198 A VIDA DE DEUS EM NOSSA VIDA

amizade ponto com


TEMA: Nossa Entrega


PROPÓSITO: Deixar que Cristo Viva em Nós


TEXTO: Gl.2:19e20


TESE: Cristo Quer Viver em Nós


INTRODUÇÃO: Em termos biológicos, todo vida no mundo depende de Deus, desde uma simples bactéria até o homem, mas Deus quer conceder-nos também o privilégio de receber dEle vida espiritual.


Crucificando o nosso Eu.

“Ninguém se pode esvaziar a si mesmo do eu. Somente podemos consentir em que Cristo execute a obra. Então a linguagem da alma será: Senhor, toma meu coração; pois não o posso dar. É Tua propriedade. 


Conserva-o puro; pois não posso conserva-lo para Ti. Salva-me a despeito de mim mesmo, tão fraco e tão dessemelhante de Cristo. Molda-me, forma-me e eleva-me a uma atmosfera pura e santa, onde a rica corrente de Teu amor possa fluir por minha alma.”1

    

A adoração de si mesmo, leva o homem a infelicidade e ruína total.

Dando-nos Uma Nova Natureza

1- Cristo vive em mim 

“Informa-se que Santo Agostinho, quando se converteu, teve uma mudança radical. Ele tinha vivido em adultério. Um dia, depois de sua conversão, ia caminhando por uma calçada quando viu a mulher com quem vivera amasiado. Agostinho imediatamente deu meia volta e deu as costas àquela mulher. Essa se surpreendeu e correu para alcançar Agostinho; porém este também correu. A mulher então gritou: Agostinho, sou eu! Agostinho respondeu: Mas eu não sou mas o mesmo. ( Esta experiência me foi relatada pelo irmão Onildo Lopes, aluno do SALT- IAENE, em sala de aula)

2- Quem vive sem Deus, está morto espiritualmente.


Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida. I Jo. 5: 12.

“Numerosos indivíduos que não professam seguir nenhuma religião cristã e que até rejeitam abertamente a Jesus Cristo, parecem estar bem vivos. ...Devemos dizer que tais pessoas, se Cristo não as salvou, estão mortas? Sim. ... Elas Lhe são tão insensíveis como um cadáver. Por isso, não devemos hesitar em afirmar que uma vida sem Deus( por mais apta que a pessoa seja fisicamente, ou mentalmente alerta)ela é uma vida miserável, e que aqueles que vivem dessa maneira estão mortos, mesmo que estejam vivendo.”2 

   

Diferença entre o nascimento biológico e o espiritual:

Quando nascemos fisicamente, logo nosso cordão umbilical é cortado, agora somos independentes de nossa mãe, quando nascemos espiritualmente é ao contrario precisamos nos ligar com Jesus, nossa vida depende dEle.

Vivendo Pela Fé.

Ilustração: A vida de Noé.

Nunca havia chovido. “Até ali nunca havia caído a chuva; a terra era regada por uma neblina ou orvalho.” Patriarcas e Profetas, Décima Segunda edição. Pg.93.

Filósofos depunham contra o dilúvio. “No tempo de Noé, declaravam os filósofos que era impossível ser o mundo destruído pela água. Ídem pg. 102. 

Mesmo assim Noé construiu a arca, e pregou.

“Enquanto Noé estava a apregoar sua mensagem de advertência ao mundo, suas obras testificavam de sua sinceridade. Assim foi que sua fé se aperfeiçoou, e se evidenciou. Ele deu ao mundo o exemplo de crer precisamente o que Deus diz. Tudo quanto possuía, empregou na arca. Ao começar a construir aquele imenso barco em terra seca, vinham de todos os lados multidões para verem a estranha cena, e ouvir as palavras, fervorosas, do original pregador. Cada pancada desferida na arca era um testemunho para o povo.3     

  

CONCLUSÃO: Se quisermos que Cristo viva em nós precisamos:

Crucificar o eu.

Receber uma nova natureza.

Viver pela fé.