71 O PERDÃO DE DEUS

acervo de sermões extra

 

ASSUNTO: O perdão de Deus.


OBJETIVO: Ensinar sobre o perdão. 


TEXTO: Col. 3:13.


TESE: O perdão é um princípio bíblico.

Introdução:


Um escritor Norueguês Johan Bojer, no livro The Great Hunger, conta a respeito de um homem cujo filho foi mordido pelo cachorro do vizinho.  Não sendo uma pessoa vingativa, o pai encontrou outro meio de livrar-se de sua mágoa.  


Quando uma fome tão grande alastrou-se pelo campo do vizinho, a tal ponto de o homem não ter mais nenhum grão para plantar, esse pai foi, numa noite, e semeou do seu cereal nos campo do vizinho, explicando: “semeei nos campos do meu inimigo para provar que Deus existe”.

Deus sempre existirá mesmo se perdoamos ou não.  Quando perdoamos Deus habita tanto no nosso coração, quanto no de quem foi perdoado.


I. porque deus nos perdoou.

As palavras “perdoar” e “perdão” são traduzidas de palavras gregas e hebraicas que “Tem em comum a idéia de libertar um ofensor de sua culpa e restaurar o relacionamento pessoal existente antes de ter havido a ofensa”.

Todos pecamos e estamos condenados a morte, a não ser que nos arrependamos.

“Deus não é obrigado a perdoar o pecador, mas Seu gracioso caráter o impele a ir nessa direção, desde que o perdão seja desejado e solicitado.  O pedido, no entanto, deve se caracterizar pela sinceridade e não apenas pela intenção de tirar vantagem da graça que é concedida gratuitamente.  Quando Deus perdoa, Ele o faz completamente e sem reservas, restaurando o pecador ao mesmo estado que ele gozava anteriormente e removendo qualquer separação ou alienamento”.

Cristo nos perdoa inteiramente, e esse perdão nos dá força para vencer o pecado.

II. porque nos afasta do PECADO.

“Quanto dista o oriente do ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões”. Sl 103:12.

O pecado nos afasta de Deus, mas quando Ele nos perdoa nos devolve a vida que perdemos e esta, por sua vez nos afasta do pecado.

conclusão: 

Então, o perdão é algo completo e duradouro. Devemos perdoar não só porque nos afasta do pecado, mas porque nos deu uma nova chance.

APELO: 

Irmãos, perdoemo-nos, uns aos outros e busquemos cada vez mais a Deus de todo o coração, para que alcancemos o Seu perdão!