205 BRAÇOS DE RECNCILIAÇÃO

amizade ponto com


TEMA: Reconciliação


PROPÓSITO:  Exaltar entre os irmãos o espírito de reconciliação


TEXTO:  Filemom


TESE: Este texto sagrado é um pedido extremamente pessoal do apóstolo Paulo para Filemom. e contém a maior afirmação bíblica da mensagem de reconciliação


INTRODUÇÃO


        Filemom é um nome grego que significa amável. Provavelmente em Colossos, e se converteu por intermédio de Paulo. Além de companheiro, Filemom era também amigo pessoal de Paulo; e conhecido pela sua generosidade para com os irmãos necessitados. E provavelmente tudo isso se passou em Éfeso, capital da província colocense.


        Onésimo significa útil. Não era u nome comum para um escravo. Tudo indica que Onésimo havia fugido da casa de Filemom levando algum bem do patrão. Mas ao ele entrar em contato co Paulo na prisão, também converteu-se; e em gratidão começou a servir a Paulo. 


Entretanto, mesmo apreciando esta atenção de Onésimo, Paulo não quis reter o servo do amigo. E, convencido da animosidade entre Filemom e Onésimo, decidiu interceder escrevendo este bilhete com as suas próprias mãos e com o coração para Filemom.


RECONCILIAÇÃO DO HOMEM COM DEUS 


(ler II Cor. 5: 18-20) Pelo evangelho de Paulo, tanto Filemom, quanto Onésimo foram reconciliados com Deus (conferir vv. 10 e 19)


        o Pr. Caio Fábio, em seu livro, Setenta Esboços de A a Z: Personagens Bíblicos, p. 190 e 191, diz que conheceu um rapaz que passou a vida a vida fugindo de Deus, sua mente universitária, filosófica, questionadora, não lhe permitia aceitar que a razão da sua mais profunda insatisfação interior estava na sede que ele tinha de Deus.  Em um dia de profunda angústia ele teve um sonho, e alguém lhe dizia: “procure o Pr. Caio”. Mas, diz Caio, ele não me conhcia; podia ser qualquer Caio, em qualquer lugar. E a ordem martelava na sua cabeça forçando-lhe nesta direção. Então, pegou o carro e, sem qualquer rumo, foi vagando pela cidade, co o coração cheio de angústia e desespero. Parou o carro em uma encruzilhada, desceu do carro, viu um homem passando e perguntou:

Eu sei que é loucura, meu amigo; mas você por acaso sabe onde mora o Pr.Caio?

O homem olhou para ele, sorriu e disse:

Você parou o carro na frente da casa dele.

Este rapaz, disse Caio, entrou em minha casa gritando, parou diante de nós e falou:

Eu vim me entregar.


RECONCILIAÇÃO DO HOMEM CONSIGO MESMO E COM O SEU PRÓXIMO

A reconciliação do homem com Deus alivia o conflito consigo mesmo, e ao mesmo tempo gera uma nova reconciliação do homem com o seu próximo:

Definitiva ( ler os versos 13 e 14).  Paulo poderia ter ficado com Onésimo como pagamento dos seus serviços prestados a Filemom, mas referiu abrir mão do servo em favor do amigo.

Definitiva (ler o verso 15)

Niveladora da condição social (ler v. 16)

Perdoadora (ler vv. 18 e 19)

Esperançosa (ler vv. 20 e 21)

Divina (ler v. 25). Toda essa reconciliação provém de Deus (II Cor. 5:18) porque só é possível mediante a graça do Senhor Jesus Cristo no coração.


CONCLUSÃO


Vejam bem, irmãos a reconciliação com nós mesmo e com o nosso próximo, só é possível quando? Quando nos reconciliamos com Deus através da graça de Cristo agindo em nosso coração.

APELO


Quantos nesta hora ao refletirem com toda franqueza nesta mensagem estão se vendo necessitados dessa reconciliação divina? Quero ver sua mão direita? Fiquem em pé para orarmos agora em seu favor.