl. 12:13.

Também este pormenor constitui um contraste notável. O Novo Testamento reitera a vigência da lei moral, a sua guarda para os cristãos. No entanto, a lei cerimonial não mais deve ser observada. Em Gálatas 3, 4 e 5 há incisivas increpações contra a observância desta lei. O próprio teor dos textos à margem, revela tratar-se de leis diferentes. 

15. PERMANECE PARA SEMPRE       15. FOI CRAVADA NA CRUZ 

"... todos as teus mandamentos.                "... cédula que era contra nós

Permanecem firmes para todo o                nas suas ordenanças... e a tirou

sempre." Sal. 11:7 e 8.                               do meio de nós, cravando-a na 

                                                                   cruz." Col. 2:14.

De uma lei se diz que deve permanecer firme para todo a sempre. De outra se diz que foi cravada na cruz. Note-se que esta última consistia em "ordenanças:. Podia ser a mesma lei? Só absoluta ausência de percepção concordaria com isso.

16. É ESTABELECIDA NA          16.  FOI ABOLIDA NA

DISPENSAÇÃO EVANGÉLICA      DISPENSAÇÃO EVANGÉLICA

"Anulamos, pois, a lei pela fé?       "... na sua carne desfez a inimizade, a 

Não, de maneira nenhuma! Antes,    lei dos mandamentos que consistia 

confirmamos a lei." Rom 3:31.       em ordenanças." Efés. 2:15.                                        

Por mais que a vesga dialética dos oponentes tente destruir a evidência, é flagrante o conflito entre estes textos. Um fala claramente de uma lei estabelecida, e outro de uma lei desfeita. Sem dúvida referem-se a duas leis distintas, uma imutável, outra caduca. Esta última era a lei que consistia em ordenanças.

17. QUE JULGA                             17. A NINGUÉM JULGA

"Assim procedei, como devendo      "...ninguém vos julgue pelo comer

ser julgados pela lei da liberdade."       ou pelo beber, ou por causa dos dias 

S. Tia. 2:12.                                       de festa, ou da Lua nova, ou dos 

"pela lei serão julgados." Rom. 2:12     sábados, que são sombras..." 

"... guarda os mandamentos..            Col. 2:16 e 17.

Porque Deus há de trazer a juízo 

toda a obra." Ecles. 12:12 e 13.

Está claro como a luz cristalina que a Bíblia se refere a uma lei que é norma de julgamento. Só pode ser a lei moral, cuja transgressão é pecado, é iniqüidade, é crime perante Deus. E se refere também a uma lei que regulamenta as ordenanças (manjares, bebidas, abluções, dias de festa, sábados anuais cerimoniais, que eram sombras das coisas futuras. Note-se que o sábado do Decálogo não é sombra de coisa futura, mas memorial de um fato passado: a Criação). A lei cerimonial a ninguém julga. Há, inequivocamente, duas leis.

18. É UMA LEI ESPIRITUAL     18. NÃO ERA ESPIRITUAL, POIS

" . bem sabemos que a lei é             TINHA MANDAMENTO CARNAL

espiritual..." Rom. 7:14.                  "... consistindo somente em manjares...

                                                         justificações da carne, impostas até 

                                                         ao tempo da correção." Heb. 3:10.

                                                        "... segundo a lei do mandamento 

                                                         carnal..." Heb. 7:16 

O espiritual choca-se com o carnal; uma lei não pode ser espiritual e carnal ao mesmo tempo. Seria uma flagrante contradição. A lei moral é nitidamente espiritual, pois Cristo a comenta no Sermão do Monte, revelando a pecado por pensamento, irascibilidade, mesmo que não se dê a materialidade do fato. São duas leis separadas por um abismo.

19. É A NOSSO FAVOR, POR        19. ERA CONTRA NÓS

SER SANTA, JUSTA E BOA           ".... a cédula que era contra nós nas suas

"... a lei é santa, e a mandamento       ordenanças... nos era contrária ..." 

santo, justo e bom." Rom. 7:12.      Col. 2:14.

