228 DEGRAUS DE VITÓRIA

amizade ponto com


TEMA: Os 3 (três) degraus para uma vitória espiritual.


TEXTO: Mt 4:1-11


PROPÓSITO: Levar a Igreja, filiados ou não, a crer que a vitória nas tentações está diretamente ligada a três fatores importantes: conhecer, confiar e obedecer a Palavra de Deus.


TESE: Podemos, sem dúvida alguma, sermos vitoriosos sobre as tempestades, se tão-somente seguirmos os passos de Jesus.


INTRODUÇÃO:

        Desde a queda do homem no Jardim do Éden até o presente momento, a humanidade tem procurado justificar os erros que tem cometido.


         Alguém, certa vez, disse que a tentação é semelhante a uma pomba a sobrevoar sua cabeça. Você não poderá impedí-la de voar, entretanto poderá muito bem impedí-la de fazer um ninho em sua cabeça.


        Aqui está um assunto de extrema importância para todos nós. Caso falharmos no dia-a-dia nestes degraus, deveremos recorrer Àquele que foi vitorioso, Jesus Cristo, e solicitar dEle perdão e forças para não fracassarmos.



I – PRECISAMOS CONHECER A PALAVRA DE DEUS (1º ESTÁ ESCRITO).


E. G. White, no livro Lar Adventista, p. 407, referindo-se à juventude (mas não resta dúvidas que nos compromete também) afirma:

“Foi-lhe mostrado que a juventude necessita assumir posição mais alta e fazer da Palavra de Deus sua conselheira e guia.”

Eis aqui dois principais motivos de por que conhecermos a Palavra de Deus:


   A) Conselheira


A Bíblia é nossa fiel conselheira, e quem a segue certamente será um vitorioso, porque há vitória na multidão de conselheiros (Prov. 24:6).

Onde não há conselhos, os projetos saem vãos (Prov. 15:22).

O conselho do Senhor permanece para sempre (Salmos 33:11).

Todo bom conselho é uma advertência. Por isso a Bíblia nos adverte de tantos perigos, que estão ao nosso redor.

“Se fosse erguido o véu que está diante de nossos olhos, veríamos anjos maus empregando todas as suas artes para enganar e destruir.” – Ellen G. White, MCP, vol. 2, 700.

Os conselhos e advertências dados por Deus através da Bíblia, se atendidos, só nos tornará vencedores. Eis o conselho: “Temos que nos manter bem perto da Palavra de Deus. Precisamos de Suas advertências e animação.” – Ibidem, 700.


    B) Guia


Salmos 119:105 – “Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra, e luz para o meu caminho”.

A Bíblia é a luz que nos guia a um lugar seguro. Esse lugar é a presença do Deus Todo-Poderoso. “Envia Tua luz e a Tua verdade, para que me guiem e me levem ao Teu santo monte e as Teus tabernáculos” (Salmos 43:3). “A Tua Palavra é a verdade” (Salmos 119:160).


Em conformidade com a Palavra de Deus, a mensageira do Senhor aconselha-nos a “dirigirmo-nos à Palavra de Deus em busca de guia” – MCP, vol. 2, p. 697.




Tem você feito uso de seu conselheiro e guia, diariamente?

Não gostaria você de firmar um novo concerto com Deus? De ler Sua Palavra em busca de conselhos e advertências, submetendo-se e sendo guiado por ela?.


II – PRECISAMOS CRER NA PALAVRA DE DEUS (2º ESTÁ ESCRITO).


Crer significa confiança sem reservas. Todos os que buscam ao Senhor Deus devem ter a plena certeza em Sua Palavra

.

       A)  A Bíblia chama de “mentirosos” aos que afirmam ter parte com Deus mas não fazem nada que Ele ordena.

- A Palavra de Deus tanto nos pede para fazermos uma série de coisas, como também nos proíbe de outras.

