53 O SEGREDO DA VITÓRIA

amizade ponto com


TEXTO:II Reis-3:9


TESE: Deus agindo na vida do igreja.


PROPÓSITO: Mostrar a importância do Espirito Santo na vida da igreja


I- V- 10, PODEMOS PERCEBER QUE O REI DE ISRAEL CULPA DEUS PELO FATO DE OS MOABITAS DESEJAREM GUERREAR CONTRA ELES.


A) Isso as vezes acontece conosco quando alcançamos sucesso em alguma coisa aderimos ao sucesso a nós mesmo, mais quando fracassamos, ai nós culpamos a Deus pelo insucesso.


II- V-12, POIS ENTÃO PARTIRAM OS TRÊS REIS( REI DE ISRAEL, REI DE JUDÁ E O REI DE EDOM), PARA FALAREM COM O PROFETA ELISEU:


A) V-15, Eliseu ao ser consultado por eles, faz uma exigência, de encontrarem um tocador de harpas e o interessante é que a bíblia diz que que veio o poder de Deus sobre Eliseu, queridos Eliseu só falou quando estava repleto do Espirito Santo, daqui podemos tirar quatro lições:


III- 1A COMO ERA A SITUAÇÃO DO EXÉCITO? 

A bíblia diz no verso 9 que não havia água nem para o exército e nem para os animais, como os soldados de Israel iriam batalhar debaixo de um sol escaldante de quase 50ºgraus se não tinha água para saciarem a sua sede? Ou Deus intervinha os ajudava ou todos morreriam de sede, sem água pouco podiam fazer.


APLICAÇÃO- 

Sem o Espirito Santo a igreja pouco pode fazer, a igreja sem o Espirito Santo é uma igreja sem fogo na lareira.

B) 2a – A reposta de Eliseu no verso16 de fazer valas e covas. Deus iria interceder em prol deles (Israel) mas eles teriam que trabalhar e fazer a sua parte.

B1) Aqui representa o trabalho que a igreja tem a fazer, cumprir o seu papel a sua missão de pregar o evangelho, representa a igreja que gosta de trabalhar e não a igreja acomodada, preguiçosa, á igrejas que perdem grandes bênçãos pelo espere um pouquinho, depois faremos. Queridos igreja preguiçosa e o Espirito Santo estão separados a quilômetros de distância e Deus pouco pode fazer por essas igrejas. É a soma do esforço humano + o poder de Deus.


C) 3a- É como Deus opera, lembram do monte Carmelo quando Elias orou pedindo água no Monte Carmelo, Deus mandou água através de uma enxurrada, (forte chuva) agora no V17, nós vemos Deus agindo de outra forma mandando água não de enxurrada e sim por baixo da terra.

C1) Deus usa várias maneira de agir não se limita à um só forma, é imprevisível, Deus age não só na vida da igreja como também na vida pessoal de cada um.


D) 4a Lição está no verso-18, Deus não deu só à água mas também deu a vitoria, podia ser muito para o povo mas diante da grandeza de Deus isso não era nada.

D1) Deus quando concede  bênçãos, seja na vida da igreja, seja na vida pessoal, não tenha dúvida ele as dá pela metade, sempre é por completa.


CONCLUSÃO- 

Vamos esperar grandes coisas de Deus, pois ele está desejoso para derramar as suas bênçãos e o seu poder nesta igreja. Deus está desejoso de fazer grandes maravilhas na sua vida.


APELO- 

Eliseu foi um instrumento humano usado por Deus para ajudar o povo de Israel, quantos desejam nesta manhã buscar o Espirito Santo para ser também usado por Deus para ajudar essa igreja? .