161 O AGENTE INDISPENSÁVEL

acervo de sermões extra


ASSUNTO: O Espírito Santo e a Missão


OBJETIVO: Mostrar que o Espírito Santo acompanha e capacita o missionário


TEXTO: At 13:1-12


TESE: A missão só tem êxito com o direcionamento do Espírito Santo


INTRODUÇÃO:


Com a capacitação e o direcionamento do Espírito Santo, é impossível a missão não ter êxito. Mas, por que o Espírito Santo promove o êxito da missão?


I. Ele Chama Para a Missão (v. 2)


Paulo e Barnabé estavam na igreja de Antioquia, juntamente com alguns profetas e mestres (Simeão, Lúcio, Manaém), adorando o Senhor e jejuando, quando o Espírito Santo os chamou para uma grande missão: serem enviados como missionários ao mundo pagão. Eles iniciaram a missão “enviados pelo Espírito Santo” (v. 4).


II. Ele Reveste o Servo (v. 9)

Sérgio Paulo era procônsul de Chipre (um dos lugares que Paulo e Barnabé passaram), e mandou chamar a Paulo e Barnabé “porque queria ouvira a Palavra de Deus” (v. 7). “Mas resistia-lhes Elimas, o encantador, procurando apartar da fé o procônsul” (v. 8).

Ellen White diz que “as forças do mal estão empenhadas em incessante luta contra os instrumentos indicados para disseminar o evangelho”. E ainda: “mas o fiel obreiro do evangelho não precisa temer malogro a mão do inimigo, pois é seu privilégio ser assistido com o poder do alto, afim de enfrentar cada satânica influência”.

Diante da situação, Paulo repreendeu o mágico (v. 9) e deu-lhe uma sentença: cegueira (vv. 10-11). A conduta de Paulo, revestido do Espírito Santo, ocasionou a conversão de Sérgio.


III. Confirma Seu Serviço

Mas tarde, referindo-se a essa missão dada e acompanhada pelo Espírito Santo, Paulo declara que muitos dos gentios que ouviram a mensagem aceitaram-na (At 15:7, 9).


ILUSTRAÇÃO:

Certa vez, um ministro da ilha de Tonga, no Pacífico, emocionou 600 jovens universitários, ao contar-lhes a história da redenção de seu povo da ignorância e do canibalismo, para o gozo da cidadania do Reino de Deus. Hoje, cerca de 98% são membros da Igreja. Mostrou a sua bandeira, com uma borda vermelha e o centro branco com uma cruz vermelha. Aquela bandeira era o símbolo da salvação para ele e para o seu povo. Era também o símbolo de sua gratidão e abnegação em viver a vida cristã e dela fazer participantes seus vizinhos das ilhas do Pacífico, e os seus semelhantes em terras longínquas.


CONCLUSÃO:

Portanto, a missão só tem êxito com o direcionamento do Espírito Santo, porque:

- Ele chama para a missão

- Ele reveste de poder o servo convocado para a mesma

- Ele confirma seu serviço com os resultados.


APELO:

Quantos, conscientizados pela Palavra de Deus de que o Espírito chama, reveste e confirma a missão, querem recebê-Lo?

Fiquem de joelhos para orarmos.