36 QUANDO OBEDECER TORNA-SE ERRADO

acervo de sermões extra


ASSUNTO: Obediência.


OBJETIVO: Despertar nos membros o interesse pela verdadeira pratica da obediência. 


TEXTO: Gên. 4: 3-7 , I Samuel 15, I Samuel 13: 8-23


TESE: Obedecer de forma errada nos leva a conseqüências desagradáveis. 


INTRODUÇÃO:  


A obediência é um dos fatores fundamentais na obra de salvação do homem. A morte de Cristo na cruz é o principal, mas um é consequência do outro. Pois somos salvos pelo sacrifício de Jesus, mas é aceitando este presente que praticaremos a obediência. 


Existem duas formas de se obedecer a Deus. Aquela que fazemos o que Deus pediu mas não da forma como pediu, sim da nossa maneira, da nossa forma e no momento em que queremos; e aquela que fazemos o que Deus pediu, exatamente da forma como recebemos sem acrescentar e nem tirar nada. Na Bíblia vamos encontrar os dois tipos de obediência, um através de pessoas que apesar de terem “boas” intenções praticaram a obediência incorreta e outras que obedeceram fielmente à palavra de Deus.

Vamos conhecê-las e estudar suas atitudes.


I. CAIM E ABEL.  (Gên. 4:3-7)

Caim e Abel, filhos de Adão e Eva, ofereceram uma oferta ao Senhor, Caim ofereceu frutas e Abel um cordeiro. E Deus se agradou somente da oferta de Abel. Por que?  Porque Caim não procedeu bem ,isto é, o ato de ofertar foi correto mas o procedimento errado. Fica mais claro quando lemos o conselho de Deus a Caim, nos versículos 6 e 7.  Antes dele matar Abel, Deus disse: “... Se procederes bem, certamente voltarás a erguer o rosto; e se procederes mal, o pecado deitar-se-á à sua porta ... cuidado... deves dominá-lo.” Observemos que ambos obedeceram a Deus pois ofertaram, mas só Abel ofertou da forma que Deus pediu.


II. SAUL. (I Samuel 13 e 15)

Saul foi o primeiro rei de Israel, foi escolhido pelo povo para governar, mas não foi um bom Rei, pois obedecia a Deus do seu jeito e não da forma que Deus pedia. No capítulo 13 de I Samuel, Saul com intuito de trazer segurança ao povo e a seu exercito ofereceu sacrifícios a Deus, atitude ilícita, pois esta cerimônia não cabia ao rei fazer, ele agiu com boas intenções, mas não obedeceu os preceitos como Deus havia ordenado . Outro exemplo de suas atitudes foi quando o profeta Samuel mandou Saul destruir todos os Amalequitas e tudo o que tivesse vida inclusive o seus animais. Saul não fez como Deus havia ordenado pelo profeta Samuel, pois, não destruiu todos os animais, e deixou o rei dos Amalequitas vivo. Saul teve boas intenções, ofereceria os animais a Deus e perdoou Agague, rei dos Amalequitas. Mas Deus repreendeu Saul por não ter obedecido o que lhe foi ordenado, não o aceitando como rei ungido por Ele. O reino de Israel foi entregue mais tarde a Davi, filho de Jessé.

Podemos agora citar o exemplo de Abraão. Deus disse que Abraão teria um filho com Sara, mas Abraão não acreditando que seria com Sara o filho da promessa coabitou com sua concubina. Esta deu a luz a Ismael, mas não era para Ismael a promessa. Mais tarde Sara teve um filho, chamado Isaque este sim era filho da promessa. Resultado houve desavença e intrigas entre Agar mãe de Ismael e Sara mãe de Isaque e Abraão teve que se despedir de seu filho Ismael por causa disto. Tudo isto aconteceu porque Abraão obedeceu a Deus, mas do seu jeito, da forma errada.

ILUSTRAÇÃO: 

Hoje podemos comparar Saul e Caim, com os religiosos que fazem uma exegese na Bíblia e acham que Deus se agrada. O dia de Sábado e o dia de Domingo, por exemplo. Deus pede que guardemos o dia de Sábado para santificar, mas eles acham que devem guardar o Domingo, e encontram várias desculpas. 

Outros tem boas intenções, pois pensam que estão agradando a Deus, dizendo que todos os dias são dias de guarda e que eles louvam a Deus todos os dias então todos os dias são santos. Não sabem que estão enganados, que Deus é um Deus de uma só palavra e que a obediência é reta e exclusiva, não temos nenhum direito de distorcer ou achar qualquer coisa que não seja a perfeita e santa vontade do Deus Pai, nem mesmo Jesus Cristo obedeceu a Deus de Sua maneira, mas da forma que Deus Pai queria. Nós cristãos Adventistas do Sétimo Dia temos guardado o santo Sábado da forma como Deus pede ou estamos achando que Deus aceita nossas transgressões? Temos guardado exatamente como Ele pede ou inventamos desculpas de quebrar alguns paradigmas para guardar da nossa forma o Sábado do Senhor? 


CONCLUSÃO: 

Temos a verdade, mas precisamos desenvolvê-la da forma correta. Existem três formas de fazer ou não à vontade de Deus, obedecer, desobedecer e obedecer da forma errada. A forma errada de obedecer é bem parecida com a desobediência; só com uma diferença, a que, obedecemos aos princípios às normas, mas da forma incorreta; pois colocamos nossas opiniões pessoais e achamos que não é bem assim, nos iludimos pensando que Deus se agrada, assim como fez Saul pensando que Deus se agradaria dos sacrifícios dos animais que seriam oferecidos em sacrifício, sendo que Deus mandou matar a todos . Os fins para Deus não justificam os meios, ou seja, fazer o que é certo de forma errada não é justificavél.  É mais fácil acontecer o oposto, os meios justificarem os fins, isto é fazer o errado pensando que está certo. Tudo isto envolve o grau de conhecimento da pessoa, se ela faz sabendo que está errado, se faz sem saber que está errado, o que é mais aceitável para Deus e se faz o certo da forma errada, sabendo que está errada e colocando justificativas pessoais, desculpas e suas opiniões. Deus olha o coração do ser humano e o amor deste e a sua vontade de fazer o que é certo, no entanto Ele olha também o grau do seu conhecimento e nós somos cobrados pelo conhecimento que temos.       


APELO: 

Procuremos nos esforçar para fazer exatamente à vontade de Deus, fazer com amor e gratidão. Ele nos ama e quer o nosso bem, estamos sendo moldados para a perfeição de caráter para então sermos apitos para herdar a vida eterna. Nos esforcemos, buscando ter comunhão diária com Ele, buscando forças para conseguirmos vencer. Amém