28 ANIVERSÁRIO DOS DESBRAVADORES

amizade ponto com


TEMA: Sabedoria Ao Tomar Decisões


PROPÓSITO: Levar as pessoas a tomarem decisões corretas e abandonar tudo por Cristo.


TEXTO: Gn 11-19.


TESE: As conseqüências de decidir errado.


Material necessário: confeitar uma caixa grande como se fosse um grande bolo, e dentro desta caixa colocar o desbravador que entrou no clube mais recentemente.


Velas para todos os desbravadores, inclusive providenciar algumas sobrando para entregar as pessoas que aceitarem o apelo final e que ainda não são desbravadores nem apóiam o clube.


INTRODUÇAO


enfatizar que hoje é a comemoração de um importante nascimento, portanto é aniversario;

perguntar aos garotos o que significa aniversario para eles;

perguntar-lhes: será que a Bíblia fala em aniversário? 

Afinal o que é um aniversario?


I- DEFINIÇAO DE ANIVERSARIO

“ dia em que se faz um ano, ou mais, que se deu certo acontecimento”. Dic. Etimológico Nova Fronteira.

“ os aniversários são o aluguel que pagamos pela vida”. Dic. Universal Nova Fronteira. Dando a entender que a vida nos cobra a cada ano o peso da idade.

“ aniversario é o que volta todos os anos, anual, anualmente”. Dic. Latino Português.


II- A HISTÓRIA DO ANIVERSARIO

Falaremos agora um pouco sobre à história do aniversario, veremos também algumas passagens Bíblicas que falam sobre isto:

Gn 40:20, faz referencia ao aniversário do Faraó, e neste dia foi realizada uma grande festa, onde o copeiro chefe que estava na prisão com José foi solto conforme este havia predito, e o padeiro mor foi morto. Era costume entre os Egípcios soltarem presos no dia do aniversario do Faraó.

Este costume também foi adotado pelos Judeus ao celebrarem a comemoração da Páscoa, que era o aniversario da libertação da servidão na Egito como escravos. Em João 18: 39, quando Pilatos pede ao povo quem eles querem que seja solto, Jesus ou o bandido Barrabás, confirma este costume entre os Judeus.

Outra citação Bíblica é encontrada em Mateus 14:6, que fala do aniversario de Herodes. E por ocasião desta festa, Herodes mandou decapitar João Batista, para agradar sua esposa.

Também entre os gregos era costume comemorar-se os aniversários bem como o inicio de um novo ano, e ambos eram feitos com festas e muito barulho, para despertar o novo ano e retemperar a ano velho. ( Junito de Souza Brandão, Mitologia Grega, Editora Vozes ).

Os Asiáticos também criam que “no fundo não existia ano velho e ano novo, e sim mais um aniversario... quer dizer, um retorno anual, um aniversario do tempo cíclico”. Idem


III- ANIVERSÁRIO NO ESPIRITO DE PROFECIA

Já vimos o significado e um pouco da historia do aniversario, agora veremos o que Ellen White escreveu para seu filho por motivo de seu decimo aniversario, este texto se encontra no livro Testemunhos Seletos Volume 1 Pag. 239-246, onde ela destaca que entre outras coisas o aniversariante deve considerar o seguinte:

analisar o que fizemos no ano que findou, tivemos progressos ou regredimos espiritualmente?

Começar o novo ano, decidido à seguir progressiva e ascendentemente.

Fazer inteira entrega a Deus.

Se ocupar mais com a religião.

Não se satisfazer com um estado raquítico na vida espiritual.


CONCLUSAO

Nosso clube comemora hoje........ anos de fundação. Para nós este dia pode ser uma benção ou uma maldição, a depender do espirito com que iremos comemorar este dia. 

Se o fizermos como Faraó, passaremos por cima dos outros, e até podemos matar pessoas, para conseguir agradar os outros

Se o fizermos como os Judeus no tempo de Cristo, mataremos o Salvador, e libertaremos o pecado representado por Barrabás.

Se o fizermos como os Gregos, tudo não passara de festa e gritaria com simbolismos místicos.

Porem, se o fizermos com o verdadeiro espirito pascal, podemos comemorar a libertação de vidas do poder das drogas, má influencia e outras coisas que nossos jovens estariam expostos se não tivéssemos nosso clube.


APELO

Neste momento, acender uma vela , ela simboliza o inicio do clube, uma pequena luz a brilhar na escuridão ( se for de noite pedir para apagar todas as luzes ), após isto convidar o primeiro desbravador para vir acender sua vela, depois os outros, e por fim apelar para aqueles que ainda não fazem parte do clube para se unirem para serem luzes no mundo.