ASSUNTO: A causa do pecado.
OBJETIVO: Mostrar como Satanás nos separa de Deus, do próximo e da vida.
TEXTO: Romanos 3:23.
TESE: O pecado causa a separação nossa de Deus a fonte da vida, e do nosso próximo.
INTRODUÇÃO:
É evidente que nós cristãos lutamos para não pecar contra Deus. Mas, todavia, apesar dessa luta que temos, aqui e alí nos sobrevem uma terrível tempesdade e escorregamos. Quando isso acontece, e nós pecamos contra Deus, nós nos separamos de três coisas essenciais para nossa vida. Vejamos qual a primeira.
I. SEPARAÇÃO DE DEUS (Gêneses 3:8).
Saul pecou e se separou de Deus. (I Samuel 15:11)
Já dizia Henry Van Dyke: “Um homem sem um país é um exilado no mundo, um homem sem Deus é um órfão na eternidade.”
ILUSTRAÇÃO:
a) Durante milênios, uma pedra permaneceu no leito de um riacho no Estado da Carolina do Norte, Estados Unidos, sem ser tocada por mãos humanas. Certo dia, um homem ergueu a pedra, viu que seu peso era fora do comum e decidiu usá-la como retentor de porta em sua casa. Ali ficou durante anos. Um dia, um geólogo passou por aquele caminho e percebeu a pedra. Seus olhos experientes reconheceram nela uma pepita de ouro - o maior volume de ouro nativo encontrado a leste das Montanhas Rochosas.
b) Uma antiga tradição rabínica diz que, quando foi construído o templo de Salomão, as pedras maciças para as paredes e os alicerces foram cortadas da rocha viva e modeladas na própria pedreira, sendo depois transportadas para o monte onde se erguia o templo. De acordo com a história, uma pedra de tamanho incomum foi levada para o local, mas os construtores não encontraram o lugar certo para colocá-la, de modo que ficou de lado, sem uso. Enquanto continuavam o trabalho no alicerce, aquela pedra parecia estar sempre no caminho deles. Durante longo tempo permaneceu negligenciada e até rejeitada. Então, um dia, os construtores chegaram ao local onde devia ser colocada a pedra angular. Para poder suportar o tremendo peso do templo, a pedra precisava ter tamanho e resistência enormes. Tentaram colocar várias pedras, mas nenhuma era apropriada. Por fim, a atenção deles foi chamada para a pedra rejeitada fazia tanto tempo. Exposta às intempéries durante aqueles anos todos, ela não revelava nenhum defeito ou rachadura e, quando colocada no devido ângulo, encaixou-se perfeitamente.
Da mesma forma, quando pecamos, infelizmente nós rejeitamos Deus e nos separamos dEle.
II. NOS SEPARAMOS DO PRÓXIMO (Gêneses 3:12).
O homem sempre esta matando o seu próximo. (Êxodo 2:12)
O homem sempre quer colocar a culpa em seu próximo.
COMENTÁRIO:
Começaram então a ver o verdadeiro caráter de seu pecado. Adão censurou a companheira pela sua insensatez ao sair de seu lado, e deixar-se enganar pela serpente.
III. DEIXAMOS DE VIVER PLENAMENTE (Gênesis 3:19).
O homem foi criado para ter vida e vida em abundancia. (João 10:10)
ILUSTRAÇÃO:
Certo jovem valoroso na igreja, fazia parte da diretoria jovem, cantava no coral da igreja, dava bons exemplos e testemunhos, era um ótimo cristão e valoroso homem. Um dia, ele ficou entusiasmado pela vida mundana que o mundo poderia lhe oferecer. Decidiu abandonar o coral, a diretoria jovem, foi disciplinado e por fim foi removido do Livro da igreja. Viveu uma vida promíscua com muita liberdade e sem responsabilidades. Passado dois anos com nesta “vida”, ficou sabendo que havia contraído o vírus da AIDS. Somente aí, quando sua vida já estava pela metade, foi que ele decidiu buscar a Deus novamente.
Por que é que nós só buscamos a Deus quando nossa vida está em perigo?
CONCLUSÃO:
Nós quando pecamos, entristecemos a Deus. E quando isso ocorre, nos separamos primeiramente dEle, depois do nosso próximo e se persistimos no pecado, Deus nos separará definitivamente da vida que possuímos.
APELO:
Que cada um de nós aqui presentes, sempre possamos levar em consideração estas três separações que ocorrem na vida de todo ser humano. Vamos refletir e lutar para abandonar os pecados ocultos que ainda persistem em existir em nosso coração. Faça um voto hoje e decida começar uma nova vida santa e pura do lado do Todo Poderoso.