248 A BRAVA TEMPESTADE QUE FICOU MANSA

amizade ponto com


ASSUNTO: Jesus acalma a tempestade


OBJETIVO: Fazer com que compreendamos que Deus possui poder para acalmar as tempestades da vida.


TESE: Jesus é poderoso para acabar com nossas tempestades .


TEXTO: Lucas 4:23-34.


INTRODUÇÃO:


A mensagem bíblica deste sermão está em Lucas 4:23-34. E o contexto diz-nos que aquele não foi um dia de laser para Jesus, e tudo o que Ele queria era um local para deitar e então descansar. 


Mas descansar de quê? Segundo o relato bíblico neste dia Ele realizara uma grande missão nas margens do Mar da Galiléia, ali tinha contado parábolas, realizado curas e por todo dia uma grande multidão o acompanhava. Situação esta que deixou-O muito cansado, fatigado. E agora era a hora de descanso.


E para isso Ele se dirige a Seus discípulos, homens de experiência na navegação, conhecedores das ondas do mar, homens com um currículo de vida no mar invejável. A primeira vista, eles eram capazes de solucionar todas as tempestades da vida marinha. Mas nem sempre é assim. Pois nem sempre minhas experiências são capazes de solucionar problemas. Para isso é preciso confiar em Jesus.


I. OS PROBLEMAS DA VIDA SÃO DIFERENTES.

Os apóstolos possuíam conhecimento daquele mar, sabiam de onde o vento vinha e para onde ia, e diz Ellen G. White que:

Aqueles intrépitos pescadores haviam passado a vida no lago, e guiado a salvo a embarcação em meio de muita tormenta; agora, porém, sua resistência e habilidade nada valiam. Achavam-se impotentes nas garras da tempestade, e se sentiram desampará-los a esperança ao ver o barco a inundar-se. 


1- Nunca Esperemos o Mesmo Problema.


a) Penso eu que no princípio da tempestade eles pensaram: “com certeza esta é mais uma daquelas que estamos acostumados a passar e pela experiência que temos, será fácil resolver!”. E é justamente aí que nos enganamos, pois, inúmeras vezes somos levados a olhar para nós mesmos pensando que temos competência para resolver as tempestades da vida. E elas aparecem todos os dias. E entre as comuns estão: 


b) O dinheiro para comprar o pão de hoje. E a isso Cristo responde: “Não andeis ociosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais que as vestes? Mt 6:25.


c) O desejo de uma morada. E a isso Jesus responde: “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar” Jo 14:1-2.


d) Na ciência de que todos eles são diferentes aparecem ao lado deles estranhas reações, que nos deixam pasmos e sem saber se conseguiremos ou não.


II. SEM JESUS TENHO REAÇÕES DIFERENTES.

As tempestades da vida, além de fazerem com que nosso barco balance de um lado para outro, faz também com que água entre para dentro do bote causando assim estranhas sensações no interior de nosso ser. Chegamos a pensar que vamos naufragar, que não há saída para tal problema. E tudo isso é gerado pelos sintomas da mente. 


1- Medo


a) Há diversos tipos de fobias: Uns tem fobia da solidão, almejam ter alguém para conversar, ser ouvido, acariciar e ser acariciado. E para solucionar este caso em Is 41:10 o Senhor declara: “não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça”. O mesmo sucedeu com os discípulos.


b) Outros já possuem medo de enfraquecerem, imaginam que não serão úteis a sociedade e com isso começam a se auto-desqualificarem. E em resposta de forma encorajadora o Senhor declara em Isaías 40:31 dizendo “mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; andarão, e não se fatigarão”.


c) Além do medo, aparece uma outra doença mental, que aparece ao olharmos para nós mesmos nos fazendo esquecer de Jesus. Este chama-se. 


2- Desespero


a) Os pescadores do Senhor Jesus foram tomados de pavor, sentiram-se sozinhos, e viam-se a beira de um naufrágio. Não conseguiam ver a solução. Tudo porque o desespero tomou conta do ser. E passaram a fazer do problema o foco principal, esquecendo assim a solução que fala: “Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei” Mt 11:28. O desespero cega as vistas, deixa-nos desconfiar do poder dAquele que fez a natureza e que pode muito bem dizer “Cala-te, aquieta-te”


b) É diante desses fatos que se prova claramente que nunca estamos plenamente preparados para solucionar problemas da vida sozinhos. Temos que chamar alguém altamente competente para tal tarefa. E nada melhor do que pedir auxílio a Jesus.


III. POR SER LIMITADO, SÓ JESUS PODE SOCORRER-ME. 


1- Quando sou Fraco, é que sou Forte


a) Não sabiam como escapar dali, estavam em meio ao mar e tinham que sair salvos. Eles vêem Jesus dormindo o sono do descanso, um descanso confiante no Pai, momento este que deveria ser o testemunho de confiança em Jesus por parte dos discípulos. Mas o momento não requer isso. O que acontece? Verso 38-39, dá a solução para o momento mais critico da vida daqueles pescadores no Mar da Galiléia. É preciso ir até Jesus para que nossos temores sejam apagados. Não adianta querer resolver tudo sozinho. Ele sabe que somos fracos e sem Ele nada podemos fazer (Jo 15:5). E o que precisamos fazer? Olhar para nós mesmos e reconhecer que somos carentes da glória de Deus. Pois somente Ele é capaz de curar leprosos, criados, e sogras (Mateus 8). Pois é somente Ele que ressuscita, e dá vista aos cegos (Mt 10:19-38).


CONCLUSÃO:

Esta é uma brilhante história que faz-nos saber que os problemas da vida não são iguais em certos pontos. Que em muitas situações somos levados a reagir de diversas maneira, com sentimentos e atitudes diferentes, mas que quando reconhecemos que não somos capazes de resolver tudo sozinho e que devemos confiar nAquele que tudo fez, descobrindo assim o Homem que “até os ventos e o mar lhe obedecem” (Verso 41).


APELO:

É possível que nesse momento você esteja passando por uma situação semelhante à dos apóstolos. Com experiência, mas com um problema difícil e novo. Nele você não sabe como solucionar e já tem tentado de todas as formas encontrar uma solução. Este é o momento de sua vida. Convide Jesus.