143 SEM MORTE NÃO HÁ VIDA

amizade ponto com


TEMA: Perdão


PROPÓSITO: Mostrar que há remissão dos pecados em cristo Jesus.


TEXTO: Hebreus 9:22.


TESE: Podemos obter perdão através do sangue do cordeiro.


INTRODUÇÃO


O livro de Hebreus destaca a superioridade de Cristo. Mostra a Sua preeminência em relação a todas as outras coisas.

- Superior aos anjos

- Superior à história

- Os metas da história

- Superior a Moisés

- Seu sacerdócio é superior ao Araônico, ao levítico, embora fosse da tribo de Judá.

- Semelhante a Melquisedeque, mas Melquisedeque é mortal, Ele é imortal, portanto superior!

- Seu santuário é superior, e Ele, como o próprio Santuário (Jo 2:19), Sacerdote e sacrifício (vítima) ofereceu-se uma única vez tornando-se Sumo Sacerdote Superior de uma Aliança Eterna.

Com a entrada do pecado ouve uma falta que levou a uma situação, havendo necessidade da expiação ou perdão para que houvesse a qualificação do ser humano dando-lhe condição de reconciliação com Deus. Tudo isso através de um grandioso ato da misericórdia divina.


I. A FALTA  (Hb 9:22a)

Elementos da purificação


Quando o escritor bíblico diz "Quase todas as coisas", uma melhor tradução defendida por muitos comentaristas seria "Quase digo que todas as coisas se purificam com sangue". Dá margem à compreensão de duas formas rituais principais de remissão da culpa.


Elementos incruentos (sem sangue)


a) Unções com azeite (Êx 40:9-15) para santificar os móveis do santuário e os sacerdotes.

b) Purificação com água e fogo (Nm 31:23) do soldado e da presa após uma batalha.

c) As cinzas da novilha vermelha de Nm 19.


Elementos cruentos (com sangue)


B- Necessidade do elemento cruento 


Porque a necessidade do derramamento de sangue? Que pecado deveria ser purificado assim?


O Talmude reza:


"Não há expiação senão por sangue" (Yoma, fol. 5:1; menachoth., fol. 93:2 - citado em Champlim, 588.)

Isto nos leva a entender que os sacrifícios que tinham a ver com o perdão pelo pecado e a remissão do mesmo, quase sempre eram cruentos.


Excesso (Lv 5:11-13)


Mesmo assim eram uma substituição para o sacrifício de gado miúdo. Quem não tivesse posses deveria oferecer duas rolas ou dois pombinhos. Somente em caso de pobreza extrema os pecados eram expiados com farinha em vez de sangue.

Não somente a falta deve ser analisada, mas a expiação pelo pecado que foi concedida por Deus.


II. A EXPIAÇÃO  (Hb 9:22b e Lv 17:11)

A- Dois atos chamam a atenção: Morte e derramamento de sangue.


1) A matança da vítima


a) Morte: Salário do pecado (Rm 3:23) a idéia essencial vinculada a este ato isolado era a da destruição da vida.

b) Todos estão sob esta pena. Alguns autores defendem que é o aspecto mais preeminente desta alusão.


2) A aspersão do sangue


a) Devoção, adoração, contrição. Apontam para um ato de devoção a Deus.

b) Dedicação, aponta para um ato de entrega a Deus.


B- Significação do sangue expiatório 


1) Aponta para a seriedade do pecado  e sua força destruidora - provoca a morte de uma vítima inocente ( o pecado não é nenhuma piada).

2) Lembra a necessidade de uma solução radical mais poderosa que qualquer homem possa prover. 

3) Mostra a necessidade do perdão. Na cruz encontramos a estimativa de Deus sobre a seriedade do pecado e a provisão divina acerca do perdão.

4) Os sacrifícios do AT só serviam para purificar  cerimonialmente, mas Cristo atinge a própria consciência, o próprio coração.   

5) O sangue de Cristo não é reputado como dotado de propriedades mágicas, conforme se verificava no conceito de purificação cruenta, entre os antigos. Antes o Seu sangue se tornou uma expressão simbólica.


C - Aspectos cristocêntricos 


O derramamento está relacionado intimamente com o cap. 16 de Levíticos que centraliza o grande dia da expiação - o Yom kippur. Ocorria no dia dez do sétimo mês e na ocasião tudo era purificado: o santuário, os móveis, os sacerdotes e o povo. 

Levíticos 17:11  diz: "porque a vida ... está no sangue... o sangue fará expiação em virtude da vida". Em Cristo estes elementos encontraram seu mais aspecto.

Na morte do cordeiro morremos também (Rm 6:3) e, assim é paga nossa dívida pelo pecado; em Sua devoção como sacrifício a Deus uma vida imortal lhe é dedicada. E disso também participamos quando recebemos sua vida ressurrecta.

O derramamento do sangue simbolizava de fato , não a morte física e, sim, o martírio espiritual, devido a rendição de uma vontade viva a Deus em obediência perfeita e até a morte, por isso, além das faltas em nossas vidas e da expiação pelos nossos pecados, há uma coisa muito importante que todos nós devemos nos lembrar, fomos remidos pelo sangue do cordeiro.


III. REMISSÃO OU PERDÃO

Etimologia da palavra


1) Era usada para o pagamento de dívidas (Mt 6:12 e 18:27-32). O termo grego usado aqui é "Afesis" - significa soltura, cancelamento de dívidas, perdão. A forma verbal indica deixar, cancelar, remir, perdoar, abandonar e soltar.

2) Nossa dívida é saldada devido a graça Divina que nos é oferecida através da expiação no sangue de Cristo.


B- O Cordeiro Substituto (Ap 1:5,6 e Jo 1:29)


1) Motivo - Amor (Jo 3:16)

2) Ação - Morte, pelo derramamento do seu sangue nos libertou dos nossos pecados (Ap 1:5).

3) Resultado - (idem 1:6). Nos constituiu:

Reino

Sacerdotes

Para o Seu Deus e Pai


CONCLUSÃO

Houve uma falta, “todos pecaram e destituídos estão da Glória de Deus” (Rom. 3:23 ), porém foi feita a expiação, o sangue do Cordeiro Pascal foi derramado e sua dívida, seu perdão foi dado


APELO

Como podemos verificar, realmente sem derramamento de sangue não há remissão de pecado. Foi a morte Vicária de Jesus, Como o Cordeiro de Deus que nos deu o direito a vida em abundância. 

Você acredita que o fato de Jesus ter morrido faz com que você e eu tenhamos vida? Você acredita  que o seu sangue pode nos limpar da culpa do  pecado? Aceita seu sacrifício e a vida eterna?