226 A BATALHA COM CRISTO

amizade ponto com


TEMA:   Cristo se encontra com quem está pronto para a batalha


TEXTO:   Josué 5:13-15


PROPÓSITO:  Levar a igreja ao trabalho missionário (Lançamento de um plano missionário)


TESE:          Cristo aparece e está pronto a lutar com quem está evolvido com a batalha


INTRODUÇÃO – Deus precisa de pessoas para o trabalho mas não simplesmente para a luta, mas para o companheirismo, para a adoração e aí sim vamos pregar e levar pessoas a Cristo com alegria e força. ( Dar todo o contexto da História )


Preparação do povo para a batalha


Instruções de Josué para o povo


verso 13 – O príncipe do exército do Senhor apareceu somente a Josué, não porque o exército não estivesse pronto para ver o príncipe do exército do Senhor, pois o capítulo 4 e o 5 fala que todo o exército estava se santificando. Ele apareceu a Josué pois somente Josué estava no campo de batalha.


Importância de estar envolvido com o serviço, Deus esta com aqueles que estão                         no campo de batalha. Qual é o campo de batalha que Deus lhe chamou, você está envolvido nele?

Josué estava no campo de batalha se preparando para a batalha, ninguém nasce prato para a luta temos que nos preparar


Verso 13 –Jesus  estava com a espada desembainhada, simbolizando a prontidão para a batalha. Jesus está pronto para a batalha junto com aqueles que estão prontos para a batalha. Você  necessita de força ou coragem? Deus tem isso para lhe dar pois Ele esta pronto para lutar com você.


A guerra não é nossa, temos um Deus ao nosso lado que quer nos dar força e nos suster.


Ilustração: No primeiro semestre de 2001, eu fui chamado para fazer uma conferência de 15 noites num lugar chamado Pindobeira – Muritiba. A primeira informação que eu recebi do local foi que ali havia uma gangue que roubava e até matava, mas nós fomos, nas primeiras noites já demos de cara com os integrantes da gangue que deixavam claro que iriam atrapalhar o programa com brigas, gritos, etc. Certa noite eles tentaram atacar uma jovem integrante da nossa equipe e naquela noite minhas forças se foram. Eu desafiei a Deus pedindo intervenção pois afinal o trabalho era Dele. No outro dia um deles pediu para estudar a bíblia e o líder deles foi tocado e começou a prestar atenção nas palestras e assim o problema cessou.


Verso 14 – Josué pergunta que mensagem o príncipe tem para ele. Talvez ele esperasse o príncipe dar táticas de guerra ou ordem para guerrear já. Mas o príncipe o convida a adorar.

Parece estranho mas as pessoas que estão dispostas a adorar e a reconhecer que o Senhor dos céus merece toda a adoração, estarão sempre prontas para a guerra e luta.

A adoração prepara o homem para a batalha

A adoração aproxima Deus do homem

A adoração é um reconhecimento mesmo antes da vitória de quem é o verdadeiro digno de honra.


A adoração traz força para a batalha. Josué não iria simplesmente para mais uma batalha, iria para uma batalha com a certeza da vitória. Iria para a batalha com a mente repleta da presença e da pessoa de Cristo, esse é o segredo da vitória.


CONCLUSÃO: Hoje estamos fazendo o lançamento do programa missionário da        igreja (descrever o programa missionário apresentado) e você tem uma parte única a desempenhar, mas antes de sairmos para a batalha que tal adorarmos o Senhor da batalha termos uma visão clara da presença e da participação dele conosco.



APELO – O maior ganhador de almas para Cristo em Caruaru – PE é um senhor paralítico e cego. Ele todo dia adora a Deus de madrugada. E não consegue parar um dia sequer de falar de Cristo a outras pessoas. Nesse momento eu tenho um convite especial, gostaria de convidar todos os que estão dispostos a lutar por Cristo e com Cristo a se colocarem em pé para adorarmos a nosso General através de uma oração.