62 2.300 "tardes e manhãs" (Daniel 8:14) são 2.300 anos?

perguntas pr timm

Existe base bíblica para a interpretação das 2.300 "tardes e manhãs" (Daniel 8:14) como 2.300 anos?


por Alberto R. Timm


Estudos históricos bem abalizados demonstram que, até meados do século 19, a grande maioria dos comentaristas bíblicos protestantes interpretava as 2.300 "tardes e manhãs" como 2.300 anos (veja os citados por LeRoy E. Froom, The Prophetic Faith of Our Fathers, pp. 204-268; ou Alberto R. Timm, O Santuário e as Três Mensagens Angélicas [Engenheiro Coelho, SP: Imprensa Universitária Adventista, 2000], pp. 21-25). 


Essa mesma interpretação continuou sendo aceita nos círculos protestantes pelo menos até o final do século 19.


Existem várias razões que nos levam a aplicar o princípio "dia-ano" de interpretação profética às 2.300 tardes e manhãs. Uma delas é o relacionamento entre as 2.300 tardes e manhãs e as 70 semanas de Daniel 9:24-27. 


A visão sobre as 70 semanas foi dada a Daniel como explicação adicional à visão das 2.300 tardes e manhãs (ver Dan. 8:14, 26 e 27; 9:20-27). Nessa explicação, o único ponto de partida mencionado, que deve ser comum a ambos os períodos proféticos, é a expressão "desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém" (Dan. 9:25). 


Essa ordem entrou em vigor em 457 a.C. (ver Esd. 7:13). E não há como fazer com que as 70 semanas se estendam "até ao Ungido, ao Príncipe" (Dan. 7:25), entre 27 e 34 d.C., sem que este período seja considerado como 70 semanas de anos, ou seja 490 anos. 


Agora, se aplicamos o princípio dia-ano às 70 semanas, como grande parte dos comentaristas o fazem, também devemos aplicá-lo às 2.300 tardes e manhãs.


Outra razão é o próprio contexto histórico. A visão das 2.300 tardes e manhãs foi dada "no terceiro ano do reinado do rei Belsazar" (Daniel 8:1), rei de Babilônia. 


O cumprimento deveria ocorrer, segundo a própria visão, em "dias ainda mui distantes" (Daniel 8:26), estendendo-se "desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém" (Dan. 9:25), ou seja de 457 a.C., até o "tempo do fim", o "último tempo da ira" e o "tempo determinado do fim" (Dan. 8:17 e 19). 


Se interpretarmos as 2.300 tardes e manhãs como 1.150 dias literais (3 anos e meio) ou mesmo como 2.300 dias literais (7 anos), esse período não chegaria ao final do domínio persa, e muito menos ao tempo do fim.


Uma terceira razão é o princípio da "simbolização em miniatura", assim denominado em 1843 por George Bush, professor de Hebraico e Literatura Oriental da New York City University. 


De acordo com esse princípio, sempre que a entidade envolvida em uma profecia bíblica aparece simbolicamente miniaturizada, o tempo profético envolvido foi igualmente miniaturizado, e deve ser interpretado com base no princípio dia-ano. 


Por exemplo, em Números 14, assim como os doze espias simbolizavam doze tribos, os 40 dias representavam 40 anos (verso 34). De modo semelhante, em Daniel 8, assim como o carneiro e o bode simbolizam dois reinos (Medo-Pérsia e Grécia), as 2.300 tardes e manhãs representam 2.300 anos.


Portanto, devemos interpretar as 2.300 tardes e manhãs como 2.300 anos.


Fonte: Sinais dos Tempos, setembro/outubro de 2000. p. 21 (usado com permissão)


- Veja aqui o 👉 Índice com todas as perguntas