- Normalmente temos visto uma multidão de pessoas praticando algo que Deus proibiu, e estes têm requerido de Deus uma bênção especial, confiando que a receberá – isso não é fé! Ao contrário, isso chama-se “presunção”.


      B) “Devemos confiar na proteção de nosso Pai Celestial, porém não aventurar-nos em perigos que Ele não nos deparou. Devemos deixar de fazer aquilo que Deus nos proibiu.” – EGW, Vida de Jesus, p. 63, 1974.

      - Então, alguns sejam tentados a perguntar: por que Deus não remove os perigos? “Deus nunca afastará todas as aparentes dificuldades de nosso caminho. Os que desejam duvidar, encontrarão ensejos para isso; os que desejam crer, acharão abundância de provas em que basear sua fé.” – EGW, MCP, vol. 1, p. 311.

- Eis o segundo degrau para a vitória: CRER na Palavra de Deus. Só o conhecimento não é suficiente.




Gostaria você de pedir fé a Deus para crer em Sua Palavra – a Bíblia Sagrada?


Surge, então, o terceiro degrau para o sucesso espiritual, sem o qual invalida-se o segundo e o primeiro. Refiro-me à Obediência à Sua Palavra.





III – PRECISAMOS OBEDECER A PALAVRA DE DEUS


“Obediência em si não é fé, é o espírito ou fruto da fé.” – EGW, MECP, vol. 2, 523.


         A) Por natureza, o ser humano é desobediente, tanto no passado como em nossos Dias, não há diferença. O apóstolo Paulo fala que nos últimos dias a situação iria se agravar: “nos últimos dias, os homens serão desobedientes.” Todavia, quando conhecemos a Palavra de Deus, o coração sincero e humilde passa a crer, porém, crer implica obedecer – inclusive em Seus Mandamentos. (Êxodo 20:3-17).

         B) “A verdadeira fé que confia inteiramente em Cristo, manifesta-se pela obediência.” – Patriarcas e Profetas, p. 73, ed. condensada.

Na ocasião do livramento do povo de Israel do cativeiro egípcio “todos tiveram que dar prova de sua fé pela obediência.” – Patriarcas e Profetas, p. 279.

“O sangue de Cristo nos livra da pena da transgressão, todavia todos devem desviar-se do pecado para a obediência.” – Ibidem, p. 279.


CONCLUSÃO:


Sem dúvida alguma, o sucesso na batalha espiritual requer três estágios (ou degraus). Inicialmente, é o conhecimento – assim que ele é obtido, todos têm a oportunidade de escolher se querem crer ou não. Se não crer, alguma coisa o motivou, todavia não é o nosso ponto em foco.

Se crer, imediatamente sentirá o profundo desejo de obedecer, semelhantemente ao eunuco da Etiópia (At 8:36-39).


       Era um dia muito agradável, e um dos oficiais do Exército preciso fazer uma viagem. Subiu em sua carruagem e, como o percurso não era tão próximo como parecia, ele resolveu passar o tempo lendo, mas a leitura estava interessante e ao mesmo tempo confusa. 

De repente, um jovem se aproxima, deixando os cavalos agitados, mas o cocheiro os acalma pois o jovem não era um criminoso, mas se tratava de alguém que gostava de ler e logo começaram um diálogo.

O oficial do rei  o convidou a subir em sua carruagem, e não demorou muito e ele começou a compreender o assunto que lhe parecia tão confuso, porém o jovem explicou detalhadamente. Devido  o oficial já ter estudado sobre o assunto, como resultado de sua compreensão, ele acreditou e, como prova disso, decidiu obedecer.


APELO


Esta história foi parafraseada do texto de Atos 8, porém hoje você está tendo esse conhecimento. Não deseja, neste exato momento, acreditar, confiar e dar provas através de sua obediência incondicional ao Supremo Criador?

Se este é o seu desejo, levante sua mão e vamos orar juntos.