247 O HOMEM PEQUENO QUE TORNOU-SE GIGANTE

amizade ponto com


ASSUNTO: A História de Zaqueu


OBJETIVO: Como podemos chegar à conversão, conhecendo a história de Zaqueu


TESE: Zaqueu seguiu os passos da conversão.


TEXTO: Lucas 19: 1-10


INTRODUÇÃO


Era minha primeira viagem de avião do qual iria desfrutar. Ao decolar, um pouco de pânico toma conta de meu ser, pois o medo de altura ainda não tinha saído de mim. Mas após algumas horas de vôo olho pela janela e tomo um espanto em ver pessoas pequeninas, e com isso argumento que: pareciam pigmeus. 


Minha visão mostrou claramente o mesmo quando São Lucas viu a Zaqueu ao descrevê-lo no capitulo 19 de seu livro.

A primeira característica que ele descreveu foi: “maioral dos publicanos”(19:2), ou seja, ele era o líder dos muitos cobradores de impostos que atuavam naquela área. Contudo, ele dá ênfase a segunda característica física de Zaqueu dizendo que era um homem “de pequena estatura”. E confesso que do ponto de vista humano realmente ele era um baixinho, mas fazendo uso da visão espiritual ele era um maior que Golias. Tudo porque:


I. ELE PROCURAVA VER QUEM ERA JESUS.


 1- Homem de Iniciativa


a) O fato de Zaqueu procurar ver quem era Jesus, leva-me a pensar que ele era tomado de curiosidade. Muito mais quando caíra em seus ouvidos a notícia de que Ele tinha abençoado os meninos, conversado com um mancebo, tinha curado um cego em Jericó; e tudo isso sem descriminar. Maravilha! O de baixa estatura estava começando a crescer no caminho da fé.


b) E o vazio que em seu coração existia estava preste a desaparecer pois tudo o que o ser humano quer é sentir-se querido por alguém, saber que há alguém que se preocupa com você, que estar disposto a lhe dá atenção. E isso Cristo estava disposto a oferecer a Zaqueu. E o que ele fez? Procurava ver quem era Jesus.


II. ELE FEZ USO DE RECURSOS PARA VER A JESUS.

Realmente Zaqueu era um necessitado, precisava encher-se da verdadeira felicidade. Mais havia empecilhos para ele chegar até Cristo, e uma delas era a multidão. É visível não somente na Bíblia mais também no presente que a multidão tem procurado atrapalhar e esconder o que queremos ver. Por isso acredito que há uma multidão querendo lhe atrapalhar de ver a Jesus. Ela esta estampada nos bailes, nos shows, amigos indevidos músicas, prostituição e muito mais que tem contribuído para a não visualização do reino do céu. Contudo, Zaqueu nos ensina que devemos driblar essa multidão e fazer uso de recursos que nos levam a contemplar a Jesus. Mais quais são esses recursos?


1- Recursos para Ver a Jesus


a) Conversa com Deus.


b) Contemplação de Sua criação – a natureza.


c) A pesquisa de Sua Palavra.


d) E o desejo de mudança.


E o nosso pequeno gigante mostrou esses ítens ao subir na árvore. Todavia, não basta olhar só de cima querendo transformação deixando de abraçar a aceitação. E é agora que vemos o pequeno homem tornando um gigante ao aceitar o apelo de Jesus.


III. ELE ACEITOU HOSPEDAR JESUS EM SUA CASA E EM SEU CORAÇÃO.

A Escritura nos fala que Jesus disse a ele: “Zaqueu, desce depressa, pois me convém ficar hoje em tua casa.”(5 up).As palavras do Messias soaram como uma bela melodia aos ouvidos daquele homem. O que ele queria ouvir, ouviu tudo naquele dia. Me convém ficar hoje em tua casa. E ele não resistiu “desceu a toda pressa e o recebeu com alegria”(6).


1- Desça da Árvore e Hospede a Jesus.


a) Mas não foi em vão que ele desceu rápido. Ao soar estas palavras, imagino seu coração batendo rápido na certeza de que todo o vazio de sua vida e toda impureza em seu ser seriam lavadas na salvação em Cristo Jesus. E essa convicção tomava conta de seus lábios demonstrando alegria em sua face. 


b) Mais o interessante é que Ele fala “me convém ficar hoje”, Ele não quer para amanhã, não daqui a dois dias. Cristo quer agora neste momento ir com você para sua casa. E assim fazer-te uma pessoa verdadeiramente feliz e convertida com as mesmas palavras de Zaqueu: “...Senhor, resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens; e, ser alguma coisa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais”.

Como resultado da operação transformadora da presença de Cristo em Zaqueu, afirmou Jesus: “...hoje ouve salvação nesta casa.”


CONCLUSÃO:

Muitos ainda não conseguiram sair da “pequena estatura”. Mas Zaqueu sim, ele foi um gigante ao querer ver quem Jesus, e para isso fez uso de recursos para vencer seus obstáculos, por mais baixinho que fosse ele superou a si mesmo. E acabou ganhado o maior prêmio do céu: A Salvação


APELO

Hoje você tem a oportunidade de aceitar os dois apelos que Cristo faz a você. Primeiro é: desça depressa e o segundo: permita-me ficar hoje em tua casa. “Porque o filho do homem veio buscar e salvar o perdido.”