139 TENTAÇÃO x PECADO

acervo de sermões extra


ASSUNTO: A natureza pecaminosa do homem.


OBJETIVO: Levar a igreja a reconhecer a sua condição de pecador e a necessidade de Jesus.


TESE: Levar a igreja a sentir  que é possível resistir a tentação e vencer o pecado.


TEXTO:  “Vigiai e orai para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto; mas a carne é fraca.” Mat. 26: 41.


INTRODUÇÃO: 


Vivemos em um mundo que os apelos da mídia são muitos, as propagandas apelativas são constantes na TV, o que leva as pessoas a se sentirem tentadas ou simplesmente com vontade de consumir determinado produto, ou adquirir certos hábitos que muitas vezes não são saudáveis e nem cristãos. 


Mulheres quase sem roupa são mostradas em quase todos os comerciais, levando à tentação mais apelativa de nossos dias.


I –  PORQUE  JESUS FOI TENTADO E VENCEU.



Tentação não é pecado. “Você não pode impedir que os pássaros voem sobre a sua cabeça, mas você pode evitar que façam ninho sobre ela”.


Tentação não é pecado. Na verdade tentação pode vir a qualquer pessoa, mesmo as mais consagradas, tidas aos olhos humanos como pessoas íntegras, podem ser tentadas.


Até Jesus sofreu tentações, só que nunca se deixou seduzir por elas.


Satanás, o adversário, faz constantes tentativas para nos afastar das boas virtudes. Colocando em nosso caminho sempre a possibilidade de pecar.


Alguém já afirmou: “Todos temos a capacidade de cometer os mais terríveis pecados. O que nos falta é a oportunidade.”

Ninguém está livre das tentações. Porém com esta mensagem tentaremos apresentar algumas maneiras como o crente (em Jesus) pode vencer, superar as tentações que lhe sobrevêm. Vamos atentar para os detalhes do verso lido anteriormente, e ver como isso é possível.


I – O APÓSTOLO PAULO TAMBÉM SE SENTIU TENTADO:


Somos tentados de muitas formas: “Paulo fala sobre o espinho na carne...”


Sensualidade: esta é uma tentação muito forte, pois o sexo é algo atraente e que dá prazer carnal. É algo que está dentro de nós...


Mas na verdade o que é tentação? Como eu sei que estou sendo tentado?


Tentação: “Refere-se a alguma situação que uma pessoa enfrenta, a qual prova o seu caráter.”


Sou tentado quando em minha mente, eu ouço a voz do Espírito Santo, me falando para eu não fazer determinada coisa, mas mesmo assim eu continuo fazendo. E a voz não para de “falar” ao meu ouvido... não é o Espírito de Deus que está me tentando, e sim me mostrando o caminho certo a seguir.


A tentação em si só não é pecado. É apenas uma tentativa do inimigo de Deus e de nossas almas, para nos levar a pecar, e assim desobedecer a Deus, e nos afastar DEle.


CONCLUSÃO:


Assim como o Senhor Jesus foi tentado e venceu, Ele quer nos dar também a  vitória sobre a tentação. O apóstolo Paulo algumas vezes nos fala sobre a tentação que ele sofria, mas ele nos diz que em Cristo somos mais que vencedores.  Para sermos vencedores também, basta que nos coloquemos nas mãos do Senhor e Ele nos dará a vitória sobre todos os tipos de tentação que nos sobrevêm. Ele é o Deus da providência e estar sempre disposto a nos ouvir e nos dar a vitória.


APELO: 


Entregue sua vida a Deus e confie nEle, pois Ele lhe dará poder para  vencer. Faça neste momento um novo concerto com o seu Deus para ser vencedor sobre todas as tentações assim como Jesus foi vencedor, nós também o seremos.