177 AFLIÇÃO DE JÓ

amizade ponto com


TEMA: Principal problema da aflição de Jó


PROPÓSITO: Esclarecer que pessoas inocentes também sofrem.


TEXTO: Jó 1:5


TESE: Pessoas inocentes também sofrem


INTRODUÇÃO


Há milhares de pessoas que sofrem cada dia. O sofrimento é tão antigo quanto a raça humana. Quero contar-lhes uma pequena história. 


Um jovem casal é agraciado com o nascimento de uma pequena Mimosa 1a filhinha, cresce sadia de corpo e espírito. Manifesta desde cedo inteligência precoce. Aos  já canta, recita conhece letras e algarismo, faz prece inteligentes, raciocina com lógica e acertos. Suas gracinhas inocentes constituem o enlevo dos pais e visitas.


Um dia a mãe é ávida de que a menina caíra num córrego vizinho, e lá saíra um corpo sem vida. Porque Jô teve que sofrer?


O PROBLEMA DA AFLIÇÃO.


A.  Jó e sua família 


Jô aparece como um pai piedoso, não prejudicado pela prosperidade, ministrando como sacerdote de sua  numerosa família. Jó intercedia cada dia por sua família.


Satanás tenta interferir  (1:9-11)

Satanás insinua que Jô serve a Deus por causa de favores especiais, sua integridade é pelo fato de Jó possuir muitas riquezas. Deus então permite a Satanás provar a integridade.


JÓ RETÉM SUA INTEGRIDADE


A – Satanás Volta a Presença de Deus.

O retorno de Satanás é declarando acusação. Jó tem bens, Tu o cercaste de tudo. Amaldiçoa e vê se continuará íntegro. O Senhor permite que Satanás destrua tudo que Jó possui.


1. Revolta da Esposa (V. 2:9-10)

Parece que ela ainda não tinha entendido o propósito de Deus na vida de Jó, mesmo assim Jó não peca contra Deus.


JÓ PERDE TUDO (V. 1:13-19)


A – Onde Satanás começa o Ataque

Destruiu suas propriedades, tirou seus valores financeiros. O fogo consumiu, ovelhas, servos e camelos.


1. Filhos e Filhas (V. 1:18-19)

Os filhos são herança do Senhor. Esse ponto deve ter sido o mais difícil na vida de Jó. Ele recebe a notícia que seus tinham morrido e ainda assim se manteve firme.




CONCLUSÃO


A história revela como milhares sofreram por causa de sua fé, por sua fidelidade a Deus. Pedro foi crucificado de cabeça para baixo; Tomé foi martirizado na Etiópia; Bartolomeu foi esfolado vivo; Paulo foi decapitado em Roma; André foi atado à cruz na Grécia até morrer; João foi lançado em um caldeirão fervente.

Concluímos que: É ódio de Satanás contra os seguidores de Jesus e isto continuará até o fim. Assim todos os que querem viver piamente em Cristo sofrerá perseguições.


APELO


Jesus sofreu perseguições, Ele mesmo disse: No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, Eu venci o mundo. Venha e entenda que seu sofrimento não é pelo desleixo de Deus, mas por sua fidelidade a Ele.