"... a lei do Senhor ... refrigera a 

alma ... preceitos do Senhor... 

alegram o coração... mais doces 

que o mel .." Sal.19:7, 9 e 10

O cotejo entre esses versos demonstra a pluralidade de leis. Uma favorece o homem, refrigera-o, alegra-o, dado o caráter santo, justo e bom desta lei. A outra, por ter preenchido a sua efêmera finalidade, tornou-se desnecessária e mesma contrária ao cristão.

20. É UMA LEI ETERNA,               20. ERA MERA SOMBRA DAS

INAB-ROGÁVEL                                 COISAS FUTURAS

"Em verdade vos digo que                    "Porque tendo a lei a sombra dos

até que o céu e a Terra passem,           bens futuros, e não a imagem exata 

nem um jota ou til se omitirá              das coisas." Heb. 10:1. 

da lei, sem que tudo seja 

cumprido." S. Mat. 5:18.

O paralelo é muito claro e convincente. Uma lei duraria "até que o céu e a Terra passem", isto é, por toda a eternidade, enquanto outra era mera 

"sombra dos bens futuros". Era simples prefiguração, tipo. Era coisa ilusória. "Cumprimento" não é cessação de vigência, pois se o fosse, seria então nada menus que ab-rogação. E isto desmentiria o período de duração, ou seja, a existência do céu e da Terra.

21. É LEI DA LIBERDADE             21. ERA JUGO DE ESCRAVIDÃO

"... assim procedei, como devendo         "... não torneis a meter-vos debaixo

ser julgados pela lei da liberdade."         do jugo da escravidão." Gál. 5:1.

S. Tia. 2:12.

Aí estão duas afirmações conflitantes: liberdade e escravidão A lei moral de Deus, sintetizada nos Dez Mandamentos, não é um jugo, mas um deleite, um refrigério, um prazer. Quanto à cédula de ordenanças típicas, Cristo dela nos libertou, e se a ela voltássemos seria um inútil jugo de servidão. Os judeus convertidos na Galácia queriam observar as festas cerimoniais e, a circuncisão. Daí a admoestação paulina de Gál. 5:1.

22. UMA LEI QUE DÁ PRAZER        22. NÃO DÁ PRAZER, POR

"... segundo o homem interior, tenho              NOS SER CONTRÁRIA, 

prazer na lei de Deus." Rom. 7:22.             FRACA E POBRE

"tem prazer na lei do Senhor"  Sal. 1:2.          "... a esses rudimentos fracos e

Ver também Sal. 119:72 e 97.                   pobres ..." Gál. 4:9.

Uma lei que constitui alegria para o servo de Deus é aqui contrastada com a lei que era "contra nós." consistindo em rudimentos fracos e pobres, em suma, uma lei que de forma alguma poderia proporcionar prazer. São duas leis, de costas voltadas uma à outra. 

23. NÃO PODIA SER MUDADA        23. FOI MUDADA POR

"É mais fácil passar o céu e a Terra do            NECESSIDADE 

 que cair um til da lei." S. Luc. 16:17.      "mudando-se o sacerdócio, 

                                                                   necessariamente se faz também

                                                                   a mudança da lei." Heb. 7:12. 

Se uma lei é imutável, não pode ser mudada. A Escritura não se contradiz. Portanto, duas leis diferentes são aqui referidas. E a lei que mudou era a que se relacionava com o sacerdócio levítico, com o ritual do santuário. 

24. FOI ENGRANDECIDA POR        24. FOI AB-ROGADA POR  

     CRISTO                                                 CRISTO 

"... engrandecerá Ele a lei, e a fará       "... o mandamento é ab-rogado por 

ilustre." Isa. 42:21 (Trad. Trinitária)     causa da sua ... inutilidade ... e é 

" ... a Tua lei está dentro do Meu          introduzida uma melhor esperança."

coração." Sal. 40:8.                                Heb. 7:18 e 19. 

