204 AS PEDRAS NO CAMINHO

amizade ponto com


TEMA: Conduta Cristã


PROPÓSITO: Incentivar todo crente a fazer sua parte na transformação e mudança de caráter.


TEXTO: João 11:39.


TESE: Como nos livrar das pedras que impedem a ligação com Deus.


Introdução


Existe no mundo várias pedras que precisam ser tiradas, eliminadas; para que possamos ver as coisas que estão por detrás delas. Estas pedras nos tiram o senso de objetividade das que precisam ser vistas dentro da nossa realidade. 


Aqui neste texto, Jesus passa por um momento de tristeza quando depara com o sofrimento de Marta e Maria, mas por outro lado  o nome de Deus em Jesus precisava ser glorificado.


“Cristo podia ter ordenado à pedra que se deslocasse… Assim queria Cristo mostrar que a humanidade tem de cooperar com a divindade. O que o poder humano pode fazer, o divino não é solicitado a realizar. Deus não dispensa o auxílio humano. Fortalece-o, cooperando com ele, ao servir-se das faculdades e aptidões que lhe foram dadas.” O Desejado de Todas as Nações, 535.


I – A PEDRA DA INCREDULIDADE


Os homens estão distantes das coisas de Deus. São homens incrédulos, acéticos às coisas de Deus. 

Ilustração: Certa vez um homem cristão foi interpelado por um estudante universitário.  Este homem estava lendo sua Bíblia e pregando a algumas pessoas sobre a salvação em Cristo. Quando este intelectual aproxima-se do Crente e pergunta-lhe: “Eu não creio em Deus, acho que Ele não existe, como poderia você provar-me que Deus existe, pois nunca O vi, nunca vi um milagre dEle, é óbvio que não existe Deus.

Este Cristão disse-lhe: “Vou provar-lhe que Deus existe.” Sentou-se em uma pedra, olhou para as árvores, tirou de sua sacola uma laranja e começou a descascá-la. O estudante pensou que seria louco, pois lhe fez uma pergunta e agora toma esta atitude. Quando termino de descascar a laranja, tirei um gomo e provei aquela fruta. A prová-la perguntei-lhe se sabia qual era o paladar da laranja, ou seja, se era doce ou azeda. O estudante, ainda mais indignado, bradou: “Como posso saber isto que me perguntas, somente você pode respondê-la, pois experimentou a fruta. Com isso o cristão fez a sua aplicação: “Somente aquele que prova a Deus sabe se Ele existe ou não.

Falar da conversão de Paulo. Incrédulo, tinha um coração de pedra, mas se encontrou com o Senhor (Ez 36:26). Como Paulo devemos tirar as pedras da incredulidade, mas também devemos tirar as pedras do pessimismo.


II – A PEDRA DO PESSIMISMO


A maior pedra que retém a alegria do homem não são pedras exteriores, mas a que atinge o interior que maltratam o coração

Esta pedra é o pecado, esta é a barreira que Satanás usa para que o homem não enxergue as maravilhas de Deus. O próprio salmista declara: “Abra os meu olhos, para que eu veja as maravilhas da tua lei” (2Rs 6:14-17)

Para que as grandes maravilhas possam acontecer na vida de cada um é preciso ter a consciência que esta pedra existe e que precisa ser tirada. É preciso da sua participação, mas, principalmente, o crente deve verificar se não está substituindo uma pedra por outra.


III – UMA PEDRA TROCADA POR OUTRA PEDRA


A pedra do Egoísmo, dos vícios, dos pecados, podem ser trocadas por uma pedra maravilhosa, uma pedra preciosa

Tire o grande paralelepípedo que esta dentro seu coração é coloque uma pedra preciosa (1Pe 2:5-7)

Esta troca será a melhor troca, a mais preciosa para sua vida

As duas pedras não podem ficar juntas (luz e trevas não combinam). Não podemos agradar a dois senhores


Conclusão

Jesus poderia retirar a pedra, mas não o fez.

Os enfoques sobre as pedras podem ser mais pessoais.


APELO

Jesus deseja operar grandes maravilhas em sua vida. Mas para isto é preciso retirar todas as pedras. Quais são as pedras que estão no teu caminho? Seria as pedras da incredulidade? Ou seria as pedras do pessimismo? Mas muitos aqui hoje estão substituindo algumas pedras por outras mais pesadas e meu apelo é que você possa remover todas as pedras que estão no seu coração, para que possa ter um contato mais íntimo com Nosso Senhor Jesus Cristo.