162 A PAZ DE CRISTO

acervo de sermões extra


ASSUNTO: A verdadeira Paz


OBJETIVO: Mostrar a igreja que só em Cristo encontramos Paz.


TESE: Cristo é a verdadeira Paz


TEXTO: João 14.27 (Texto opcional: Isaías 48.22)


INTRODUÇÃO: 


Em uma época de intensivo materialismo, globalização, competição e agressividade, podem ser ridículo que alguém venha falar de equilíbrio espiritual harmonia e amor como fundamentos de uma cultura de paz. Mas basta olhar em sua volta, ler as notícias do dia ou acompanhar pela Internet os lances mais recentes da guerra do Afeganistão para pensar duas vezes e ver realmente onde encontraremos a verdadeira paz. 


A Paz é uma coisa que o homem sempre buscou através dos tempos, fala-se muito de paz hoje em dia, todos querem a paz. Vemos acontecimentos todos os dias que apesar de querermos tanto a Paz ela está cada vez menos presente no nosso dia a dia, parece que quanto mais a queremos mais cresce a violência, a guerra e a corrupção. 


Eu não quero ser pessimista e apenas apontar coisas negativas, sei que tem crescido o número de pessoas que trabalham seriamente pela Paz, mas vemos que cresce em uma proporção maior a violência e a guerra. Por que isso está acontecendo? Onde está então a Paz que tanto queremos? Quais os caminhos que devemos percorrer para chegarmos a Paz? O que poderá acontecer se o mundo não encontrar esse caminho?


I. TIPOS DE PAZ


1-Paz. Este bem tão almejado por toda a humanidade. Para alguns significa, bonança; para outros, ausência de guerras esses são os tipos de paz que o homem mais procura.

a) paz exterior (com as outras pessoas).Para muitas pessoas esta paz é um carro novo, uma casa bonita pessoas bonitas  em sua volta , dinheiro fama posição social etc... Esquecem que o dinheiro pode comprar a cama, mas não pode comprar o sono, pode comprar os médicos, mas não pode comprar a saúde, a fama passa, a beleza passa, o carro enferruja a solidão chega e o que sobra agora? 


b)-Paz consigo mesmo


Uma das primeiras coisas que o mundo inteiro ensina é buscar a paz interior dentro do próprio ser humano. Diz que ele tem a capacidade de ter e encontrar a paz independente de Deus. Basta perceber a sabedoria de interiorizar-se, olhar para dentro e conhecer-se melhor. Pensados no conhecer, acham que só conhecer é o necessário para entender o mundo a nossa volta... Sim seria, se realmente nos conhecêssemos poderíamos ter uma noção melhor do sentido da vida e do ambiente que nos cerca. É fundamental para nossa Paz interior que tenhamos uma boa relação conosco e com o ambiente que nos cerca, mas antes que possamos ter uma boa relação com esse ambiente precisamos nos conhecer primeiro de maneira dependente, conhecer nossas limitações conhecer nosso Criador. E os nossos medos, ansiedades, angustias, dúvidas, raivas, culpas e desequilíbrio serão ajustados ao perdão e conforto proporcionados por Deus.

II. PAZ COM DEUS. 

1. A paz perfeita proporcionada por Deus à humanidade pode ser ilustrada da seguinte forma:

a) Certa vez, foi feito um concurso no qual, vários pintores famosos tentavam expressar a paz em suas telas. O primeiro pintou uma linda paisagem de uma plantação de trigo, amarelinha, impelida pelo vento, e ao alto, um belo entardecer. Aparentemente uma paz, mas não ganhou. O segundo pintou uma frondosa árvore, com um pequeno balanço onde uma linda criança brincava num ensolarado dia de primavera. Aparentemente paz, mas, esta também não ganhou o concurso. O terceiro pintor pintou uma enorme cachoeira que, ao derramar suas abundantes águas, levantava uma enorme névoa; bem no meio desta tormenta, num galhinho bem fino que brotava de uma rocha quase no topo da enorme queda, ele estampou um frágil ninho onde a mamãe passarinho alimentava o seu pintainho no bico. Aparentemente um tormento, mas..., que paz...

b) É exatamente esta paz que o apóstolo Paulo nos fala em sua carta aos Filipenses 4:7, a paz que excede todo o entendimento humano. É paz que independe de circunstâncias boas ou de situações favoráveis. É paz que vem do alto. É Paz de Deus, tão sublime e doce, tão simplesmente e inexplicavelmente, paz. É uma paz que nasce de um coração que espera em Deus e sabe que, dEle, receberá tudo o que for necessário para um viver pleno. 

CONCLUSÃO:

Essa é a paz que experimentam todos os que gozam de comunhão plena com Deus. É a paz que nasce da fé em Jesus. Fé, que, inquestionavelmente habita todas as vidas que realmente estão entregues nas mãos de Deus. E, que esta paz, habite os nossos corações eternamente. Amém.


APELO:

Para nós, povo de Deus, paz significa presença confortante do Espírito Santo em nossas vidas.

O próprio Jesus disse deixo vos a paz a minha paz vos dou. Não a dou como o mundo a dá... Só Jesus pode nos dá a paz verdadeira só Ele nos conforta nos momentos difíceis e tenebrosos. Não quer você sentir esta paz em seu coração? levante-se agora e diga sim para a própria paz, Jesus