237 VOCÊ CRÊ QUE DEUS SE IMPORTA?

amizade ponto com


TEMA: A preocupação de Deus para com o homem


TESE: Deus se importa conosco.


PROPÓSITO: Conscientizar a igreja da preocupação de Deus para conosco.


INTRODUÇÃO


Será que o meu Pai está Vendo o que estou enfrentando - e será que Ele se importa com isto? Esta é outra pergunta simples - contudo acho que ela não tem sido respondida com honestidade pela maioria dos cristãos.


Deus está perguntando: "Você crê realmente que Eu esteja vendo exatamente o que você está agüentando neste instante?" Talvez enquanto ouve esta mensagem, você esteja passando por algo que requer que Ele aja em seu favor. A natureza íntima de seu problema requer uma resposta. 


I- CREIAMOS QUE DEUS É NOSSO PAI

A) Você acredita que Deus esteja acompanhando todos os seus movimentos, como um pai faz com o seu filho pequeno? 

B) Você sabe em seu coração que Ele está interpretando todos os seus pensamentos? 

C) Você crê que Ele está agindo - que Ele esteja recolhendo uma por uma das lágrimas, ouvindo cada um de seus suspiros, que esteja lhe rondando como Pai amoroso e prestativo? 

II- DEUS ESTÁ CIENTE DE NOSSAS DORES

A) Você acredita que Deus esteja absoluta e inteiramente ciente de cada um de seus pensamentos, tristezas, dores, provações, dificuldades financeiras, problemas familiares - e que Ele deseja que você supere tudo isto? 

O salmista nos diz, "Como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece dos que o temem" (Salmo 103:13). 

B) O termo "compadecer" em hebraico aqui significa "afagar, abraçar, amar, se apiedar". As escrituras estão dizendo que o Senhor abraça em Seus braços aqueles que O temem! 

B1) Deus coloca os braços em torno de você, acaricia o seu rosto, lhe prende junto ao peito. Ele diz: "Conheço todos os seus pensamentos, as suas preocupações, e todas as batalhas que você precisa enfrentar. E Eu estou atento!" 

Davi disse: "Senhor, tu...me conheces. Tu conheces o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes os meus pensamentos. Cercas o meu andar, e o meu deitar, e conheces todos os meus caminhos. Sem que haja uma palavra na minha língua, eis que, ó Senhor, tudo conheces. Tu me cercaste em volta...E quão preciosos me são, ó Deus, os teus pensamentos! Quão grandes são as somas deles! Se as contasse, seriam em maior número do que a areia; quando acordo ainda estou contigo" (Salmo 139:1-5; 17-18). 

Davi está dizendo: "Deus sabe tudo de mim. Ele enxerga todos os meus movimentos, e até os meus pensamentos. Para todo lado que eu vá, lá Ele está!" 

Pense nisto. Não importa o que você esteja enfrentando, não importa o como esteja sentindo-se, o Senhor está vendo tudo! Ele experimenta todas as sensações de suas enfermidades. Conhece todos os seus movimentos - tudo que você diz e faz. 

CONCLUSÃO- Muitos cristãos atravessam a vida achando que Deus está zangado com eles. Acham que jamais conseguirão satisfaze-lo. Como estão errados! Davi não era um homem perfeito, e mesmo assim era capaz de dizer: "Quão preciosos me são, ó Deus, os teus pensamentos! E como é grande a soma deles Se os contasse, excede os grãos de areia: contaria, contaria, sem jamais chegar ao fim." ( Sl.139:17,18) 

E ainda assim, o tempo todo Ele tem pensamentos preciosos a respeito de você! Ele diz: "Os pensamentos que tenho quanto a você são tão poderosos e numerosos, que são mais do que a areia no mar!" 

Querido santo, Deus não está zangado com você neste momento. Não - Ele está pensando coisas preciosas, carinhosas e amorosas sobre você. Ele sabe do jeito que você está sentindo-se - e está interessado nisto! 


Ele está dizendo: "Sim, você está enfrentando um sofrimento tremendo - você está sendo tentado e agitado. Mas você é Meu filho e nunca permitirei que o inimigo lhe pegue em uma armadilha. Vou lhe tirar disto!" 

APELO-

Devemos confiar nossas vidas a Deus por meio de Jesus seu Filho, sabendo que Ele está nos guardando e nos guiando em qualquer situação. Davi disse: "Tu me cercas por trás e por diante, e sobre mim pões a tua mão." (Sl.139:4) 

"Se eu digo: As trevas com efeito, me encobrirão, e a luz ao redor de mim se fará noite, até as próprias trevas não te serão escuras: as trevas e a luz são a mesma coisa." (Sl.139:11,12) 

Oferecer nossos pensamentos ao Senhor para que Ele os coloque debaixo de Seu critério. 

A. "Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração: prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno." (Sl.139:23,24)