167 SALOMÃO:- VÍCIOS E VIRTUDES

amizade ponto com


TEMA: Salvação.


PROPÓSITO: mostrar como espírito santo pode transformar nossos vícios em virtudes.


TEXTO: Eclesiastes 12:1.


TESE: Quando estamos com cristo o que será uma maldição se torna em uma benção. 


INTRODUÇÃO: 


A igreja dos nossos dias tem se preocupado com muitas coisas supérfluas e sem importância, quando a ordem do mestre e “vai e prega este evangelho a tudo o mundo, temos que nos preocupar com a nossa salvação ,mas a salvação de outros deve ser uma preocupação existente em nossa mente.


I. DA UNIÃO DE DAVI COM BATE SEBA NASCE SALOMÃO.


A.Nos vícios de Salomão.


1.entrega da vida ao espírito santo. Sem a entrega diária nossa vida se tornará como um vaso vazio, tanto faze existir ou não, em o espírito santo não somos nada. O espírito santo deve ser a respiração de nossa alma. 

2. Transformação da vida pelo espírito santo.Temos que primeiro querer deixar o espírito santo entrar em nossos corações e trabalha em nosso favor.

3. Consagração da vida pelo espírito santo.Uma vida de bênçãos e o fruto do espírito bênçãos são conseqüências de uma vida guiada pelo espírito

B. A sabedoria de Salomão.

1. Seu pedido a DEUS.O pedido de Salomão deveria ser o primeiro pedido de um cristão convertido.Sabedoria para viver para sair das tentações desta vida cheia de pecados, sabedoria para discerni entre o que é bom e ruim, sabedoria para escolher a vontade do senhor.  

2. Sua humildade. Devemos ter também humildade para aceitarmos a vontade do senhor para nossa vida e deixar de lado a nossa vontade pessoal.

3. O uso da sua sabedoria. Depois de adquirir a sabedoria do senhor devemos também pedir a DEUS o espírito santo para guiar nossas vontades e escolhas, ate o dia que Salomão fez isso não se afastou do senhor. 

C. A prosperidade de Salomão.

1. Seu trabalho missionário.Quando a rainha de Sabá foi ter com Salomão ele mostrou todo seu reino toda sua prosperidade, todos seus escravos, mas também mostrou o que DEUS havia feito em sua vida e por sua vida.Devemos ser também como Salomão neste ponto, mostrar o que DEUS tem feito por nos e com nós.  

2. Seus bens materiais.Com os seus bens materiais Salomão louvou o senhor e a sua vontade de fazer as pessoas felizes

3. Seu maior tesouro.Salomão sabia que possuía muitas riquezas e muitos escravos, mas estava consciente de que o seu maior tesouro era o senhor. 

II. OS VÍCIOS DE SALOMÃO.

A.O orgulho.

1. Suas paixões.As paixões de Salomão foram o motivo maior que levou todo seu reino a beira da apostasia.

2. Suas fraquezas.Quando estamos longe do senhor tendemos também a levar outros conosco. 

3. Suas quedas. Salomão só caiu, porque se esqueceu do senhor e de suas leis.Quando esquecemos do senhor e de suas leis nosso destino é o chão.


B.O amor fácil.

1. Mulheres.Salomão não esperou a resposta do senhor para os seus casamentos, uma união que não tem como elo central a certeza do senhor nunca será bem sucedido.

2. Bebidas.Salomão na sua juventude também experimentou toda espécie de bebidas, mas no livro de provérbios ele afirma “enganador é vinho vermelho no copo. Devemos fugir de toda tentação ligada a nossa destruição”,

3. glutonaria.Salomão também se deixou levar por comidas bonitas e chamativas, somos também o que comemos DEUS não pode atuar num corpo que faz de seu estomago um deposito de imundícies.  

C. Seu casamento mal orientado.

1. Sua alta independência. Quando Salomão começou a confiar muito em si mesmo se afastou do senhor se entregando as paixões da vida. 

2. Falta de conselho divino.Também deixou de ter a sabedoria do alto por causa dos seus atos maus.

3. O resultado de suas escolhas.  

III.  AS VIRTUDES DE SALOMÃO.

A: a humildade.(1 reis:3:9).

1. Seu pedido a DEUS por sabedoria  mostra que sua educação foi uma educação crista. Devemos nos preocupar com nossa salvação, mas não podemos ganhar o mundo e perder nossa própia família. 

2. Sua obediência à vontade do senhor.Salomão apesar de suas quedas e paixões obedeceu ao senhor porque teve exemplo

Em sua família

3. As bênçãos decorrentes da obediência. As bênçãos na vida de Salomão será uma realidade na vida de cada cristão quando nos entregarmos por completo ao senhor.

B: obediência.(1 Samuel 15:22).

1. Quando adolescente.Aprendeu com o seu pai a guardar os caminhos do senhor e isto foi a base de sua decisão para seguir o senhor mais tarde.

2. Como rei.Também fez justiça no seu reino, julgou o povo com retidão porque temia o senhor.

3. Como sábio.Ajudou a muitos a tomar decisões tomou decisões por muitos porque temia ao senhor.

C: Salomão o missionário.

1. Quando recebia alguma visita.Sempre falava do que o senhor fez em sua vida, sua prosperidade seus escravos sua vida sua sabedoria.

2. Quando convocava o povo para a adoração. Salomão também era missionário, de quando em quando reunia o povo para a adoração.

3. Quando sacrificava ao senhor.Salomão nos seus sacrifícios ao senhor demonstrou que deu o possuía de melhor ao senhor.Devemos também der o que possuímos de melhor ao senhor o nosso coração.