29 APROVEITAI AS OPORTUNIDADES

amizade ponto com


TEMA: O Sábio uso do tempo


PROPÓSITO: Levar os ouvintes a aproveitar o máximo todas as oportunidades para pregar o evangelho.


TESE: Pregar onde estiver.


TEXTO: Efésios 5:16.


INTRODUÇÃO


O sucesso da nossa vida está diretamente relacionado como nós usamos as oportunidades que batem a nossa porta, assim bem como nós usamos o tempo que nós é concedido gratuitamente pelo nosso grandioso Deus.


“Napoleão, em uma das suas expedições, ordenou a um de seus oficiais: apressa-te, lembre-se que o mundo foi feito em seis dias, peça-me tudo o que quiseres, menos o tempo, isso é o único que não está em minhas mãos para dar.”


Extraída do sermão: O grito dos preguiçosos , Autor Desconhecido.


I – REMINDO O TEMPO


Como Cristãos devemos pedir sabedoria a Deus para usamos sabiamente o tempo, especialmente para a pregação do evangelho, assim estaremos segundo o exemplo de Cristo, (S. Mateus 9:35).

A escritora Ellen White, aconselha: “A obra evangelística de abrir as escrituras aos outros, advertindo homens e mulheres daquilo que está para vir ao mundo, deve  ocupar mais e mais o tempo dos servos de Deus”. Evangelismo pág. 17.


Muitos reclamam de Deus por não lhes terem dado dons visíveis, no entanto se esquecem que no tocante ao tempo todos os seres dispõem da mesma quantidade. É bem verdade que alguns desempenham atividades mais intensas que outras, mais todos devem organizar suas atividades de modo que tenham a oportunidade e o privilégio de pregar o evangelho, salvar almas do pecado.


Se víssemos um homem com um saco de moedas de ouro, espalhando-as pelo chão diríamos: é um descuidado, é um insensato. Maior insensatez comete o homem ou mulher  que perde tempo sem proveito. Porque o dinheiro que se perde pode ser recuperado com o trabalho; mais o tempo que se perde não se recupera jamais. Extraída do sermão: o grito dos preguiçoso, Autor desconhecido.


Devemos evitar a perda de tempo, e empregá-lo para satisfazer os requisitos de verdadeiros filhos de Deus: “Necessita-se homens e mulheres fervorosos, abnegados que se dirijam a Deus e , com forte clamor e lágrimas intercedam pelas almas que acham  à beira da ruína.” ( Obreiros Evangélicos pág. 26).


apóstolo Paulo lembra-nos em I Coríntios 3:9, que somos cooperadores de Deus.


II – PORQUE OS DIAS SÃO MAUS.


Satanás usa sabiamente seu tempo e procura sempre levar os seres humanos a ser afastarem de Deus levando-os a vacilara para então traga-los, ( I S. Pedro 5:8).

maior número de crimes são realizados por pessoas desocupadas, vadias que usam o tempo de maneira negativa, colocando-se a serviço do mal.

Levando em consideração o alto índice de instrumentos do mal, deveríamos aproveitar todas as oportunidades que temos para pregar o evangelho, libertar os cativos do diabo e desfazer as  obras das trevas.

próprio Cristo reconheceu a importância de trabalhar enquanto é dia, pois a noite vem, quando ninguém pode trabalhar, (João 9:4). Dias virá em que a liberdade religiosa cessará, a opressão será forte e a perseguição será uma real e a pregação do evangelho se tornará dificílimo. 


“Napoleão afirmou: posso perder batalhas, mas ninguém me verá jamais perder minutos, nem por presença  nem por preguiça. Extraída do sermão: O grito dos preguiçosos autor desconhecido.”


Não percamos mais tempo, vendo as forças do mau avançar e destruir almas tão preciosas aos olhos de Deus, nos alistemos no  exército da salvação e nos coloquemos a disposição do grande general, Jesus Cristo e façamos a obra de Deus sem vacilar.


CONCLUSÃO

Compreendendo que êxito da nossa vida depende muitíssimo da maneira de como aproveitamos o uso do tempo e as oportunidades, percebendo ainda que o inimigo das almas não perde tempo, deveríamos orar como o salmista Davi: “Oh, Senhor ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios.” ( Salmo 90:12).


APELO

Convidar um grupo especial para ficar de joelhos para pedir a benção de Deus Senhor abençoa-nos com teu espírito, de tal forma, que saibamos aproveitar as oportunidades concedidas por ti para pregar o evangelho.