72 Fidelidade e Serviço

acervo de sermões extra

ASSUNTO: Fidelidade e serviço.


OBJETIVO: Levar os irmãos a um preparo. 


TEXTO: Luc. 12:40.


TESE: Devemos ser fiéis na obra que Deus nos confiou.


INTRODUÇÃO:


Uma comissária de bordo ajudou um jovem, um tanto nervoso, ao encontrar sua poltrona.  A senhora ao lado sorriu e perguntou a ele: “É seu primeiro vôo?”.


O moço confirmou e tirou da pasta uma foto de uma moça de saudade e comentou: “estou indo visitar minha noiva e conhecer seus pais”.  Nesse momento a comissária anunciou que o comandante havia pedido que todos apertassem os cintos de segurança.  


O apreensivo rapaz ajeitou a foto no encosto do banco que estava a sua frente de modo que pudesse contemplá-la durante a viagem, mas passou a prestar atenção às instruções, procurando entendê-las e obedecendo prontamente aos indicativos.  Demonstrava-se interessado e preocupado com tudo o que tinha a ver com aquele avião, pois ele o conduzira aos braços de sua amada.  


Nós estamos esperando a volta do nosso amorável Senhor, muitas vezes nessa espera perdemos de vista o nosso alvo “Cristo” e paramos para pensar nos problemas e instruções que o mundo nos mostra e esquecemos de nos perguntar.  Como devemos esperar o retorno de Jesus.


I. SENDO FIÉIS (Luc. 12:35-40).


Este texto refere-se à parábola do servo vigilante. Jesus a princípio estava falando aos seus discípulos, mas como sempre a multidão vivia ao seu redor, podemos dizer que foi a primeira vez que Jesus ensinou publicamente a respeito da sua segunda vinda.  A multidão comprimia-se para conseguir uma breve visão de Jesus. Com Ele ia um compacto grupo de seguidores.  E em meio às curtas parábolas, Pedro pergunta: “Senhor, proferes esta parábola para nós ou para todos?” (vs. 41).  A resposta de Jesus, indica indireta, mais claramente, que as palavras de advertência e ânimo que falara, são para Seus seguidores. Temos evidências de que Pedro e João compreendera Seus ensinos. Aprender de Jesus nos conservará fiéis e nos ajudará a produzir frutos.


II. SERVINDO (Luc. 12:37).


Jesus, nesta parábola mostrou ser um Senhor fora dos padrões.  Mostrou ser um Senhor fora dos padrões.  Um Senhor que para os Judeus não podia servir a ninguém, e sim, ser servido.  Jesus mostrou ser um Senhor que serve.  Ele foi o nosso maio exemplo de serviço, dedicou-se unicamente para servir-nos. 

“Em Sua vida de ensinos, Cristo deu um perfeito exemplo do abnegado ministério que tem sua origem em Deus.  Deus não vive para si.  Criando o mundo, mantendo todas as coisas, Ele está constantemente ministrando em benefício de outros. ... Esse ideal de ministério confiou Deus a Seu Filho.  A Jesus foi dado pôr-se como cabeça da humanidade, para que por Seu exemplo pudesse ensinar o que significa servir.  Toda a Sua vida esteve sob a lei do serviço.  Serviu a todos, a todos ajudou.  Assim viveu Ele a lei de Deus, e por Seu exemplo mostrou como podemos obedecer a mesma”.   

Precisamos saciar nossa própria sede junto ao poço das águas vivas, e então confiar na promessa de que, por nossa vez, nos tornaremos fontes de água viva.


“Deus deu a cada um a sua obra; e todo obreiro verdadeiro irradia luz ao mundo, porque se acha unido a Deus e a Cristo e aos anjos celestiais, na grande obra de salvar os perdidos.  Pela associação divina ele se torna mais e mais esclarecido em fazer a obra de Deus.”

Deus nos fez cooperadores Seus, e espera que cumpramos à nossa parte.


CONCLUSÃO: 

Portanto, devemos manter-nos fiéis a Deus, em todos os momentos da nossa vida.  E mostramos a nossa fidelidade a Deus servindo aos outros, seguindo Seu exemplo.  Só assim quando Jesus voltar o encontraremos e nos regozijaremos nEle.


APELO: 

Sejamos fiéis a Deus e O sirvamos de todo o nosso coração.