37 SAIBA ESCOLHER O CAMINHO

amizade ponto com


TEMA: Cristo  como o verdadeiro caminho


PROPÓSITO: Mostrar para os jovens o perigo de caminhar por maus caminhos, a apresentar o melhor caminho: Jesus.


TEXTO: Pv. 14:12 e João 14:6


TESE: A escolha do caminho


INTRODUÇÃO


No mundo em que vivemos temos muitas coisas que podemos escolher. São incontáveis esses números tanto boas quanto más.


Mas, as incontáveis coisas nos levarão, no final, a um dos caminhos. O caminho das trevas e o caminho da luz.


Abramos nossas bíblias em Pv. 14:12 e vamos analisar.


O CAMINHO DAS TREVAS


A) Muitas pessoas tem andado neste mundo no caminho das trevas. Será que não compreendem o verdadeiro significado de trevas?

Trevas significam mal, perversidade, perdição, ignorância, falsidade, erro, morte, e estar “sem Deus”.

Satanás tem sentido o verdadeiro sabor de milhares de pessoas que tem andado por este caminho de trevas.

Tem dado aos homens a ambição de conquistas tolas, pois não preenche o vazio profundo do ser.

Sei que muitos já ouviram falar de um presidente que foi famoso nos Estados Unidos da América, John Kennedy.


ILUSTRAÇÃO

No final de outubro de 1963, o presidente John Kennedy voou para Amheast College em Massachusetts para participar de uma cerimônia em homenagem a Robert Frost, um poeta. Uma frase de Frost cativou-o particularmente: “Eu tenho sido alguém familiarizado com as trevas”. “Que frase terrível!” disse Kennedy.

Meus irmãos, infelizmente existem muitas pessoas que tem caminhado por este caminho de trevas e morte.

É como a palavra de Deus nos diz: Há caminhos que para o homem parecem bons, mas o final deles é trevas.

Mas, somos felizes porque Jesus deu o caminho que nos conduz à vida eterna, o caminho da luz.


CRISTO, O CAMINHO DA LUZ


A) As Escrituras testificam que Jesus é luz (Jo. 1:9). É a verdadeira luz que ilumina e a verdade que liberta (Jo. 8:32).

O termo “Luz do Mundo” tem muitos significados nas Escrituras: verdade, vida conhecimento, etc.

Contudo, o sentido central de ser a Luz, é que Ele é o Messias, Aquele que foi enviado por Deus para reconciliar os seres humanos consegue e uns com os outros. Aquele em que o mundo inteiro, perdido em pecado, pode achar salvação.

Por isso meus amados irmãos, que a salvação é o livre dom de Deus para todas as pessoas. O permanecer no caminho da Luz como herdeiros e filhos da Luz depende em larga escala de nossa determinação em andar na Luz. O que significa isto? Três aspectos destacam-se claramente:


Lançar  fora as trevas, isto é, renunciar a todos aqueles hábitos, pensamentos e interesses que nos desviam de andar com Deus.


Andar  na Luz, isto é, decidir fazer o bem, amar o próximo e assim glorificar a Deus.


Vestir a armadura de Luz. Essa armadura é designada a proteger os crentes dos ataques do maligno e tornar possível aos seguidores de Cristo utilizarem as armas de Sua milícia espiritual para superar as trevas e penetra-las. As peças dessa armadura são a verdade, justiça, paz, fé, salvação, e a segura palavra de Deus (Ef. 6:11-18).


CONCLUSÃO Saibam meus irmãos, só existem dois caminhos a seguir: o caminho das trevas, que nos levará à morte, e o caminho da Luz, que é Cristo. Esse nos conduz à vida eterna.


APELO:

A qual dos dois caminhos seu coração tem te levado? Saiba que não há possibilidade de servir a dois senhores. 

Se queres a vida eterna, renuncie o eu e se entregue por completo. Amém!