Descrevendo o futuro Messias, afirma Isaías que Ele engrandeceria a lei de Deus. O escritor da epístola aos Hebreus nos fala do mandamento ab-rogado, inútil e fraco. É evidente o contraste Não pode ser a mesma lei.

25. CONTÉM UM SÁBADO         25. CONTINHA SÁBADOS ANUAIS

SEMANAL                                        "O sétimo mês, o primeiro dia              

"Lembra-te do dia do sábado ...         do mês será para vós um sábado

Seis dias trabalharás... mas o              e uma recordação... Aos dez dias

sétimo dia é o sábado do Senhor        deste sétimo mês, será o dia 

teu Deus... Porque em seis dias fez     soleníssimo das expiações ... É o

o Senhor os céus e a Terra... e ao        sábado do repouso; afligireis as 

sétimo descansou; portanto abençoou     vossas almas no dia nove do mês ...

o Senhor o dia do sábado, e o             dia quinze do sétimo mês... 

santificou." Êxo. 20:8-11.                   celebrareis as festas do Senhor ...      

                                                            o primeiro e o oitavo dia será o  

                                                            a sábado, isto é, o descanso" 

                                                            Lev. 23:24, 27 e 39 (Trad. do

                                                             P. Matos Soares) 

                                                           "Estas são as festas do Senhor 

                                                            independentemente dos sábados 

                                                            do Senhor." Lev. 23:38 

                                                            (Trad. do P. Matos Soares).

O sábado do Decálogo, incluído na lei moral, é semanal e continua sendo o sétimo dia. Relaciona-se com o culto, com um dever do homem para com Deus, e é um perpétuo memorial da Criação. A outra lei, a lei cerimonial, continha festas anuais, como a Páscoa o Pentecostes, o Dia da Expiação etc., que caíam em dias diferentes. E A ESSES DIAS, A ESCRITURA DENOMINA DE SÁBADOS. Não pode haver confusão com o sábado semanal, que está no Decálogo. Além disso, a Escritura com clareza afirma que tais festas – tais sábados anuais, cerimoniais, eram "independente dos sábados do Senhor" (do sétimo dia]. Eram outra coisa. Este fato também corrobora a existência de duas leis distintas e inconfundíveis.


26. CONTÉM UM SÁBADO                   26. TINHA SÁBADOS 

DO QUAL SE AFIRMA QUE                  CERIMONIAIS – SOMBRA 

DURARÁ ATÉ A ETERNIDADE           SOMBRA DAS COISAS 

"E de mês em mês. e de sábado              FUTURAS – QUE CESSARAM

em sábado toda a carne (toda a               NA CRUZ 

humanidade) virá prostrar-se diante    "... a cédula ... em suas ordenanças ...

de Mim e Me adorará, diz o Senhor."  cravando-a na cruz ... ninguém vos

Isa. 66:23 (trad. P. Matos Soares).       julgue ... por causa dos sábados, 

                                                              que são sombras das coisas 

                                                              futuras, mas o corpo é de Cristo." 

                                                              Col. 2:14, 16 e 17.

Evidente é o contraste que há em ambas com relação ao sábado inab-rogável de Deus, e aos sábados "sombras das coisas futuras" e que foram cravados na cruz. Não podia a mesma lei que regulava o sábado comemorativo da criação (fato passado) com os sábados que comemoravam coisas futuras. Enquanto a Criação existir, enquanto existir mundo existirá o seu memorial. 


Este quadro comparativo ainda poderia estender-se, com novos cotejos. Se não há duas leis distintas na Bíblia, então temos o Quadro "A" inapelavelmente em conflito contra o Quadro "B" – nada menos que 26 contradições irremediáveis. Nesse caso, conviria atirar a Bíblia a um canto, pois não passaria de um amontoado de contradições grosseiras e ilogismos insanáveis. Um livro sem nexo. Sua inspiração, unidade e exatidão seria um mito!!! 

Graças a Deus, porém, que não é assim. Com elementar bom senso e percepção tudo se torna claro no Livro de Deus.