62 O INTERESSE DE JESUS PELA FAMÍLIA

amizade ponto com


Tema: O Cuidado de Deus.


Propósito: Firmar a Confiança das Famílias na Presença de Jesus.


Texto: Jo.2:1-11


Tese: Jesus Quer Abençoar as Famílias 


Introdução: Este texto nos mostra que Jesus está presente em todos os momentos na vida de um casal.


I- Ele está nos momentos de abundância e alegria(v-1e2)


A- “Do Jordão, voltara Jesus à Galiléia. Devia haver um casamento em Caná, pequena vila não distante de Nazaré; os noivos eram parentes de José e Maria; e, sabedor dessa reunião de família, Jesus Se dirigiu a Caná, sendo com os discípulos convidado para a festa. Era costume, naqueles tempos, que as festas de casamento continuassem por vários dias. ”  

1- Jesus não recusou estar presente neste ambiente de alegria e descontração. Mas derrepente a situação mudou , algo imprevisto aconteceu.

 

II- Mas Ele está presente também nos momentos de escassez e desespero(v-3e4)

A- “Verificou-se nessa ocasião, antes do fim da festa, haver-se esgotado a provisão de vinho. Isso causou muita perplexidade e desgosto. Era coisa fora dos usos dispensar o vinho em ocasiões festivas, e a ausência do mesmo pareceria indicar falta de hospitalidade. Como parenta dos noivos, Maria ajudara nos preparativos da festa, e falou agora a Jesus, dizendo: ‘Não tem vinho’. Essas palavras eram uma sugestão de que Ele poderia suprir a necessidade. Mas Jesus respondeu: Mulher, que tenho Eu contigo? Ainda não é chegada a Minha hora.

Essa resposta, abrupta como nos possa parecer, não exprimia frieza nem descortesia. A maneira de o Salvador Se dirigir a sua mãe, estava em harmonia com os costumes orientais. Era empregada para com pessoas a quem se desejava mostrar respeito. Todo ato da vida terrestre de Cristo estava em harmonia com o preceito dado por Ele próprio: Honra a teu pai e a tua mãe”  


III- E Jesus solucionou o problema daquele casamento( v-5-11)

Mas Ele não fez tudo sozinho.

As talhas foram cheias.

Ele então transformou a água em vinho.  


 Apelo: Se queremos que Ele resolva os problemas que surjam em nosso casamento temos que fazer a nossa parte