25 TORRES INACABADAS

amizade ponto com


TEMA: Crescimento Espiritual


PROPÓSITO: Motivar a fé dos membros da igreja de Cristo no crescimento espiritual.


TEXTOS: Atos 9:1-6 e 20; II Timóteo 4:7


TESE: A conversão de Saulo e o ministério de Paulo


INTRODUÇÃO


1 -  O mundo está repleto de torres inacabadas: aqui um casamento mal sucedido; ali um jovem promissor que interrompeu os estudos; acolá uma obra literária circunscrita ao rascunho. 

Há também inúmeras torres inacabadas na vida espiritual.


a - Sansão iniciou sua obra com força física e moral, mas terminou seus dias tendo apenas força física.

b - Saul começou a carreira nos braços do povo, mas achou o fim da existência na ponta de uma espada.

c – Judas começou andando ao lado do mestre, mas terminou a carreira andando ao lado deSatanás. 


2 – Todos eles acalentaram sonhos e propósitos, e não lhes faltaram oportunidades para a prática do bem e cultivo das virtudes. A vida de cada um deles, porém, nada mais foi do que uma “torre inacabada.”



I – Saulo é humilhado até o pó: Atos 9:1-6 e 20

1 -  Quando Saulo é humilhado até o pó, começa a vida brilhante de Paulo.

a -  Embora fisicamente cego na estrada de Damasco. O futuro apóstolo dos gentios vê pela fé a nova senda deve partilhar palmo a palmo a jornada não lhe é fácil, pois ele mesmo confessa: “Porque não faço o  bem que quero, mas o mal que não quero, esse faço.” Rm 7:19

b – Ele porém, não desanima. “Há um alvo a alcançar uma vitória a conquistar.” Como bom atleta, de tudo se abstêm, considerando como esterco as coisas deste mundo. Todos que olhavam o semblante do apóstolo Paulo poderia vê que, “Para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro.” Fp. 1:21

c -  A certa altura de sua experiência, o filho da tribo de Benjamim revela, ao mesmo tempo, perseverança e um comportamento destituído de qualquer suficiência própria.

“Não que eu o tenha já recebido, ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo... prossigo para o alvo...” Fp. 3:12-14


II -  O final  glorioso ( II Tm. 4:7)

1 -  Paulo sente que sua partida está próxima. “combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé.”

a -  Olhando para o passado, vê as marcas da grça de Cristo. Não muito depois, está diante do algoz:

“ Ao encontrar-se no lugar do martírio, não vê a espada do carrasco ou a terra que tão logo lhe há de receber o sangue.” Atos dos Apóstolos, p. 511.

b -  Sua carreira termina quando ele “olha através do calmo céu daquele dia de verão o trono do eterno.” Idem, p. 512.



III -  Não seríamos nós “torres inacabadas?”

1 -  Hoje, olhando para o passado, qual o nível de nosso progresso? É bem possível de muitos tenhamos um terrível sentimento de frustração.

a -  Uma atitude marcou a trajetória de Paulo: A perseverança, bem definida pela expressão: “Prossigo para o alvo.” 

b -  Para que isto se tornasse realidade na vida do grande apóstolo, foi necessário que ele não se envolvesse “em negócios, desta vida”,  Porquanto seu objetivo era “Satisfazer àquele que o arregimento.”

c -  Muitos param porque se deixam atrair por coisas mundanas. De um e de outro lado do caminho, há inúmeras tentações: Desejo de status, desejo de dominação e posse; paixões carnais, comodismo e pressões do meio social.

d -  Contudo, estas coisas devem ser desprezadas sob pena de uma carreira inabalável.

Rom. 12:2

“Se permitíssemos que nossa mente se demorasse mais sobre Cristo e o mundo celestial, acharíamos um poderoso estímulo e amparo em guerrear as batalhas do Senhor. O orgulho e o amor, ao mundo perderão seu poder ao contemplamos as glórias daquela terra melhor, que tão logo será nosso lar. Diante da amabilidade de Cristo, todas as atrações terrenas parecerão de pouco valor. (santificação, p. 101)


CONCLUSÃO

A - Uma idosa irmã ouviu sermão missionário. Fez planos de fazer algo. Mas como, se não sabia ler, nem escrever? Ao sair do culto passou pelo guinche missionário e pegou um dos folhetos “verdade presente.” Foi à vizinha da direita e disse: vizinha, eu, peguei este folheto na minha igreja e gostaria tanto de saber o que diz. A senhora pode lê-lo para mim? Cada semana levava um novo folheto e foi a onze vizinhas. Ouvindo a leitura de cada folheto onze vezes. No fim, todo o onze vizinhas estava na igreja e batizadas.


            APELO

Amigo, há na sua vida alguma torre inacabada?

Fizeste promessa de manter comunhão com Deus diariamente mas falhaste em tua promessa?

Queres concluir tua torre?

Oremos para que o Senhor Jesus lhe ajude a construir a sua torre.