159 ANTES DA VITÓRIA VEM A PERSEVERANÇA

acervo de sermões extra


ASSUNTO: Perseverança.


OBJETIVO: Levar a igreja a perseverar no Senhor.


TEXTO: Lc 18:35-43.


TESE: A perseverança antecede as bênçãos.


INTRODUÇÃO:


Entre as orientações apresentadas neste texto, está a da importância da perseverança na vida do cristão. Pois ela antecede a bênção provida pelo Senhor. Mas, por que a perseverança antecede a bênção?


I. Transpõe os Obstáculos.


Contexto: Jesus ia a Jerusalém para a Páscoa. Nessa época os peregrinos viajavam juntos em grupos. Jesus estava em um desses grupos, e todos queriam ouvi-Lo. “Quando esse grupo passava por uma vila ou cidade, aqueles que não podiam ir à festa se ajuntavam à beira do caminho para ver os peregrinos  e desejar-lhes boa sorte na viagem. E o cego estava sentado entre a multidão”, perto de Jericó (v. 35). Perguntou o que era aquilo (v. 36), e ao notificar-se de que se tratava de Jesus, clama para que Ele o ajudasse e o curasse.


1) Era cego.

Esse era um grande obstáculo, pois não podia visualizar Jesus. Por ter uma audição aguçada, deduziu a direção em que Jesus Se encontrava, e gritou.


2) As críticas e repreensões.

“Repreendiam-no para que se calasse, mas ele clamava ainda mal alto” (v. 39).

Os obstáculos que a vida nos coloca não são intransponíveis para aqueles que são perseverantes.


ILUSTRAÇÃO:

Em 1832, Abraão Lincoln perdeu o emprego. Neste mesmo ano foi derrotado em sua campanha por uma cadeira no Legislativo Estadual de Illinois. Em 1833 fracassou em seus negócios; Em 1835 faleceu sua noiva; Em 1836 sofreu aguda crise nervosa; Em 1838 foi derrotado em suas aspirações para alcançar a presidência da Legislativa de Illinois; Em 1843 sofreu outra derrota como candidato ao Congresso Nacional; Em 1846 foi afinal eleito Deputado Federal, porém em 1848 perdeu a reeleição; Em 1854 foi derrotado quando disputou a representação do seu Estado no Senado da República; Em 1856 sofreu outra derrota, quando disputava a Vice-Presidência da República; Em 1858 foi outra vez vencido em sua campanha para o Senado; Porém, em 1860, afinal, foi eleito Presidente do seu País.

Lincoln nunca se deixou abater diante da derrota, mas o seu nome jamais seria conhecido pelo mundo se ele não houvesse perseverado em seu esforço por atingir os seus objetivos.


II. Revela Fé

1) Jesus pediu que o trouxessem. Posteriormente, perguntou-lhe: “Que queres que te faça?” (v. 41). Com convicção, ele respondeu: “Senhor, quero ver” (v. 42).


2) Então Jesus diz: “Vê, a tua fé te salvou” (v. 42). Imediatamente ele tornou a ver.

Devido à sua perseverança em continuar clamando ao Senhor, sua fé foi revelada publicamente. Então ele foi curado por Cristo.


CONCLUSÃO:

Portanto, a perseverança é uma prerrogativa indispensável no cristão, pois ela o fortalece para vencer os obstáculos (crítica, limitações, etc.) que o distanciam do Senhor. E a perseverança também revela sua fé (do cristão) no Senhor, para receber Suas bênçãos.


APELO:

Diga um “amém” bem forte aqueles que querem pedir ou ampliar a perseverança na vida cristã.