24 CRESCIMENTO ESPIRITUAL

amizade ponto com


TEMA: Sentimentos que nos afastam de Deus


TEXTO: Hebreus 12:1-13


PROPÓSITO: (Consagração)


TESE: Cristo deseja nosso crescimento espiritual


INTRODUÇÃO

Tudo na vida tem que passar pelo processo de crescimento. E este mecanismo de desenvolvimento muitas vezes é doloroso, envolve esforço de sua parte. Até mesmo a mais simples célula tem que se desenvolver. Da mesma forma isto acontece na vida do cristão. É por isso que Cristo deseja nosso crescimento espiritual.


I – ABANDONO DE TODO EMBARAÇO (Hebreus 12:1)


Na versão da linguagem de hoje: “Portanto, deixemos de lado tudo o que nos atrapalha e o pecado que se agarra firmemente em nós...”

O cristão muitas vezes é um fiel devoto, freqüentador dos cultos e programações da igreja, fiel observador dos mandamentos de Deus. Mas sente que alguma coisa está faltando para ele. Não se sente feliz, parece que ele carrega um telhado em suas costas. O que pode estar retardando seu crescimento espiritual?


Sentimento de culpa:


ILUSTRAÇÃO


 Um respeitável pai de família, começa a ter problemas em casa. Discute com a esposa, é incrivelmente impaciente com os filhos, não tem tempo e nem prazer em sua casa. Começa a sentir fortes dores no peito, que o deixa ainda mais preocupado. Os amigos o aconselham a procurar um médico. Este o examinando, verifica que seu corpo está normal. Procura então um psicólogo, que após algumas seções, descobre que ele tem outra família. Isto tem causado uma pressão muito grande. Pois seu salário não basta para sustentar duas famílias. Ele teme revelar a sua família, mas seria a destruição de seu lar. Ele sabe que precisa fazer alguma coisa, mas não sabe como, onde encontrar a saída?

O sentimento de culpa são momentos ou fatos que trazem lembranças desagradáveis, o indivíduo não se sente perdoado.


1 – O originador da culpa é Satanás que tende a nos desviar do poderoso ajudador (Acusador, Apocalipse 12).

2 – Tende a consumir as forças vitais, e a convidar a decadência e a morte (Judas).

3 – Promove infelicidade (Davi, Salmo 51).


Citação: “Esse sentimento de culpa tem de ser deposto aos pés da cruz do calvário. O senso de pecaminosidade enveredou as fontes da vida e da verdadeira felicidade. Agora Jesus diz: Depõe tudo sobre mim. Eu levarei teu pecado. Dar-te-ei paz. Não detenhas por mais tempo teu respeito próprio, pois Eu te comprei com um preço do Meu próprio sangue. Tu és meu, tua vontade enfraquecida eu fortalecerei, teu remorso pelo pecado eu removerei”.


B) Medo: Ele nos faz retroceder diante das provações e decepções da vida (Hebreus 10:38-39).


1 – Medo revela incredulidade

2 – Causa da enfermidade do corpo e da mente.

3 – O temor ofende o Espírito Santo. 


Citação:  “Unicamente a percepção da presença de Deus pode banir aquele receio da vida um peso à tímida criança. Fixa ela em sua memória esta promessa: A anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que O temem, e os livra”.


C)- Dúvidas: As dúvidas são provocadas por nossa incredulidade.


1 – Mistérios que não podemos penetrar.


A Palavra de Deus contém alguns mistérios que ficaram ocultos a nossa compreensão. Pois nossa mente é limitada demais para compreendê-los. Até mesmo na natureza há formas de vida tão simples que não podemos penetrar, nem os mais sábios conseguem discernir.

  Mas o que foi necessário para nossa salvação foi revelado, e é o bastante para nossa edificação.


2 – Toda dúvida que expressamos é uma semente que produzirá raízes.


a Satanás é o originador da dúvida (Gen 3), ele conseguiu enganar Adão e Eva através da dúvida. Ele usa a mesma tática novamente, semeando através de filosofias que confirmam sua palavra. Quando alimentamos a dúvida glorificamos a Satanás. Antes olhemos para Cristo, orar e ser transformado.


b Satanás colocou até no próprio Cristo a dúvida na tentação,  mas Cristo venceu com o “Está Escrito”.


II – O EXEMPLO DE CRISTO (Hebr. 12:3)


Paulo chama a atenção dos hebreus que estão sendo exortados a viver a vida cristã para o exemplo de Cristo. Ele também padeceu sobre as pressões deste mundo pecaminoso.


Andou contra a maré do mundo.

Vivei de acordo com a Palavra de Deus. “Esta Escrito”.

Seu exemplo revela o pecado que o circundava.


A) Sofreu perdas pela obediência


1  Sociais – Não era considerado com crédito pelos líderes religiosos.

2  Material – Abandonou as cortes celestiais, a glória do céu para vir a este mundo tenebroso.

3  Emocionais – a Jesus foi traído por um amigo (Judas)

                           b Incompreendido pela família que não percebeu sua real missão.

                           c Sofreu abandono e rejeição de seus discípulos.


Citação:  “Da amargura que cabe em sorte à humanidade, não houve quinhão que Jesus não provasse. Não faltou que procurasse lançar sobre Ele desprezo por causa de seu nascimento, e mesmo na infância teve de enfrentar olhares desdenhosos e ruins murmurações”.


CONCLUSÃO:


Hebreus capítulo 12 nos chama a buscar a perfeição. A vencer todos os embaraços desta vida. Vencendo o sentimento de culpa pela cruz de Cristo, depositando aos seus pés toda a mágoa. Buscando a presença de Deus e sua proteção para banirmos o medo de nossas vidas. E finalmente abandonando toda dúvida que nos traz insegurança, e nos apoderando da certeza de sua Palavra.

Pois Cristo trilho primeiro este caminho, e o deixo aberto para que todo aquele que o trilhar. Ele venceu o mundo, e sem pecado, para nos assegurar a salvação. Paulo faz menção que o segredo para vencermos é olhar para Cristo Heb. 12:2.


APELO:


Gostaria você de hoje depositar seus fardos aos pés da cruz de Cristo. De saber que as provações que no momento sofremos, que nos trazem infelicidade são uma forma de nos achegarmos mais a Cristo.

Existe alguém em nosso meio que gostaria de depositar seu fardo aos pés de Cristo. Que sente que alguma coisa o está impedindo de crescer, e sente que só em Cristo pode encontrar solução e alívio. Que neste momento se levante para juntos termos uma palavra de oração.