217 OS DOIS FILHOS PERDIDOS

amizade ponto com


TEMA: O arrependimento leva o homem aos braços do pai.


PROPÓSITO: Fazer com que os irmãos analisem a sua vida espiritual.


TEXTO: Lc-15:11-32


TESE: O verdadeiro Arrependimento.


INTRODUÇÃO


Vamos analisar essa Parábola segundo alguns costume da época estudado pelo o Teólogo Kenneth Bailley que por mais de 20 anos viveu no Oriente Médio e daqui vamos tirar algumas lições para a nossa vida espiritual. OBS: explicar a sua importância (costume) ex: O beijo dado por homens no rosto de outro como saudação em alguns países da Europa.


I- O FILHO MAIS NOVO PEDE A SUA PARTE DA HERANÇA- V-12 Era uma ofensa pedir a herança enquanto o pai estivesse vivo era como se deseja-se que o pai morresse logo, para que pode-se apoderar dos bens.

A) O seu pedido é duplo- Ele quer a herança e quer também de imediato poder gastá-la.

B) A compreensão do pai- Segundo o costume, a atitude que seu pai deveria tomar era:

B1) Repreende-lo e castigá-lo pelo seu pedido(ofensa), e se mesmo o concedesse o que não era de direito(enquanto ele não morresse) o filho não poderia usufruir enquanto o seu pai estivesse vivo, pois o pai tinha que administrar.


B2) Mas a bíblia diz que o seu pai concordou e o atendeu com os dois pedidos injusto de seu filho.


II- FOI PARA UMA TERRA DISTANTE E GASTOU TUDO O QUE O SEU PAI HAVIA LHE DADO.

A) Passou fome, não conseguia nem sequer comer a comida dos porcos.

B) Decide voltar- houve aqui o seu verdadeiro arrependimento.( mudança de atitude).Aplicação-


III- O FILHO MAIS VELHO- TAMBÉM ERROU QUANDO:

A) O seu pai deu também a sua parte da herança-V-12, deveria ele recusar  em voz alta como atitude de protesto ao pedido de seu irmão.

A1) Mas ele nada falou se omitiu ao erro e quantas e quantas vezes omitimos o erro pelo fato desse erro está de alguma forma nos “beneficiando”.

B) Errou também por não interceder como reconciliador entre seu pai e seu irmão já que possuía esse direito como filho mais velho.

B1) As vezes não agimos nós da mesma forma? Quando sabemos o que é certo mas deixamos de fazer por negligência?. 

      

IV- MAS QUAL A DIFERENÇA ENTRE ESSES DOIS IRMÃOS? Os dois foram egoístas, os dois erraram.

A) O mais Jovem se arrependeu e voltou para casa, disposto até mesmo a ser empregado de seu pai. Ou seja voltou transformado.

B) O mais velho ao ouvir as músicas no banquete que o seu pai havia preparado para seu irmão, nem sequer quis entrar em casa, desconsiderando os convidados e também o seu irmão que era o convidado especial da festa, tornando assim em público um provável problema de relacionamento com seu irmão.

B1) Quando seu pai foi até ele com o objetivo de convecê-lo, V-28 a entrar e dar as boas vindas ao seu irmão, ele passa a questiona-lo, e a parábola termina com o seu pai tentando o convencer. Demonstrando assim que estava no seio da família mas completamente perdido, dominado pelo egoísmo. 


CONCLUSÃO- O mesmo acontece no seio da nossa família (igreja), à aqueles que representam esse filho mais jovem que reconhecem o seu erro se arrepende e volta atrás sente que foi injusto com o Pai (Deus), talvez até abandone a igreja, mas volta por que sente falta do deste pai compreensivo.

E à aqueles que estão dentro da igreja, fingem ser leal a Deus, pensam eu não por nada deste mundo, conseguem ver o erro de seu irmão, mas não conseguem e nem admite o seu erro, pensa que seu irmão está perdido, mas não sabendo de quem está perdido é ele próprio


APELO- No final dessa história a  diferença entre os dois é que um estava perdido e foi achado (restaurado), e o outro continuo perdido (egoísmo). Qual vai ser o final da sua história diante de Deus a do filho restaurado ou a do filho perdido. Esse final quem escolhe é você.