225 MOCIDADE AO LADO DE DEUS

amizade ponto com


TITULO : Viver a mocidade ao lado de Deus .


TEMA: Recado de Salomão


TEXTO:: Eclesiaste 12:1


TESE Mostrar que os jovens devem buscar o seu Criador


PROPÓSITO: Levar os jovens a uma vida mais saudável e santificada ao lado de Deus


INTRODUÇÃO: 


O autor bíblico do livro de Eclesiastes, o terceiro rei de Israel, chama-se Salomão, que significa lugar do Senhor, filho do rei Davi, tornou-se rei com apenas 19 anos , reinou durante 40 anos, realizou algumas obras, estabeleceu um grande exército desenvolveu um grande projeto de construção, explorou minas de cobres e ferros, controlou indústria de metais da Palestina e cometeu alguns erros, um deles foi estabelecer um harém de mulheres, moabitas, edonitas, hititas etc, cerca de 700 esposas e 300 concubinas. 


Foi autor inclusive do livro de Eclesiaste e provérbio ,acreditasse que tenha participação em alguns livros históricos  quando escreveu já na sua velhice, ele trás orientações para a mocidade, só que o maior problema do livro de Eclesiaste é compreender as aparentes contradições internas do pensamento. Às vezes parece que Salomão está deprimido, “pessimista”, como se para ele a vida não tivesse mais sentido, ele vivia triste. Entretanto em outras ocasiões ele parece ser “otimista”, está sempre feliz, ele orienta os jovens a se alegrarem no Senhor, a comer bem, gozar no seu trabalho, receber as provações com alegrias, estar sempre de bem com a vida, mas lembrando do nosso Criador.

Salomão em (Eclesiaste 12:1), mostra uma advertência para os jovens e fala lembra-te, qual o recado que Salomão quer dar aos jovens ?

I- O RECADO DE SALOMÃO PARA OS JOVENS

A – Lembra-te – O homem não deve apenas procurar o seu bem-estar mais aquele que o criou, retrata a fragilidade crescente do homem.

B – Quando? Na fase mais importante do ser humano “a mocidade”.

C – Como? Cuidando bem do seu corpo.

Praticando exercícios físicos – praticar esportes, caminhar, etc.

Cuidar bem da aparência – cortar o cabelo, fazer as unhas, usar roupas bem passadas.

Ellen White diz: “Esta é uma responsabilidade de que não podemos livrar nossas palavras, nossos atos, nosso traje no procedimento, até a expressão fisionômica tem sua influência – da impressão assim feita dependem conseqüência para bem ou mal, que ninguém pode computar. Todo impulso comunicado é uma semente que produzirá colheita (Mensagem aos Jovens, pg. 418).


Ilustração: João Wesley iniciou os seus trabalhos de pregação ao ar livre nos cortiços de operários dos bairros industriais da Inglaterra ao onze anos, e aos dezessete, fundou uma organização que serviu de base e surgimento e evolução ao metodismo.

João Calvino – começou as suas atividades religiosas aos 17 anos.

Jorge Whitefield – que foi engraxate na meninice aos 20 anos havia se tornado um famoso pregador itinerante.

Ellen White – aos 17 anos foi chamada para um grande ministério, ser profetiza do Senhor.

Queridos jovens estes personagens tomaram decisões importantes, eram bastante jovens, assim como vocês, mais souberam tomar decisões, escolheram os caminhos de Deus, eles tomaram decisões corretas.

D – Tomando decisões corretas.

Pedido de namoro: Ore a Deus a respeito do assunto, namore alguém que tenha o mesmo princípio que você, alguém que tenha uma visão para o futuro, e acima de tudo que tema a Deus.

Escolha da profissão: Peça a Deus sabedoria para esta ocasião, este também é um fato  muito importante na sua vida.

Ilustração: Os jovens de hoje adoram o luxo cultivam péssimas maneiras, contestam a autoridade dos pais, mostram desrespeito pelos mais velhos preferem bater um bom papo a se engajarem em qualquer atividade útil.

Na verdade, esses são verdadeiros tiranos e não servos de seus lares.

Não mais se levantam quando um ancião entra na sala.

Contradizem publicamente os seus familiares, são exibicionistas frívolos e vaidosos.

Cruzam as pernas diante das visitas e atormentam os seus professores.

Queridos jovem os jovens cristãos eles tem um dever especial.


 II- O DEVER DE TODO JOVEM CRISTÃO.

A -Andar com Deus :   Como ?

 1- Mostrando uma boa educação.

 2- Obedecendo os pais e os mais velhos.

 3- Ajudar os professores na sala de aula, ou patrão no local de trabalho.

 4- Sendo honesto tanto nas pequenas como nas grandes coisas.

Ellen White diz: Lembre-se que a juventude de que deve formar aqui o caráter para a eternidade e de que Deus requer que faça o melhor possível. Vigiem os mais velhos em experiências sobre os mais jovens e quando os virem tentados temem-nos a parte e orem com eles e por eles. O Senhor deseja que reconheçamos o grande sacrifício de Cristo por nós mostrando interesse na salvação daqueles a quem veio salvar. Se a juventude buscar a Cristo, Ele tornará eficaz seus esforços (Mensagem aos Jovens, pg. 18).

B– Testemunhar de Deus :  como ?

 1– Dizer a um amigo que está orando por ele.

 2 – Falar da Palavra de Deus aos amigos.

Jovem quando você orar e estudar a Palavra de Deus você está testemunhando do amor de Deus.

 III- A ADVERTÊNCIA DE SALOMÃO SOBRE OS MAUS DIAS.

O termo “maus” aqui empregado mais significa a dias angustiosos, calamitosos ele diz que quando Deus é negligenciado a capacidade de alegrar-se é perdida, o anos que correm pressionarão  o leitor desatento a confessar o seu desespero.

Jovens isso acontece quando você esquece de Deus.

 A – Dias angustiosos – São aqueles dias bem na velhice que você diz não tenho mais neles prazer, você passa a ser uma pessoa pessimista, nada vai bem pra você, a saúde sempre vai mal, você vê sempre as coisas tudo dando errado, isso são conseqüências da juventude.

B – Dias de otimismo – Lembramos de Salomão ele na maioria das vezes sentia-se feliz, tinha cumprido o que Deus determinou para ele, isso quando você querido jovem toma as decisões corretas.

Conclusão: Termino com a citação de Ellen White “Levai a luz aonde quer que fordes, mostrai que tendes força de propósito, que não sois pessoas indecisas, facilmente dominadas por maus companheiros. Não estejais prontos para anuir as sugestões dos que desonram a Deus, mais antes procurai reformar, reaver e salvar almas do mal.


APELO: Quanto nessa manhã, gostariam de reafirmar seu compromisso com Deus, levantem-se e vamos orar.