236 UMA LUTA EM VÃO

amizade ponto com


TEMA: Descansemos


PROPÓSITO: Em todos os momentos Deus quer nos ajudar. Descansemos!


TESE: Deus quer lhe ajudar! Como?


TEXTO: Salmo 121


INTRODUÇÃO


Todos nós passamos por problemas e perplexidades algum dia em nossas vidas ou estamos passando. E sabemos muito bem quão difícil e intenso eles se tornan para nós. 


E quando os problemas  parecem aumentar procuramos auxílio. Procuramos a ajuda dos outros, de nós mesmos e, finalmente de Deus. Quando vamos a Deus levando nossas aflições, Deus responde dizendo: Por que você demorou tanto para pedir a minha ajuda?

Uma das maiores lutas do homem e deixar Deus ajudá-lo em momento oportuno, o tempo em que aparece uma dificuldade até o momento de rendermos nossa vida a Deus pode as vezes levar muito tempo. Porque demoramos tanto? Talvez seja porquê haja outros meios humanos de achar uma saída. Como podemos deixar que Deus no ajude?


I – DEIXANDO O AUXILIO HUMANO


Olhando para fora


O texto bíblico começa dizendo: “Elevo os olhos para os montes de onde me virá o socorro? Este verso revela como o homem muitas vezes procura algo grande como auxilio e fonte de ajuda para os problemas. É verdade que quando nós contemplamos um monte, nossos pensamentos se voltam para as coisas eternas, para a majestade e grandeza de Deus.

Se nós  tivéssemos que atravessar uma montanha sem o auxilio de equipamentos, com certeza não acharíamos as montanhas como fonte de inspiração e sim de dificuldades. Elevar os olhos para os montes não nos dá forca. Eles mostram os problemas que devemos enfrentar.

Quando busco olhar ao meu redor buscando ajuda e a ajuda demora ou só recebo o silêncio por completo, então entro em desespero, e como seres humano repito a mesma pergunta que o salmista disse: De onde me virá o socorro? Quando buscamos socorro olhando para as coisas externas e não conseguimos auxilio, buscamos olhar para dentro.


B) Olhando para dentro


     Sempre foi fácil para o homem olhar para sua suficiência e fazer dela a ponte para resolver os problemas. Nos procuramos olhar para o nosso interior procurando soluções e respostas para os problemas. Corremos de um lado para outro, tropeçamos tentando achar uma solução para os problemas. Após o salmista cansar de olhar para dento, ele se pergunta: Onde é que posso encontrar ajuda? Ele olha para a fonte de maior ajuda, que o levou a disser com segurança: Ö meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra”. ( v.2)

Sabemos que Deus é nosso criador, se nos criou nos conhece melhor do que ninguém, e sabe como nos sustentar. Ele é nosso socorro pode nos recriar, nos dar forcas para enfrentarmos as montanhas da vida. Se Deus é nosso olharemos para frente e veremos que Deus quer nos ajudar.

II – OLHANDO PARA FRENTE


        Por todo o restante do Salmo, se revela três razoes pelas quais o Senhor é um socorro digno de nossa confiança nas dificuldades por todos os momentos da vida. Deus estará sempre no mesmo lugar cuidando de nós , estará sempre nos dando forcas, dando crescimento em tudo aquilo que haveremos de passar.


O cuidado Paternal de Deus


“Certamente não dormitará nem dormirá o guarda de Israel “ Este versículo mostra que Deus está intercedendo por nós de dia e de noite. (v.4)

Temos que aprender a descansar em meio aos problemas . Quantas vezes nos depatemos contra as mares da ansiedade, vivendo como se Deus não existisse. Temos que crer que Deus guiará nossos, podemos dormir em paz, com a certeza de que o Senhor tomaria os seus passos decisivos e seguros. As palavras “Ele não permitirá que os teus pés vacilem”(v.3) Este verso mostra que Deus não nos deixará escorregar. 


O Cuidado Protetor


“O Senhor é quem tem guarda, o Senhor é tua sombra ã tua direita. De dia não te molestará o sol, nem de noite, a lua (V. 5-6).

A palavra guarda significa proteção e lembra o cuidado que Pastor tem para com suas ovelhas. Nos reinados que existiam na terra , a pessoa que protegia uma rei ou uma lider sempre ficava a sua direita. Isto é o que Cristo faz conosco. Ele sempre ficou ao nosso lado.

“De dia não te molestará o sol, nem de noite, a lua”(V.6). Havia o perigo de insolação para os viajadores da Palestina, e havia a crença de que a lua influenciara a estabilidade mental das pessoas. Vem desta idéia a palavra lunático, do latim Luna, que significa Lua.

A relevância para nos e que nada nem ninguém, nem de dia nem de noite, poderá prejudicar-nos.


CONCLUSÃO


O Salmo 121 mostra-nos como deixar que Deus nos ajude. Ele é nosso poder, nosso protetor e nossa preservação. Somos desafiados a confiar nele para o descanso de noite e resistência de dia. Todos nós aqui temos a grande necessidade de entregar a Ele as nossas dificuldades e pedir direção e ajuda assim que Deus nos confronta, e não depois de já temos lutado para resolve-las com nossa própria força e termos falhado. Ele quer nos ajudar agora!


APELO


Após buscarmos os auxílios humanos, soluções externas, não quer você Deixar Deus lhe ajudar. Quando não encontramos mais saída para os problemas, deixemos aquele que trabalha dia e noite nos dar descanso.