213 O ALTO PREÇO DA TRAIÇÃO

amizade ponto com


TEMA: A traição pode trazer arrependimento e remorso.


PROPÓSITO: Devemos lembrar das palavras de Jesus para não cairmos em tentação.


TEXTO: Mateus 26:75 - 27:4-5.


TESE: Não devemos negar a Jesus.


INTRODUÇÃO.


Tanto Pedro como Judas traíram sangue inocente. Em um espaço de poucas horas Jesus foi traído por seus dois discípulos que tinham convivido diretamente com o mestre e aprendido sobre a lealdade. Pedro era impulsivo, ativo e zeloso, achava que conseguia realizar tudo sozinho. 


Judas era egoísta, ambicioso e desonesto. Almejava ver Jesus estabelecendo Seu reino terrestre. Conviveu com Jesus mas não aceitou Sua missão. Judas teve as mesmas oportunidades que os demais discípulos tiveram, mas devido sua cobiça vendeu sua fidelidade ao Mestre por trinta moedas de prata. 


Judas planejou cuidadosamente como iria trair a Jesus. Pedro era um leal amigo de Jesus mas por um momento teve medo de ser amigo Dele e chegou ao ponto de negá-Lo. 


I- O ARREPENDIMENTO E CHORO DE PEDRO.


Quando temos um relacionamento com Jesus não significa dizer que estaremos isentos de qualquer tentação ou provação, mas significa dizer que nos lembraremos de suas palavras e pedir o socorro de Cristo Jesus na provação. Quando Pedro lembrou-se das palavras do Mestre, da advertência que Este o havia prevenido “chorou amargamente”. O arrependimento foi sincero. Ele reconheceu que traiu Jesus e voltou a ser um fiel discípulo e apóstolo de confiança. Pedro foi reabilitado, como também Judas poderia ter sido


II- O DESESPERO E SUICÍDIO DE JUDAS.


Judas chegou a reconhecer que tinha pecado “traindo sangue inocente”, mas não se arrependeu. Não permitiu que o poder transformador de Cristo mudasse o seu ser. Naquele momento crucial de sua vida, Jesus permitiu que ele fosse um de seus seguidores. Participou da ceia, e foi advertido. Após realizar a traição e perceber que Jesus não libertou-se e iria ser realmente crucificado ele atira as moedas de volta aos sacerdotes e anciãos e retira-se indo enforcar-se.



ILUSTRAÇÃO


Certa vez um pastor da igreja, contou uma experiência de uma turma de escola que fazia muita bagunça na classe e o próprio respeito pelos colegas estava difícil de se conseguir. O professor propôs para turma a criação de um regulamento que garantisse a ordem e disciplina na escola como um desafio e a turma aceitou. Como todo regulamento, esse também teria suas penalidades para aquele aluno que descumprisse com as regras que haviam criado, pagaria as penalidades do regulamento. O castigo mínimo seria dez fortes reguadas sobre as costas despidas do infrator. Após alguns dias surge o primeiro problema. Roubaram o lanche do João, um rapaz forte da turma. No momento não se sabia quem havia cometido o roubo, mas dias depois, o professor reuniu a turma e anunciaria diante de todos o nome do culpado. O ladrão foi Pedrinho, um pequeno e raquítico rapazinho. Todos inclusive o professor, teriam perdoado o malfeitor, mas fazer isto seria passar por cima do regulamento. Levaram Pedrinho até o professor, que ordenou que lhe tirasse o velho casaco. O rapazinho chorando bastante suplicou: “me perdoem, me perdoem, eu roubei porque em minha casa não havia nada o que comer”. Mas percebeu que o professor continuou em posição de lhe aplicar o castigo. Então fez seu último pedido: “ deixe-me ficar com o casaco”. Mas o regulamento era claro, o castigo deveria ser aplicado sem o casaco informou o professor. Então aconteceu algo que encheu de lagrimas os olhos do professor e de muitos que ali estavam. Ao tirar o casaco de Pedrinho viu que o mesmo não tinha uma camisa por baixo do mesmo e o que sustentava sua calça era cordões que ele passava sobre os ombros. Mesmo diante de tal cena o professor necessitava cumprir com o regulamento. Pegou a régua e começou a aplicar o castigo nas costas despidas de Pedrinho. Deu a primeira reguada, a Segunda mas não chegou a bater de novo pois João o rapaz ofendido se apresentou já com as costas despidas dizendo: “não bata mais no Pedrinho professor. Se o regulamento tem que ser cumprido eu estou disposto a receber o castigo por ele. As outras oito reguadas, dê em mim”. 


CONCLUSÃO


Assim como no exemplo dessa experiência, João pagou o castigo em favor de Pedrinho, sofrendo toda humilhação e dor.

 Jesus também se dispôs a vir a esse mundo para nos reconciliar novamente com o céu. 

O sacrifício de Jesus foi completo. Tanto Pedro como Judas se arrependeram. A grande diferença foi que o arrependimento de Pedro foi sincero e o de Judas foi um falso remorso pelo que fez. 


APELO


Quantos gostariam de fazer uma entrega pessoal a cristo nesta manhã colocando-se em Seus braços de amor e Lhe suplicando que atue em nossas vidas removendo todo falso remorso e arrependimento errado, mas que nos dê o verdadeiro e sincero arrependimento pelo pecado.