169 SE PENSA QUE ÉS UM CASO PERDIDO ENTÃO OUÇA

amizade ponto com


TEMA: Deus ama a todos


PROPÓSITO: Levar o povo a reconhecer que Deus Se interessa por todos, mesmos os que se sentem perdidos.


Texto: Lucas 19:1-


Tese: Para Jesus não há caso perdido.


INTRODUÇÃO: 


No Aurélio encontramos diversos significados para a palavra perdido, dos quais faço menção de poucos, que são: “Extraviado, desencaminhado, disperso, imoral, viciado, irrecuperável, sem esperança, ou sem salvação, aflito, ansioso, distante...”

Quais as ações de Deus que O faz tão especial para mim? 


UM DEUS QUE PROCURA


Jericó ficava próximo do Jordão, razão porque quase tudo era muito verde. Muitas palmeiras. Grande centro de comércio. Daí a razão de ter uma coletoria. Zaqueu, rico, recebedor de impostos na palestina, pequeno, corrupto, ladrão, chefe dos publicanos e apesar de ser israelita vivia afastado dos princípios deste povo. Apesar de estar afastado Jesus o procura.

Tinha sido excluído da sinagoga. Que não o atrapalhou de encontrar a Jesus; seu desejo era mais forte do que os preconceitos de outros que se diziam santos.

Muitos não acreditavam no caso de Zaqueu e o consideravam, pecador, portanto...

 Perdido. Porque acreditavam que o trabalho o colocava como traidor do povo. Sua riqueza fora “engordada” de maneira desonesta, portanto ladrão. O povo o considerava em igual situação com prostituta da época. Além de o considerar perdido também o considerava 

 Rejeitado: Tinha poucos amigos. Muitos, até os seus irmãos e familiares e pessoas que fazia parte de seu povo, o evitavam  por causa de tanta traição. Cobrando pesados impostos para os romanos. Zaqueu era perdido, rejeitado e

Abandonado: Vivia sozinho em seu trabalho, porém nos momentos de menos ocupação sentia falta de amigos, de apoio, de alguém que pudesse conversar; enfim desabafar.

Apesar de sua situação, Zaqueu tinha um forte desejo de ver a Jesus. E como muitos hoje querem ver também, só que por:

Curiosidade apenas;

Não tem o que fazer;

Interesses próprios.

Nos três casos Ele entende e ainda os aceita. Porque a Bíblia é quem diz: “Aqueles que vem a Mim de maneira nenhuma lançarei fora.”

Jesus é capaz de deixar as 99 ovelhas para buscar uma que está perdida. Sai a procurar nos diversos lugares da vida e além de ser um Deus que procura, também é


UM DEUS QUE SE APROXIMA


Quer ser amigo. Era uma das necessidades de Zaqueu, e apesar de sua função e seus atos, não o atrapalhou de Deus se aproximar. Além de aproximar

Chama pelo nome. Não importa onde mora. Ele te conhece e sabe seu nome, seu endereço, sabe de seus problemas e quer te ajudar. Não somente chamou a Zaqueu pelo nome, mas,...


6

Entra na tua casa. Se convidou para ir até a casa de Zaqueu. Há muito tempo sua casa não era visitada. E Deus também estar disposto a entrar no 

teu lar, no teu coração. Deus não é um Deus apenas que procura, que se aproxima, mas também


UM DEUS QUE SALVA


Quando isso ocorre pode ser visível por todos os que entram em contato com o restabelecido, pois sempre ocorre manifestação de mudanças como:

De egoísta para generoso, em vez de reter para si dá aos pobres;

De Arrogante para dócil; No tratamento para com: esposa, filhos e amigos...

Concerta as coisas erradas de antes – “devolverei quatro vezes o que roubei”.

Enquanto  não houver mudanças não houve salvação. Zaqueu foi assegurado por Jesus de que houve salvação naquela casa. Se tem vergonha de levar sua Bíblia ou de testemunhar algo ainda por fazer.


CONCLUSÃO:

-  Como vimos estamos diante de um Deus que é especialistas em casos perdidos e que acredita que mudanças pode ocorrer em você! Porque Ele é um Deus que:

Procura;

Se aproxima;

Salva;


APELO:

Sinto vontade de orar com  todos aqueles que, num momento, se sente perdido ou precisando de uma bênção especial. Fiquem em pé neste momento.