158 AMOR INCOMPREENSÍVEL

acervo de sermões extra


ASSUNTO: Salvação.


OBJETIVO: Levar a igreja a pensar na obra redentora de Deus


TEXTO: Jo 3:16


TESE: Deus é amor.


INTRODUÇÃO:


Lutero chamou este verso de “o coração da Bíblia - o evangelho em miniatura”. Nele encontramos a descrição da obra redentora de Deus. Obra esta que comprova que Ele é amor, e isso é evidenciado pelos presentes que nos oferece gratuitamente, ao imerecido ser humano. Quais são esses presentes?


I. Deu Seu Filho Unigênito


1) Ao oferecer Jesus Cristo, o maior dom (Jo 4:10), Deus concretizou o maior ato. Ato tal que pode beneficiar todo o mundo. Isso prova que Deus não é apenas o maior amante, ou tem amor – Ele verdadeiramente é amor (1Jo 4:8, 16).


2) Ao dar a Jesus, não O enviou vazio, mas com todas as riquezas do Pai:

a. Suas palavras

b. Suas obras

c. A vida, perdão, restauração


II. Deu o Maior Livramento (“Não pereça”)


ILUSTRAÇÃO:

Quando Fox, líder dos Quackers, foi encarcerado em um porão sujo e desagradável, um dos seus amigos foi a Oliver Cromwell e ofereceu-se para ficar no lugar do líder. Cromwell, muito impressionado com este oferecimento, perguntou aos grandes de seu conselho:

- Qual de vós faria tal coisa por mim, se eu estivesse na mesma situação?

Cromwell não pôde aceitar a oferta, pois era contra a lei, mas estava admiradíssimo de ver uma amizade tão profunda e sincera.

Estando nós condenados à morte eterna (Rm 6:23), Deus ofereceu Seu Filho para morrer em nosso lugar.


III. Deu “A Vida Eterna”

1) A todos e gratuitamente


ILUSTRAÇÃO:

Quando madame Curie alcançou a tremenda vitória científica, oferecendo ao mundo a bênção dos Raios-X, alguém sugeriu que ela tirasse a patente do seu descobrimento, pois poderia assim compensar-se do trabalho que tivera, e ganharia dinheiro. Ela, porém, recusou-se a fazê-lo. Queria que os Raios-X fossem usados por todos, sem qualquer objetivo de lucro. 

O altruísmo de madame Curie é uma pálida demonstração do amor de Deus, ´pois o presente (Jesus) que Ele deu à humanidade é mais do que um paliativo ou detector de doenças – é a vida eterna.

2) Vida eterna é vida que dura para sempre; vida que não tem fim. É possível unicamente mediante uma conexão ininterrupta com esse presente (Jesus) dados por Deus, que é a Fonte de toda a vida.


3) O oposto da vida eterna não é um sofrimento eterno, e sim aniquilação eterna (“pereça” do grego, apóletai, “destruir completamente”), morte eterna. Não por que Deus o queira, senão por que o pecador escolheu separar-se de Deus, a Fonte da vida.


CONCLUSÃO:

Em Jo 3:16 Deus é amor por, pelo menos, três razões:

- Deu Seu Filho Unigênito

- Deu o maior livramento: “não pereça”

- Deu a vida eterna

E tudo isso gratuitamente, e todos podem receber.


APELO:

Quantos desejam esses presentes de Deus? Levante em nome de Jesus e venha até o altar do Senhor recebê-los através de uma oração coletiva.