28 A FÉ PROVADA POR FOGO

acervo de sermões extra

ASSUNTO: A perseverança da fé.


OBJETIVO: Mostrar os benefícios de ter fé em meio às provações.


TEXTO: I Pedro 1:7.


TESE: As provações são o meio que Deus usa para nos preparar.


INTRODUÇÃO:


Para que o vinho seja feito é necessário que ele seja pisoteado. Para que o pão seja produzido é necessário que ele seja amassado. Da mesma forma, o cristão para ser forte, ele necessita passar por algumas provas. Hoje veremos qual é a necessidade da provação, qual o seu resultado e significado em nossa vida.


I. A NECESSIDADE DA PROVAÇÃO (I Pedro 1:6-7).


 Para que sejamos obedientes. (Hebreus 11:17)


ILUSTRAÇÃO: 

Narra uma lenda que o poderoso monarca Ninrode mandou jogar Abraão em uma fornalha chamejante porque o patriarca recusava-se adorar os ídolos de seu império. Milagrosamente, porém, Deus transformou as brasas incandescentes em um macio leito de pétalas. Todo este evento foi possível, diz a lenda, graças à incondicional obediência daquele temente homem de Deus.


 Para que sejamos agradáveis à Deus. (Malaquias 3:3-4)


 Para preparar outros.


ILUSTRAÇÃO:

Geralmente quando nós ficamos enfermos, nos sentimos fortalecidos, experientes e preparados. Quando vamos ajudar os outros nós podemos auxiliar estas pessoas por que já sabemos bem como devemos agir.

II. O RESULTADO DA PROVAÇÃO (Apocalipse 3:10).


Produz gozo. (I Pedro 4:13)


Produz paciência. (Tiago 1:3)


ILUSTRAÇÃO: 

Certa vez, uma jovem francesa contou-nos a sua história. Ela cursava a universidade, era alegre, esportiva, risonha, querida por todos. Certo dia sobreveio-lhe uma terrível dor na perna, que mais tarde, descobriu-se ser uma tuberculose óssea. Ela mesmo assim aprendeu na cama durante seis anos. Dizia ela: “Não! Não é possível que Deus tenha me reservado esse destino... Eu o recuso!” Durante três dias e três noites debateu-se numa íntima e desesperada revolta. Finalmente uma força Divina a invadiu, amparando-a e transformando aquela existência mutilada numa fonte de comunicação espiritual e de amor. Eis o que ela disse depois: “O que minha doença me proíbe com: atividade, relações socias, estudos universitários, sucesso. O que me permite: Silêncio, reflexão, cultura pessoal, vida interior e oração. Com tudo isso construirei uma nova casa”.


III. O SIGNIFICADO DA PROVAÇÃO (I Pedro 4:13).


É uma revelação de Deus. (Jó 42: 5-6)


É um sinal de filiação. (Hebreus 12:6)



CONCLUSÃO:

Todos os cristãos passam por provações. Existe a necessidades de sermos provados para que sejamos obedientes. A paciência e o gozo que hoje temos são produzidos pelas provações. As provações significam a vontade de Deus sendo reveladas em nossa vida.


APELO:

Jamais se deixe abater pelas dificuldades que a vida apresenta. Quando pensamos que estamos com um grande problema, vemos as dificuldades dos outros e reconhecemos que o nosso é um grão de areia. Deus está sentado em Seu trono. Ele tudo vê e tudo tem em Suas mãos. Deus, está ao teu lado, tanto nos momentos bons como nos momentos de dificuldades. Você crê nisso?

Então deixe Deus ser o Grande Comandante em sua vida.

Está você disposto a aceitar essa realidade? Então se coloque em pé para cantarmos o hino “Grande Comandante”. (Hino no. 342 do Hinário Adventista)