PROPÓSITO – Deus pode nos perdoar , seja quem for.
TEXTO- Romanos 8
TESE- Aceitação do E.S. leva a remissão dos pecados.
ILUSTRAÇÃO –
Era um homem solteiro de 40 anos , já havia passado diversas semanas em uma enfermaria psiquiátrica , pensava estar com câncer e que todos estavam lhe mentindo esse fato.
Já tomara medicamentos antipsicótico, antidepressivo , e dez sessões de eletrochoques . Resultado nenhuma alteração .
Ao se consultar com o psicólogo o Dr. Descobriu que havia algo de errado . Quando falou de seu passado 2 coisas parecem pertuba-lo . Bêbera uma garrafa de cerveja há dois anos , quando o médico tinha lhe dito para parar . E o mais significativo , é que ele tinha fugido do alistamento militar da II guerra mundial ,sentindo-se culpado por que alguns de seus morreram na Europa , sentia-se infeliz e culpado por não merecer perdão de seus pecados .
O Dr. Perguntou :
E o que você diz do perdão ?
Eu quero tanto recebê-lo .
Qual a sua religião ?
Sou ortodoxo Russo.
E o que o seu sacerdote diz sobre o perdão ?
Não fala muito .
E qual o resultado ?
Só me confesso de vez em quando . E porque Deus me perdoaria?
Por quê ele morreu por você
Mas eu sou ruim de mais .
Quem é você para dizer isso ?
Então foram se alterando ...
Eu não mereço ser perdoado .
Mas é claro que você merece ...
O Dr. Falou sério sobre o perdão , a morte de Jesus na cruz , a concessão da salvação , então ele começou a chorar , e a orar .
Tinha algo de especial na oração , pois como todo ortodoxo ele nunca havia orado , era algo muito intimo dele com Deus , um Deus que ele não conhecia muito bem , mas que ele queria que fossem perdoado os seus pecados .
Então após as suas orações ele orou junto com o Dr. , no fim ele apertou a mão do médico e disse : “Obrigado Dr. , neguem nunca tinha me falado desse perdão antes . Imediatamente pararam com os remédios e no decorrer das semanas ele além de compreender pedia perdão pôr seus pecados em oração .
Logo nos prontuários estavam descritas as notáveis mudanças .
Dois messes após , ele recebeu alta , e antes de ir chamou o psicólogo e disse , que antes era cego e agora ele ver tudo que antes a dor e a culpa o impedia , e com uma última oração se despediram . Aquele homem nunca lera a bíblia não tinha nenhum verso na cabeça , mas tornou-se um cristão pois sentiu o peso da culpa ir , após pedir perdão das suas falhas .
A especialidade de Deus é perdoar , e dar nova chance.
I- Deus enviou seu filho para nos livrar .
Rm- 8:3-
Olhando a nossa necessidade e miséria , Deus em sua imensa compaixão e misericórdia , enviou seu filho para que se torne um de nós . Ele não era só em semelhança de carne , mas de ossos sangue e pele.
Rm 8:1.
O filho de Deus foi enviado pelo pai a fim de nos salvar , ele diz que os que procurarem pela sua misericórdia , não haverá condenação . Buscando-o teremos poder .
Rm 8:2
A lei do espirito da vida em Cristo Jesus nos livra da culpa , nos redime do pecado , é uma força que nos impele a não pecar-mos , e é conquistada por nós pois Cristo mandou seu filho por nós e assim alcançamos perdão dos pecados .
II- Deus nos concede seu santo espírito redentor.
Rm 8:9
O Espírito nos livra de uma vida carnal , a vida carnal é uma vida sem Deus , e o Espírito continua buscando acesso a cada coração .
Rm. 8:14.
Uma das maneiras pelas quais isso acontece ocorre através da bíblia e da oração , assim poderemos obter desencargo da culpa pela atuação continua do Espírito Santo .
Rm. 8:26-
O espírito ajuda nas nossas fraquezas , nos ajuda nos momentos que precisamos , basta procuramos .
III- Somos felicitados com o resultado .
Rm, 8:37 e 31.
Não haverá derrota , não irá nos faltar nada , pois a morte de Jesus nos livrou do preço da condenação ,aceitar-mos o perdão é uma questão de escolha , ele está a nossa inteira disposição .
Não haverá acusação .
Jesus ressuscitou e venceu a morte , venceu o tentador e a tentação , e hoje ele é o advogado justo que está disposto a dar perdão enquanto ainda há tempo . 8: 35, 38-39.
Ninguém pode nos separar do amor de Deus .
Em todo o universo á única pessoa que não pode nos separar do amor de Deus somos nós mesmos . Mat. 6:34.
CONCLUSÂO
O homem da experiência achava que sua cota de perdão estava acima do aceitável . Más só bastou alguém mostrar que nosso Deus é um Deus que quer nosso bem , que ele depois de algum tempo conseguiu superar a sua depressão , pois não há nada e nenhuma provação que com a ajuda do E. S. não possa ser vencida .
Até o pior dos pecados pode ser lançado nas profundezas do mar .
APELO
Que nós possamos aceitar a morada do E. S. em nossa vida e que com sua ajuda possamos aceitar essa graça redentora de cristo que é o perdão .