125 JESUS ENSINA-NOS A AMAR

acervo de sermões extra


ASSUNTO: Amor ao próximo.


OBJETIVO: Levar a igreja a seguir os ensinos de Jesus, relacionados com o amor ao próximo.


TEXTO: Lc 10:25-37.


TESE: Jesus ensina-nos a amar ao próximo.


INTRODUÇÃO:


Jesus, quando passou por este mundo, proferiu vários ensinamentos necessários para a nossa vida como cristãos, na terra, e também para a salvação eterna. Em relação ao amor ao próximo, Cristo um dia nos ensinou através de uma parábola da vida real, contada a um mestre religioso incoerente que vivia nessa época, o que é o verdadeiro altruísmo. 


Este intérprete da lei ouviu dos lábios do Salvador que o amor ao próximo é um princípio divino, quem era o seu próximo, e como agir quando alguém necessitasse da sua ajuda. Esta parábola pode ser aplicada para qualquer época, pois sempre tem alguém precisando de ajuda.


I.  Jesus Ensina que o Amor ao Próximo é um Princípio Divino e uma Questão de Salvação (vv. 27-28).

1) Está na Lei de Deus, e Deus é amor (1Jo 4:8, 19-21)

Temos o exemplo de Cristo, que nos amou até a morte (Jo 3:16)


2) Exemplos bíblicos de observância a este mandamento (Jó 31:32; Gn 19:2)

Os levitas e sacerdotes conheciam isto

Exortação à obediência de Israel (Dt 10:17-19)


ILUSTRAÇÃO:

“O amor é um ato de fé, donde, quem for de pouca fé também será capaz de pouco amor”. Ericia From

“O cristianismo é muito bom, mas os cristãos são maus”. Mahatma Gandhi


A conjugação cristã não é: eu, tu, ele.... mas: ele, tu, eu.


II. Jesus Mostra Quem é o Próximo (v. 29)

1) O próximo pode ser alguém diferente e desconhecido de nós

A pergunta “quem é o meu próximo?” Samaritanos e judeus não se relacionavam devido a termos racistas (pessoas que passam fome na igreja)

Nosso próximo pode ser alguém de raça, religião, condição social diferente de nós.


2) Alguém que necessita de ajuda imediata

O homem estava em situação crítica.

Há várias situações necessitadas de auxílio: físicas, espirituais e existenciais.

Vizinho, parente ou inimigo.


ILUSTRAÇÃO:

Certo pai tinha três filhos. Como já estivesse muito velho, decidiu distribuir os bens antes de morrer, temendo que após sua morte seus filhos brigassem entre si por causa de um valioso diamante que possuía.

Chamou os filhos e disse-lhes: “Empreendei uma viagem. Corram o mundo e voltai dentro de um ano. Aquele que houver praticado a mais bela ação receberá o diamante”.

No tempo aprazado, os filhos voltaram. O mais velho disse ao pai: “Encontrei um moribundo, que me confiou um saco de moedas, sem exigir recibo. Ter-me-ia sido fácil roubá-lo. Falecendo ele, porém, entreguei intacto o dinheiro à sua viúva”. Respondeu o pai: “Meu filho, fizeste o que um homem honrado deve fazer. Aquele que retém bens alheios não é um homem honesto”.

O segundo filho declarou: “Eu caminhava na beira de um lago, quando uma criança escorregou e caiu. Se eu não tivesse socorrido-a, teria morrido afogada. Tive a satisfação de salvá-la”. Disse-lhe o pai: “Tua coragem, filho meu, merece elogios. Seguiste a lição que Cristo deu aos apóstolos: ‘socorrei uns aos outros’”.

O terceiro narrou: “Uma noite encontrei meu maior inimigo dormindo à beira de um precipício; ao menor movimento, cairia nele. Tomei-o em meus braços e conduzi-o a um lugar seguro”. Então o pai disse-lhe: “Abraça-me, meu filho. Dou-te o diamante, pois retribuir o mal com o bem, ser benfeitor do próprio inimigo, é a mais alta das virtudes”.


III. Jesus Ensina-nos que Devemos Agir e não Somente Olhar

1) O levita e o sacerdote olharam (vv. 30, 32).

Tiveram a oportunidade de ajudar; o homem era um mercador judeu.

Conheciam a teoria e não a prática.


2) O samaritano agiu

Devemos seguir este exemplo (v. 37).

Teve compaixão, tirou as suas próprias vestes, não levou em conta o perigo que estava correndo naquele lugar. Cuidou e pagou todas as despesas.


ILUSTRAÇÃO:

Quando madame Curie alcançou a tremenda vitória científica, oferecendo ao mundo a bênção dos Raios-X, alguém sugeriu que ela tirasse a patente do seu descobrimento, pois poderia assim compensar-se do trabalho que tivera, e ganharia dinheiro. Ela, porém, recusou-se a fazê-lo. Queria que os Raios-X fossem usados por todos, sem qualquer objetivo de lucro. O mesmo ocorreu com o grande cientista brasileiro Vital Brasil, quando seu Instituto lançou um medicamento a base de curare, elemento precioso nos casos de intervenção cirúrgica. Um amigo perguntou-lhe se iria tirar a patente. Vital deu um sorriso, e exclamou: “Patente para quê? Quem quiser que use para o benefício do povo”.


CONCLUSÃO:

Sejamos como a vela, que consome a sua própria substância para dar a luz e calor aos que o cercam.

Cristo em breve voltará à Terra, e levará em conta no Seu juízo o que fizemos pelo próximo (Mt 25:31-46).

O amor ao próximo é um princípio divino, e nós sabemos quem é o próximo – por isso devemos agir.

Peçamos poder a Jesus para que possamos sempre andar em Seus caminhos e obedecê-Lo, para que no dia da Sua gloriosa volta estejamos preparados para subirmos com Ele e morarmos eternamente em um lugar onde o amor reinará para sempre.


Apelo

Quantos desejam, pelo poder do Espírito Santo, humildemente, pedir ao Eterno Deus que preencha o seu coração de altruísmo, de amor pelo próximo, para que possa viver uma vida de amar a Deus e ao próximo, e com isso sentirem a satisfação de ter passado por este mundo e ajudado a alguém que precisava de você?