140 TIRAI A PEDRA

acervo de sermões extra


ASSUNTO: A ressurreição de Lázaro.


OBJETIVO: Levar a igreja a ação diante dos problemas da vida.


TESE: O ser humano deve participar do milagre.


Texto: João 11: 39 – 45. “ ... Então Jesus ordenou: Tirai a pedra. Disse-lhe Marta, irmã do morto: Senhor, já cheira mal, porque já é de quatro dias. ...”


INTRODUÇÃO: 


O texto que escolhemos hoje para  meditarmos nos mostra que, na visão de Deus a participação de ser humano é indispensável para que Deus faça o milagre. Para o milagre acontecer, nós temos que dar a nossa participação. 


O ser humano tem que agir, Deus faz o milagre, mas nós devemos agir de acordo com a vontade de Deus.   


I – TIRANDO A PEDRA.


O texto nos conta a história de Lázaro. O v. 3 diz  “Lázaro a quem amas, está enfermo...”


O v.  5  continua dizendo que Jesus amava aquela família.  E mandaram Lhe avisar para que Ele fosse vê-lo. Quem sabe para curá-lo de sua enfermidade. Talvez as irmãs tivessem pensado: “Ele fez tantos milagres,  certamente Ele pode curar o nosso irmão.”


Mas o texto diz que Jesus foi imediatamente. Não é assim? O v. 6 diz que Jesus ainda ficou 2 dias no lugar onde estava.”


Mas havia uma pedra entre Lázaro e Jesus que precisava ser removida.


II –  RECEBENDO A JESUS COM ALEGRIA.


Quando Jesus chegou havia muita tristeza naquela aldeia pois, Lázaro já havia sido enterrado a quatro dias.  V. 17. As pessoas choravam a morte de Lázaro.


Mas agora Jesus tinha chegado, Jesus estava com eles.  “quem sabe Jesus pode fazer alguma coisa para amenizar o nosso sofrimento?”


APLICAÇÃO:  “Quando Jesus chega em um lugar, quando Ele entra na sua vida, tudo muda, tudo se transforma. Jesus pode amenizar todo o seu sofrimento, basta confiar nEle.



III – OBEDECENDO AS ORDENS DE JESUS.


Mas há um problema, (v. 38) – “tinham colocado uma pedra...” as pessoas tinham colocado uma “pedra”  entre Jesus – a vida e Lázaro – o morto.  


Nós temos esta grande capacidade de colocar  “pedras”, atrapalhando a entrada para Jesus em nossa vida.


No v. 39 Jesus ordena : “Tirai a pedra!”


APLICAÇÃO: 


1. Algumas pedras que são comuns em nossos dias: 


a)  A INCREDULIDADE – “Mas Senhor, já cheira mal, já se passaram 4 dias...”     

quantas vezes fazemos como Marta: “Senhor  tu não pode resolver o meu problema, tu não vai conseguir me transformar... já se passaram tantos anos, há tanto tempo eu estou nesta situação...

Mas o Senhor Jesus calmamente lhe diz: “Tirai a pedra...”


O DESÂNIMO – quantas vezes nos sentimos desanimados em nossa vida 

espiritual, fracos, sem forças para continuar. Jesus nos diz: “Vinde a Mim todos os que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei...”   “Tirai a Pedra...” 

 

TEXTO:


“Quando Satanás vem com as suas dúvidas e descrenças, fechai a porta do coração. Fechai os olhos para não vos demorardes em suas infernais sombras. Erguei os vosso olhos para onde possam contemplar as coisas que são eternas, e tereis forças em todas as horas.”  (Ellen G. White, Mensagens Escolhidas, 17.)


c) A NEGLIGÊNCIA – esta é uma das maiores “pedras” que existem, e tem separado muitas pessoas de Jesus.  Muitas vezes parece que está tudo bem, mas é só aparência.  Temos negligenciado o estudo da Bíblia, o culto doméstico, o trabalho missionário, até a oração individual.

Temos sido crentes de aparência.  Mas Jesus nos diz hoje: “Tirai a pedra...”


FALTA DE FÉ E CONFIANÇA – esta pode ser a mais comum de todas as “pedras” em nossa vida cristã.  Vivemos em uma época de  visão filosófica  humanista. Esta forma de crer não descarta completamente a existência de Deus. Eles dizem: “Deus existe, Deus é o nosso criador. Mas Ele não se importa conosco. Deus não se envolve na vida das pessoas. Ele  nos criou e nos abandonou à nossa própria sorte”. Mas hoje Jesus está nos dizendo: “Tirai a Pedra da incredulidade para que Ele possa ressuscitar o Lázaro que está morto dentro de você...”  Observem que da mesma forma que aquela pedra tumular, fechava o caminho entre Cristo – a vida e Lázaro – o morto. Ainda hoje, a negligência, a indolência, o desânimo, a falta de fé, são “pedras”  que impedem o nosso encontro  verdadeiro com Jesus.


ILUSTRAÇÃO:  na casa de um missionário, o aquecedor deu um defeito,  e o quarto em que o rapaz dormia estava cheio de fumaça. Quando as pessoas chegaram e abriram a porta, o jovem rapaz já estava inconsciente por ter inalado muita fumaça. Foi quando alguém disse:

Vamos orar por ele!

Primeiro vamos abrir a Janela. Disse outra pessoa.

As janelas foram abertas, o ar começou a circular pelo quarto. Depois eles se ajoelharam e oraram.


Deus poderia curar aquele rapaz com as janelas fechadas?  Sem dúvida que poderia. Mas Ele espera que façamos a nossa parte.


CONCLUSÃO:


É  possível que nossa  vida espiritual esteja infestada de pedras, pequenas ou grandes,  visíveis ou imaginárias, de todas as formas. Muitas vezes nem parece que é uma  “pedra”, mas elas são perigosas, tiram a nossa paz de espírito, impedindo Jesus de se aproximar de  nós. Tirando o nosso entusiasmo de viver uma vida cristã prazerosa.

Devemos tirar as pedras, recebendo Jesus com alegria, obedecendo as ordens de  Jesus.

APELO:


Gostaria de fazer um convite especial. Para que em nome de Jesus, possamos expulsar todo mal.  Ouçamos a voz de Jesus a nos falar neste momento.  – “Tirem as pedras...”


Se há uma pedra em sua vida, e você deseja removê-la para que o Senhor Jesus resolva o seu  problema. Eu quero ver as mãos daqueles que querem dizer: “Senhor Jesus eu estou disposto a tirar a pedra para que Tu faças o milagre. Apenas aqueles que desejam sinceramente, eu quero orar por você. Gostaria de fazer uma oração especial por você. Para que o Senhor ressuscite o Lázaro de dentro de nós e restaure nossas vidas espirituais.